Navegador

Mostra ou oculta a janela do Navegador, para saltar para partes diferentes de seu documento.

Utilize o navegador para inserir elementos do documento atual ou de outros documentos abertos, e organizar documentos mestres.

Para editar um item no Navegador, clique com o botão direito do mouse no item e escolha um comando no menu de contexto.

Você pode encaixar o Navegador nas bordas de seu espaço de trabalho.

Para acessar este comando...

Na barra de menu:

Escolha Exibir - Navegador.

Nas barras de ferramentas:

Ícone Ativar/desativar Navigador

Ativar / Desativar navegador

Com o teclado:

F5


Para mover o Navegador, arraste sua barra de título.

Para encaixar o Navegador, arraste sua barra de título para a esquerda, direita ou borda inferior da área de trabalho. Para desencaixar o Navegador, mantenha pressionada a tecla e clique duas vezes em uma área cinza do Navegador.

Clique no ícone do expansor (+) ao lado de uma categoria no Navegador para visualizar os itens da categoria. Clique em uma categoria expandida para recolhê-la.

Para visualizar o número de itens em uma categoria, posicione o ponteiro do mouse sobre a categoria no Navegador.

Para saltar para um item no documento, clique duas vezes no item no Navegador.

Para saltar ao próximo item ou item anterior num documento, utilize a caixa Navegar por para selecionar a categoria do item, e clique nas setas para cima ou para baixo.

O navegador mostra a correspondência entre o elemento localizado pelo cursor do documento atual e a visualização do navegador, em função das diversas categorias: Títulos, Tabelas, Hiperlinks e mais. O elemento é exibido e destacado na exibição de conteúdo do Navegador. Se o elemento estiver localizado em um ramo recolhido, os ramos necessárias acima dele serão expandidos automaticamente e permanecerão expandidos.

Os elementos do documento são destacados invertendo suas cores na página exibida ao passar o mouse sobre o nome da entrada no Navegador. Isso permite chamar a atenção para o elemento pairado no Navegador.

Navegar por

Utilize a caixa de seleção para escolher o tipo de item a navegar por, ao utilizar os botões de Anterior e Próximo.

Anterior

Salta para o item anterior no documento. Para especificar o tipo de item para o qual pular, clique na lista Navegar por e, em seguida, clique em uma categoria de item - por exemplo, "Figuras".

Ícone Objeto anterior

Item anterior

Próximo

Salta para o próximo item no documento. Para especificar o tipo de item para o qual saltar, clique na lista Navegar por e, em seguida, clique em uma categoria de item - por exemplo, "Figuras".

Ícone Próximo objeto

Próximo item

Número de página

Digite o número da página que deseja atingir e pressione Enter. Utilize os botões giratórios para navegar..

Exibição de navegação de conteúdo

Alterna entre a exibição de todas as categorias no Navegador e a exibição da categoria selecionada.

Ícone Alternar visualização de conteúdo

Alternar para Exibição de navegação de conteúdo

Os menus de contexto utilizam uma seleção de comandos encontrados nesta página de ajuda. Os comandos podem mudar pelo contexto, dependendo da categoria do item selecionado.

note

Num documento, uma seção oculta aparece em cinza no Navegador. O texto "oculto" é exibido quando repousar o ponteiro do mouse sobre ele. O mesmo se aplica a conteúdos de cabeçalho e rodapé de estilos de página que não são usados no documento e a conteúdos ocultos em tabelas, quadros, figuras, objetos OLE e índices.


Alternar a exibição mestre

Alterna entre a exibição mestre e a exibição normal, se um documento mestre for aberto.

Ícone Alternar visualização mestre

Alternar a exibição mestre

Cabeçalho

Move o cursor até o cabeçalho ou deste para a área de texto do documento.

Ícone Cabeçalho

Cabeçalho

Rodapé

Move o cursor até o rodapé ou do rodapé para a área de texto do documento.

Ícone Rodapé

Rodapé

Âncora <-> Texto

Alterna entre o texto da nota de rodapé e sua âncora.

Ícone Âncora <-> Text

Âncora <-> Texto

Definir lembrete

Clique aqui para definir um lembrete na posição atual do cursor. Você pode definir até cinco lembretes. Para ir para um lembrete, clique no ícone Navegação, na janela Navegação clique no ícone Lembrete e clique no botão Anterior ou Próximo.

