Posicionar objetos

Um objeto, tal como uma imagem ou quadro, é posicionado dentro de um documento usando âncoras anexadas a outro elemento.

Uma âncora determina o ponto de referência de um objeto. O ponto de referência pode ser a página ou quadro onde está o objeto, um parágrafo ou mesmo um caractere. Um objeto sempre tem uma âncora.

Uma âncora se move com o elemento ao qual está anexada à medida que o documento é editado. Um objeto retém sua posição em relação ao ponto de referência determinado por sua âncora, de forma que, sempre que o ponto de referência se move ou muda, o objeto se move em relação a ele.

As seguintes opções de âncoras estão disponíveis:

Ancorar

Efeito

Como caractere

Ancora o item selecionado como um caractere no texto atual. Se a altura do item selecionado for maior que o tamanho da fonte atual, a altura da linha que contém o item é aumentada.

Para centralizar uma imagem em uma página HTML, insira a imagem, ancore-a "como caractere" e centralize o parágrafo.

No caractere

Ancora o objeto selecionado no parágrafo que contém o caractere ao qual a âncora está anexada. O ponto de referência para o objeto é o início do parágrafo que contém o caractere.

Por exemplo, se dividir o parágrafo num ponto antes da âncora, o ponto de referência se move para o início do novo parágrafo e o objeto se move em relação a esse ponto. Se unir o parágrafo ao anterior, o ponto de referência se move para o início do parágrafo combinado e o objeto se move para uma posição relativa a ele.

No parágrafo

Ancora o objeto selecionado no parágrafo atual.

Na página

Ancora o objeto selecionado na página atual.

No quadro

Ancora o objeto selecionado no quadro circundante.


note

Os objetos só podem ser posicionados na página onde sua âncora está localizada.


Mover uma âncora

Ao inserir uma forma, caixa de texto, objeto OLE, imagem ou quadro no seu documento, um ícone de âncora aparece onde o objeto está ancorado. Você pode mover uma âncora ou, mantendo outras restrições de objeto em mente, posicionar um objeto em relação ao ponto de referência da âncora arrastando o objeto.

Modificar uma âncora

Para alterar as opções de ancoragem de um objeto, clique com o botão direito do mouse no objeto e escolha uma opção no submenu Âncora.

♥ Doe para nosso projeto! ♥