Operadores

Você pode escolher entre vários operadores para estruturar sua fórmula no LibreOffice Math. Todos os operadores disponíveis aparecem na parte inferior do painel Elementos. Eles também estão listados no menu de contexto da janela Comandos. Todos os operadores não contidos no painel Elementos devem ser digitados manualmente na janela Comandos.

Para acessar este comando...

Abra o menu de contexto na janela Comandos - escolha Operadores

Escolha Exibir → Elementos; e no painel Elementos, selecione Operadores da lista suspensa.


A seguir uma lista dos operadores disponíveis. O ícone ao lado do nome do operador indica que ele pode ser acessado pelo painel Elementos (escolha Exibir → Elementos) ou através do menu de contexto da janela Comandos.

Operadores de funções

Ícone limite

Limite

Insere o sinal de limite com um espaço reservado. Você também pode digitar lim <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone somatório

Somatório

Insere um somatório com um espaço reservado. Você também pode digitar sum <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone produtório

Produto

Insere um produto com um espaço reservado. Você também pode digitar prod <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone coproduto

Coproduto

Insere um símbolo de coproduto com um espaço reservado. Você também pode digitar coprod <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone limite superior e inferior

Limite superior e inferior

Insere uma instrução de intervalo de limite superior e inferior para integrais e somatórios com um espaço reservado. Você também pode digitar from{<?>} to{<?>} <?> diretamente na janela Comandos. As instruções de limite devem ser combinadas com os operadores apropriados. Os limites serão centralizados acima/abaixo do caractere de somatório.

Ícone integral

Integral

Insere um sinal de integral com um espaço reservado. Você também pode digitar int <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone integral dupla

Integral dupla

Insere um símbolo de integral dupla com um espaço reservado. Você também pode digitar iint <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone integral tripla

Integral tripla

Insere um sinal de integral tripla com um espaço reservado. Você também pode digitar iiint <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone limite inferior

Limite inferior

Insere uma instrução de intervalo de limite inferior para integral e soma com espaços reservados. Você também pode digitar from {<?>}<?> diretamente na janela Comandos.

Ícone integral de curva

Integral de curva

Insere um símbolo de integral de curva com um espaço reservado. Você também pode digitar lint <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone integral dupla de curva

Integral dupla de curva

Insere um símbolo de integral dupla de curva com um espaço reservado. Você também pode digitar llint <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone integral tripla de curva

Integral tripla de curva

Insere um símbolo de integral tripla de curva com um espaço reservado. Você também pode digitar lllint <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone limite superior

Limite superior

Insere a instrução de intervalo de limite superior para integrais e somatórios com espaços reservados Você também pode digitar to <?><?> diretamente na janela Comandos. As instruções de limite só podem ser usadas se estiverem combinadas aos operadores apropriados.

Ícone Dica

Você também pode adicionar limites a um operador (por exemplo, uma integral) clicando primeiro no operador desejado e, depois, no símbolo de limite. Esse é um método mais rápido do que digitar os comandos diretamente.


O comando liminf insere o limite inferior com um espaço reservado.

O comando limsup insere o limite superior com um espaço reservado.

Digite oper na janela Comandos para inserir operadores definidos pelo usuário no LibreOffice Math, um recurso útil para incorporar caracteres especiais em uma fórmula. oper %theta x é um exemplo. Usando o comando oper, você também pode inserir caracteres que não façam parte do conjunto de caracteres padrão do LibreOffice. oper também pode ser usado em relação a limites; por exemplo, oper %union from {i=1} to n x_{i}. Neste exemplo, o símbolo de união é indicado pelo nome union. No entanto, não é um dos símbolos predefinidos. Para defini-lo, escolha Ferramentas - Símbolos, selecione Especial como conjunto de símbolos na caixa de diálogo exibida e, em seguida, clique no botão Editar. Na caixa de diálogo seguinte, selecione Especial como conjunto de símbolos novamente. Digite um nome significativo na caixa de texto Símbolo, por exemplo, "união" e, em seguida, clique no símbolo de união no conjunto de símbolos. Clique em Adicionar e, em seguida, em OK. Clique em Fechar para fechar a caixa de diálogo Símbolos. Agora você concluiu o procedimento e pode digita o símbolo de união na janela Comandos, digitando oper %union.

Ícone Dica

Os limites podem ser organizados de outras maneiras além de centralizados acima/abaixo do operador. Use as opções que o LibreOffice Math fornece para trabalhar com índices sobrescritos e subscritos. Por exemplo, digite sum_a^b c na janela Comandos para dispor os limites à direita do símbolo de somatório. Se as entradas de limite contém expressões mais longas, você deverá inseri-las em chaves para grupo (por exemplo, sum_{i=1}^{2*n} b. Quando as fórmulas são importadas de versões anteriores, isso é feito automaticamente. Para alterar o espaçamento (intervalos) entre os caracteres, escolha Formatar - Espaçamento - Categoria - Índices ou Formatar - Espaçamento - Categoria - Limites. Você encontrará mais informações básicas sobre os índices em outra parte da Ajuda.


Ícone Aviso

Ao digitar informações manualmente na janela Comandos, note que, em alguns operadores, é necessário digitar espaços para obter uma estrutura correta. Isso se aplica principalmente quando os operadores são fornecidos com valores em vez de serem fornecidos com espaços reservados (por exemplo, lim a_{n}=a).


♥ Doe para nosso projeto! ♥