Ícone Definir lembrete

Definir lembrete

note

Os lembretes são percorridos na ordem que são definidos. Os lembretes são são salvos quando o documento é fechado.


Mostrar até o nível de tópicos

Clique no ícone na parte superior do Navegador ou clique com o botão direito do mouse em um título na janela do Navegador e escolha quantos níveis serão exibidos na seção Títulos da janela Navegador.

Por exemplo, escolha 1 para mostrar apenas títulos com nível de estrutura de tópicos 1. Escolha 3 para mostrar títulos até o nível 3; escolha 10 para mostrar todos os títulos.

Ícone Mostrar nível de título

Mostrar até o nível de tópico

Caixa de lista

Mostra ou oculta a lista do Navegador.

Ícone Caixa de lista ativada/desativada

Ativar/desativar caixa de lista

Promover nível de tópico

Aumenta de uma unidade o nível de tópicos do título selecionado e os subtítulos que estão abaixo dele. Para aumentar somente o nível do título selecionado, pressione , e clique neste ícone.

Ícone Promover nível de tópicos

Promover nível de tópicos

Rebaixar nível de tópico

Diminui de uma unidade o nível de tópicos do título selecionado, e os subtítulos que estão abaixo dele. Para diminuir somente o nível do título selecionado, pressione , e clique neste ícone.

Ícone Rebaixar nível de tópicos

Rebaixar nível de tópicos

Mover título para cima

Movimenta o título selecionado, e seus subtítulos uma posição acima no navegador e no documento. Para movimentar somente o título selecionado e não movimentar o texto associado, pressione , e clique neste ícone.

Ícone Mover título para cima

Mover título para cima

Mover título para baixo

Movimenta o título selecionado, e seus subtítulos uma posição abaixo no navegador e no documento. Para movimentar somente o título selecionado e não movimentar o texto associado, pressione , e clique neste ícone.

Ícone Mover título para baixo

Mover título para baixo

tip

Para reorganizar rapidamente os títulos e os textos a eles associados no documento, selecione a categoria "Títulos" na lista e, em seguida, clique no ícone Exibição de conteúdo. Agora, use o recurso arrastar e soltar para reorganizar os conteúdos.


Modo de arrastar

Define as opções de arrastar e soltar para inserir itens do Navegador num documento, por exemplo, como um hyperlink. Clique neste ícone e, em seguida, escolha a opção que você deseja usar.

Ícone Modo de arrastar

Modo de arrastar

Inserir como hiperlink

Cria um hyperlink quando você arrasta e solta um item dentro do documento atual. Clique no hyperlink no documento a fim de ir até o item para o qual ele aponta.

Inserir como link

Insere o item selecionado como um vínculo para arrastar e soltar no documento atual. Textos são inseridos como seções protegidas. O conteúdo do vínculo é automaticamente atualizado quando a fonte é alterada. Para atualizar manualmente os vínculos num documento, escolha Ferramentas - Atualizar - Vínculos. Não é possível criar vínculos para figuras, objetos OLE, referências e índices.

Inserir como cópia

Insere uma cópia do item selecionado no local até onde você o arrastou e soltou no documento atual. Não é possível arrastar e soltar cópias de figuras, objetos OLE, referências e índices.

Documentos abertos

Lista os nomes de todos os documentos de texto abertos. Para exibir o conteúdo de um documento na janela do Navegador, selecione o nome desse documento na lista. O documento que está em exibição no momento no Navegador é indicado pela palavra "ativo", que aparece após o nome desse documento na lista.

Monitorar tópicos

Define o modo de monitoramento de tópicos do Navegador. Este recurso aplica-se somente às entradas sob Títulos na vista de conteúdo do Navegador. Para ver, ativar ou mudar o modo, clique com botão direito em Títulos ou um item sob Títulos e escolha Monitorar tópicos. O modo selecionado é aplicado a todo o documento.

Nos modos Padrão e Foco, o Navegador seleciona automaticamente o título mais próximo anterior à posição do cursor no documento.

No modo Padrão, a exibição de entradas de tópicos no Navegador nunca muda, somente uma entrada de tópicos é selecionada.

