Ajuda do LibreOffice 24.8
O LibreOffice Writer permite armazenar textos (inclusive que contenham figuras, tabelas e campos) como autotexto, de modo que se possa rapidamente inseri-los mais tarde. Se desejar, você também pode armazenar texto formatado.
Selecione o texto, o texto com figuras, a tabela ou o campo que você deseja salvar como entrada de autotexto. Uma figura pode ser armazenada somente se estiver ancorada como um caractere e estiver precedida e seguida de, pelo menos, um caractere de texto.
Escolha
.Selecione a categoria em que deseja armazenar o autotexto.
Digite um nome com mais de quatro caracteres. Isso lhe permitirá usar a opção de Autotexto Exibir o restante do nome como sugestão durante a digitação. Se quiser, você pode modificar o atalho sugerido.
Clique em Autotexto e, em seguida, escolha Novo.
Clique no botão Fechar.
Clique no documento em que deseja inserir uma entrada de Autotexto.
Escolha Ferramentas - Autotexto.
Selecione o autotexto desejado e clique em
.Você também pode digitar o atalho para uma entrada de autotexto e pressionar F3, ou pode clicar na seta ao lado do ícone
na barra e, em seguida, escolher uma entrada de autotexto.Para inserir rapidamente uma fórmula do LibreOffice Math, digite fn e pressione F3. Se você inserir mais de uma fórmula, as fórmulas serão numeradas em sequência. Para inserir um texto fictício, digite tp e pressione F3.
Escolha Ferramentas - Macros - Organizar macros - LibreOffice Basic.
Na árvore Macro de, selecione Macros da aplicação - Gimmicks - AutoText.
Selecione "Main" na lista Macros existentes em: Autotext e clique em Executar. Uma lista das entradas de autotexto será gerada num documento de texto em separado.
Escolha Arquivo - Imprimir.
Você pode armazenar entradas de autotexto em diferentes diretórios de uma rede.
Por exemplo, você pode armazenar entradas de autotexto "somente leitura" para a sua empresa em um servidor central e entradas de autotexto definidas pelo usuário em um diretório local.
Os caminhos para os diretórios de autotexto podem ser editados na configuração.
Dois diretórios são listados aqui. A primeira entrada está na instalação do servidor e a segunda, no diretório do usuário. Caso existam duas entradas de autotexto com o mesmo nome em dois diretórios, a entrada do diretório do usuário será utilizada.