Seção

Define as propriedades da seção.

Para acessar este comando...

Escolha a guia Inserir - Seção - Seção ou escolha Formatar - Seções


Nova seção

Digite um nome para a nova seção. Por padrão, o LibreOffice atribui automaticamente o nome "Seção X" a novas seções, onde X é um número consecutivo.

Vínculo

Vincular

Insere na seção atual o conteúdo de outro documento ou de outra seção.

DDE

Cria um vínculo DDE. Marque essa caixa de seleção e insira o comando DDE que deseja usar. A opção DDE só estará disponível se a caixa de seleção Vincular estiver marcada.

A sintaxe geral de um comando DDE é: "<Servidor> <Tópico> <Item>", onde servidor é o nome DDE do aplicativo que contém os dados; Tópico refere-se à localização do item (geralmente, o nome do arquivo); e Item representa o objeto propriamente dito.

Por exemplo, para inserir uma seção denominada "Seção1" de um documento de texto abc.odt do LibreOffice como um vínculo DDE, utilize o comando: "soffice x:\abc.odt Seção1". Para inserir o conteúdo da primeira célula de um arquivo de planilha Microsoft Excel chamado "abc.xls", utilize o comando: "excel x:\[abc.xls]Sheet1 z1s1". Você também pode copiar os elementos que deseja inserir como vínculo DDE e, em seguida, clicar em Editar → Colar especial…. Depois, poderá exibir o comando DDE do vínculo, selecionando o conteúdo e escolhendo Editar → Campos.

Nome do arquivo

Digite o caminho e o nome do arquivo que deseja inserir ou clique no botão Procurar para localizar o arquivo.

Procurar

Localize o arquivo que deseja inserir como vínculo e clique em Inserir.

Seção

Selecione a seção do arquivo que pretende inserir como vínculo.

Quando abrir um documento que contém seções vinculadas, você será solicitado a atualizar os vínculos.

Proteção contra escrita

Proteger

Impede a edição da seção selecionada.

Com senha

Protege a seção selecionada com uma senha. A senha deve ter, pelo menos, 5 caracteres.

Senha

Abre uma caixa de diálogo para modificar a senha atual.

Ocultar

Ocultar

Oculta e impede que a seção selecionada seja impressa. Os componentes de uma seção oculta aparecem em cinza no Navegador. Quando mantiver o ponteiro do mouse sobre um componente oculto no Navegador, a dica da Ajuda "oculto" será exibida.

Ícone Nota

Você não pode ocultar uma seção se ela for o único componente de uma página, de um cabeçalho, de um rodapé, de uma nota de rodapé, de um quadro ou de uma célula de tabela.


Sob condição

Insira a condição que deve ser obedecida para que a seção seja ocultada. Uma condição seria uma expressão lógica como "SAUDAÇÃO EQ Sr.". Por exemplo, se você usar o recurso de carta-modelo mala direta para definir um campo do banco de dados denominado "Saudação" que contenha "Sr.", "Sra." ou "Senhor ou Senhora", poderá especificar que uma seção somente seja impressa se a saudação for "Sr.".

Outro exemplo seria criar a variável de campo "x" e definir seu valor como 1. Especifique uma condição baseada nesta variável para ocultar uma seção, como: "x eq 1". Se você quiser exibir a seção, defina o valor da variável "x" como "0".

Propriedades

Você verá essa área da caixa de diálogo quando o documento atual é um documento XForms.

Editável em documento somente leitura

Selecione para permitir a edição do conteúdo da seção, mesmo que o documento esteja aberto em modo somente leitura.

♥ Doe para nosso projeto! ♥