No modo Foco, o Navegador mostra somente os títulos do nível do tópico selecionado, relativo ao próximo nível mais alto. Por exemplo, se um título de nível 2 for selecionado, então todos os de nível 2 sob o mesmo nível 1 serão mostrados, enquanto que todos os níveis de 3 a 10 (sob o mesmo título 1) serão recolhidos. Outros títulos, que não estiverem sob o mesmo título 1, também serão recolhidos.

Escolha Desativado para desativar o monitoramento de tópicos.

Copiar

Copia o título e o conteúdo que segue o título até o próximo título com o mesmo nível de tópicos. Esses conteúdos incluem parágrafos com nível de estrutura de tópicos “Nenhum” e títulos com nível de tópicos maior que o título copiado. Você pode colar o conteúdo em outro local do documento.

Excluir título

Exclui o título e o conteúdo que segue o título até o próximo título com o mesmo nível de tópicos. Esses conteúdos incluem parágrafos com nível de tópicos “Nenhum” e títulos com nível de tópicos maior que o título excluído.

Selecionar

Seleciona o título e os conteúdos que seguem o título até o próximo título com o mesmo nível de tópicos. Esses conteúdos incluem parágrafos com nível de tópicos “Nenhum” e títulos com nível de tópicos maior que o título selecionado.

Exibir

Seleciona o documento a exibir.

Editar

Edita as propriedades do objeto selecionado.

Renomear

Renomeia o objeto selecionado. No momento da criação do objeto, o LibreOffice atribui um nome exclusivo ao objeto no documento.

Excluir tabela

Exclui a tabela selecionada.

Monitorar tabelas

Marque esta caixa de seleção para incluir tabelas ao registrar alterações.

Excluir quadro

Exclui o quadro e todo seu conteúdo.

Monitorar quadros

Marque esta caixa de seleção para incluir quadros ao registrar alterações.

Monitorar seções

Marque esta caixa de seleção para incluir seções ao registrar alterações.

Excluir figura

Exclui a figura.

Monitorar figuras

Marque esta caixa de seleção para incluir figuras ao registrar alterações.

Excluir objetos OLE

Exclui o objeto OLE.

Monitorar objetos OLE

Marque esta caixa de seleção para incluir objetos OLE ao registrar alterações.

Excluir marca-página

Exclui o marca-página.

Monitorar marca-página

Marque esta caixa de seleção para incluir marca-páginas ao registrar alterações.

Excluir hiperlink

Exclui o hiperlink.

Monitorar hiperlink

Marque esta caixa de seleção para incluir hiperlinks ao registrar alterações.

Excluir referência

Exclui a referência.

Monitorar referência

Marque esta caixa de seleção para incluir referências ao registrar alterações.

Atualizar

Atualiza o índice.

Remover

Remove o índice. O conteúdo do índice não é excluído, mas não é mais tratado como um índice.

Somente leitura

Marque esta caixa para evitar a edição manual do conteúdo do índice.

Excluir índice

Exclui o índice.

Monitorar índice.

Marque esta caixa de seleção para incluir índices ao registrar alterações.

Excluir anotação

Exclui a anotação.

Monitorar anotação.

Marque esta caixa de seleção para incluir anotações ao registrar alterações.

Excluir objeto de desenho

Exclui o objetos de desenho.

Monitorar objetos de desenho

Marque esta caixa de seleção para incluir objetos de desenho ao registrar alterações.

Excluir campo

Exclui o campo.

Monitorar campo

Marque esta caixa de seleção para incluir campos ao registrar alterações.

Excluir nota de rodapé

Exclui a nota de rodapé.

Monitorar notas de rodapé

Marque esta caixa de seleção para incluir notas de rodapé quando registrar alterações.

Excluir nota de fim

Exclui a nota de fim.

Monitorar notas de fim

Marque esta caixa de seleção para incluir notas de de fim quando registrar alterações.

Ordenar alfabeticamente

Ordena em ordem alfabética todas as entradas na categoria selecionada. Desmarque esta opção para ordenar as entradas de acordo com a ordem em que aparecem no documento.

Expande ou recolhe todas as categorias

Expande ou recolhe a exibição de objetos na categoria selecionada. Os nomes dos objetos do documento são exibidos na entrada da categoria. Clique em uma entrada para saltar para o objeto no documento.

Ir para

Salta para o objeto selecionado no documento.

♥ Doe para nosso projeto! ♥