Hifenização

Insere hifens em palavras que são muito longas para caber até o final de uma linha.

LibreOffice pesquisa o documento e sugere uma hifenização que você pode aceitar ou rejeitar. Se o texto estiver selecionado, a caixa de diálogo Hifenização funcionará apenas no texto selecionado. Se nenhum texto estiver selecionado, a caixa de diálogo Hifenização funcionará em todo o documento.

Para acessar este comando...

Escolha Ferramentas - Idioma - Hifenização

Na barra Ferramentas, clique em

Ícone Hifenização

Hifenização


Hifenização

Para hifenizar automaticamente o parágrafo selecionado, escolha Formatar - Parágrafo, e clique na guia Fluxo do texto. Pode-se também aplicar a hifenização automática a um estilo de parágrafo. Em textos onde a hifenização automática estiver ativada, a caixa de diálogo Hifenização não encontrará nenhuma palavra a hifenizar.

Quando o LibreOffice localizar uma palavra que precise ser hifenizada, siga um destes procedimentos:

tip

Para excluir parágrafos da hifenização automática, selecione os parágrafos e escolha Formatar - Parágrafo, clique na guia Fluxo de Texto e, em seguida, desmarque a caixa de seleção Automaticamente na área Hifenização.


note

Para desativar a caixa de diálogo Hifenização e sempre hifenizar automaticamente, escolha - Idiomas e localidades - Recursos para redação, e marque a caixa Hifenização sem confirmação.


Para inserir um hífen diretamente no documento, clique na palavra onde deseja hifenizar e pressione +Sinal de menos (-).

Para inserir um hífen incondicional (protegido) diretamente no documento, clique na palavra que deseja hifenizar e pressione Shift++Sinal de menos (-).

Para ocultar os hifens opcionais, escolha - LibreOffice Writer - Recursos de formatação, e desmarque a caixa Hifens personalizados.

Palavra

Palavra

Exibe as sugestões de hifenização para a palavra selecionada.

Seta para a Direita/Esquerda

Define a posição do hífen. Esta opção só está disponível se mais de uma sugestão de hifenização for exibida.

Próximo

Ignora a sugestão de hifenização e localiza a próxima palavra a hifenizar.

Hifenizar

Insere o hífen na posição indicada.

Remover

Remove o ponto de hifenização atual da palavra exibida.

♥ Doe para nosso projeto! ♥