Utilizar pontos de conexão

No Impress e no Draw, você pode conectar cada par de formas com uma linha chamada de conector. Ao desenhar um conector entre duas formas, o conector será ligado a um ponto de conexão em cada uma das formas. Cada forma possui pontos de conexão padrão, e a posição deles depende da natureza da forma. Você pode adicionar seus próprios pontos de conexão personalizados a uma forma e ligá-los com conectores.

Para adicionar e editar pontos de conexão

  1. Execute um dos seguintes procedimentos para mostrar os pontos de conexão de todos os elementos:

  1. Clique no ícone Inserir ponto de conexão na barra Pontos de conexão.

  2. Selecione o elemento em que pretende adicionar os pontos de conexão.

  3. Clique dentro da forma onde deseja adicionar o novo ponto de conexão.

    Se a forma estiver preenchida, você pode clicar em qualquer lugar dentro dela. Se a forma não estiver preenchida, você pode clicar na borda para inserir um ponto de conexão. Uma vez inserido, você pode arrastar o ponto de conexão para uma outra posição dentro da forma.

Com os quatro ícones próximos ao ícone Inserir ponto de conexão, você pode selecionar as direções de saída permitidas para um conector no ponto de conexão. Você pode escolher uma ou mais direções para um dado ponto de conexão.

Se o ícone Ponto de conexão relativo estiver ativo, o ponto de conexão se moverá ao redimensionar o objeto para manter sua posição relativa às bordas do objeto.

Se o ícone Ponto de conexão relativo não estiver ativado, os ícones próximos a ele não estarão esmaecidos. Com estes ícones, você pode decidir onde um ponto de conexão será colocado quando o objeto mudar de tamanho.

♥ Doe para nosso projeto! ♥