Referências cruzadas

Esta é a posição para inserir as referências ou os campos referidos no documento atual. As referências são os campos referidos no mesmo documento ou em subdocumentos de um documento mestre.

A vantagem de inserir uma referência cruzada como um campo é que você não precisa ajustar as referências manualmente toda vez que altera o documento. Basta atualizar os campos com a tecla F9, e as referências também serão atualizadas no documento.

Para acessar este comando...

Na barra de menu:

Escolha a aba Inserir - Campo - Outros campos - Referências cruzadas

Escolha Inserir - Referência

Na interface em abas:

Escolha Inserir - Referência

Escolha Referências - Referência

Nas barras de ferramentas:

Ícone Inserir referência

Inserir Referência

Com o teclado:

+ F2


Inserir referências cruzadas

Tipo

Lista os tipos de campos disponíveis. Para inserir um campo no seu documento, clique num tipo de campo, clique um campo da lista Seleção, e então clique em Inserir. Os seguintes campos estão disponíveis:

Tipo

Significado

Definir referência

Defina o destino de um campo de referência. Insira o nome da referência em Nome. Ao inserir a referência, o nome aparecerá como uma identificação na caixa de lista Seleção.

Num documento HTML, os campos de referência inseridos dessa maneira serão ignorados. Você deve inserir um marcador para o destino em documentos HTML.

Inserir referência

Inserção de uma referência em outra posição no documento. Primeiramente, a posição do texto correspondente deve ser determinada com "Definir Referência". Caso contrário, não será possível inserir uma referência escolhendo-se um nome de campo em Seleção.

Em documentos mestre, você pode fazer referências entre diversos subdocumentos. Note que o nome da referência não aparecerá no campo de seleção e precisará ser inserido manualmente.

Num documento HTML, os campos de referência inseridos dessa maneira serão ignorados. Você deve inserir um hiperlink para campos de referência em documentos HTML.

Títulos

A caixa Seleção mostra uma lista de todos os títulos na ordem de aparição no documento.

Parágrafos numerados

A caixa Seleção mostra uma lista de todos os parágrafos ordenados na ordem de aparição no documento. A lista inclui:

  • parágrafos com um estilo de parágrafo atribuído a um esquema de numeração na caixa de diálogo Ferramentas > Numeração de títulos

  • Parágrafos de lista ordenada, formatados com a barra Formatação ou caixa de diálogo Marcadores e numeração

  • Parágrafos formatados com um estilo de lista numerada.

  • Parágrafos formatados com estilo de parágrafo com estilo de lista numerada aplicados na aba Estrutura de tópicos e numeração.

Marca-páginas

Após a inserção de um marca-página no documento com Inserir - Marca-página, a entrada de marca-páginas na guia Referências fica disponível para uso. Marca-páginas são utilizados para marcar determinadas partes do texto num documento. Marca-páginas servem, por exemplo, para ir rapidamente de um ponto a outro num documento de texto.

Num documento HTML, esses marcadores se convertem em âncoras <A name> que determinam o destino dos hiperlinks, por exemplo.

Notas de Rodapé

Se seu documento contém uma nota de rodapé, você pode selecionar a entrada Notas de rodapé. Uma referência a uma nota de rodapé retorna o número da nota de rodapé.

(Objetos inseridos com legendas)

Você pode definir referências a objetos que possuem legendas aplicadas. Por exemplo, insira uma figura, clique no botão direito sobre a figura e escolha Legenda. O objeto aparece agora como uma "Ilustração" numerada na lista.


tip

Referências como campos. Para remover uma referência, exclua o campo. Se você definir um texto mais longo como uma referência e não desejar reinseri-lo após a exclusão da referência, selecione e copie o texto para a área de transferência. Você pode então reinseri-lo como "texto sem formatação" na mesma posição, utilizando o comando Editar - Colar Especial. O texto permanece intacto durante a exclusão da referência.


Seleção

Lista os campos disponíveis para o tipo de campo selecionado na lista Tipo. Para inserir um campo, clique no campo, selecione o formato na lista "Referir usando" e em seguida, clique em Inserir.

tip

Para inserir rapidamente um campo da lista, mantenha pressionada e clique duas vezes no campo.


Referir usando

Selecione o formato que deseja usar para o campo de referência selecionado. Os seguintes formatos estão disponíveis:

Formatar

Significado

Número da página (sem estilo)

Insere o número da página que contém o destino da referência.

Capítulo

Insere o número do título ou número da lista do alvo de referência.

Texto referenciado

Insere o texto alvo de referência completo. Para notas de rodapé, insere o número da nota de rodapé. Para legendas, insere a legenda completa (categoria, número e texto).

"Acima"/"abaixo"

Insere "acima" ou "abaixo", dependendo da localização do destino da referência em relação à posição da referência cruzada.

Número da página (com estilo)

Insere o número da página que contém o destino da referência, segundo o formato especificado no estilo de página.

Número

Insere o número do título ou do parágrafo numerado, incluindo os níveis superiores dependendo do contexto. Veja a nota abaixo desta tabela para mais informação.

Número (sem contexto)

Insere somente o número do título ou do parágrafo numerado.

Número (contexto inteiro)

Insere o número do título ou parágrafo numerado, incluindo todos os níveis superiores.

Categoria e número

Insere a categoria e o número da legenda (ou o nome e o valor da variável do intervalo numérico). Insere também qualquer texto entre a categoria e o número (ou nome e valor da variável).

Esta opção está disponível para todas as variáveis de intervalo numérico, incluindo números de legenda.

Texto da legenda

Insere todo o texto que segue a categoria e o número da legenda até o final do parágrafo.

Esta opção está disponível para todas as variáveis de intervalo numérico, incluindo números de legenda.

Número

Insere o número da legenda (ou valor do intervalo numérico).

Esta opção está disponível para todas as variáveis de intervalo numérico, incluindo números de legenda.


note

Para os formatos “Capítulo”, “Número”, “Número (sem contexto)” e “Número (contexto completo)”, o número de subníveis exibidos para o formato selecionado depende da configuração Mostrar subníveis para os níveis de tópicos relevantes em Ferramentas - Numeração de Títulos.


Nome

Digite o nome do campo definido pelo usuário que deseja criar. Para definir um destino, clique em "Definir referência" na lista Tipo, digite um nome nessa caixa e clique em Inserir. Para fazer referência ao novo destino, clique no nome correspondente na lista Seleção.

Num documento mestre, os destinos que estão em subdocumentos diferentes não são apresentados na lista Seleção. Se desejar inserir uma referência no destino, terá de introduzir o caminho e o nome na caixa Nome.

Valor

Insira o conteúdo que deseja adicionar a um campo definido pelo usuário.

Quando você define uma referência a um texto selecionado, a seleção atual é utilizada como conteúdo do campo.

♥ Doe para nosso projeto! ♥