Legenda

Adiciona uma legenda numerada à figura, tabela, quadro, quadro de texto ou objeto de desenho selecionado. Você também pode acessar este comando clicando com o botão direito do mouse no item ao qual deseja adicionar a legenda.

Para acessar este comando...

Na barra de menu:

Escolha Inserir - Legenda

No menu de contexto:

Escolha Inserir legenda

Na interface em abas:

Escolha Figura - Legenda

Nas barras de ferramentas:

Ícone Inserir legenda

Inserir legenda


Legenda

Digite o texto que deve aparecer após a categoria da legenda e o número da legenda.

Propriedades

Define as opções de legenda para a seleção atual.

Categoria

Selecione a categoria da legenda ou digite um nome para criar uma nova categoria. O texto da categoria aparece antes ou depois do número da legenda, dependendo da configuração Ordem da legenda em Opções. As legendas feitas com uma categoria de legenda predefinida são formatadas com um estilo de parágrafo com o mesmo nome da categoria. Por exemplo, legendas feitas com a categoria de legenda “Ilustração” são formatadas com o estilo de parágrafo “Ilustração”.

Numeração

Selecione o tipo de numeração desejado para a legenda. A seleção também é aplicada a todas as legendas anteriores na mesma categoria.

Após o número

Insira caracteres de texto opcionais para aparecer entre a numeração e a categoria. Ativo somente quando selecionar Numeração primeiro para Ordem da legenda em Opções.

Antes da legenda

Insira caracteres de texto opcionais para aparecer após a categoria e o número da legenda e antes do texto da legenda. Os caracteres de texto opcionais não são inseridos se nenhum texto de legenda for fornecido.

Posição

Adiciona a legenda acima ou abaixo do item selecionado. Esta opção só está disponível para alguns objetos.

Opções

Abre a caixa de diálogo Opções, para personalizar a aparência do rótulo da legenda. Você pode optar por adicionar um número de título ao número da legenda, adicionar um estilo de caractere à categoria e número da legenda e escolher a ordem da categoria e do número da legenda.

Autolegenda

Abre a caixa de diálogo Autolegenda. Esta é a mesma caixa de diálogo obtida em Ferramentas - Opções - LibreOffice Writer - Autolegenda. As alterações nesta caixa de diálogo não afetam a legenda inserida para a seleção atual.

♥ Doe para nosso projeto! ♥