Configuração detalhada para cálculos

Estabelece as regras para a conversão de valores em texto para valores numéricos, valores em texto para referência de células, e valores em texto para valores de data e hora. Afeta as funções internas tais como INDIRETO que tem um argumento em texto ou de datas e horas que tem argumentos em texto nos formatos locais ou em ISO 8601.

Para acessar este comando...

Menu - LibreOffice Calc - Fórmula, e na seção Configurações detalhadas para cálculos pressione o botão Detalhes....


Conteúdo para números

Conversão de texto para número

Forma de tratar texto quando este for um operando em operações aritméticas, ou for um argumento de funções que atuam sobre números. Uma conversão sem ambiguidade será possível para números inteiros, incluindo os expoentes e datas no padrão ISO 8601 nos seus formatos estendidos com separadores. Frações numéricas com separadores decimais ou datas fora do padrão ISO 8601 dependem da região. Note que em conversões que dependem da região, os resultados numéricos podem ser diferentes para regiões diferentes!

Gerar um erro #VALOR!: O texto encontrado onde valores numéricos são esperados produzirá um erro #VALOR!. Exemplo: "123,45" produzirá um erro #VALOR! enquanto 123,45 não.

Tratar como zero: Qualquer texto encontrado onde dados numéricos são esperados será considerado como número de valor zero. Exemplo: "123,45" valerá zero, enquanto 123,45 não.

Converter somente se não for ambíguo: se o texto representa um valor numérico válido e inequívoco, converta-o. Exemplo: "123.456" gerará um erro do tipo #VALUE! porque o texto contém um separador, enquanto "123456" não apresentará erro.
Veja Converter texto para números para mais detalhes.

Converter também os dados que dependem da região: converte valores válidos na representação da região. Exemplo: "123,45" é um número válido em algumas regiões por que a vírgula é o separador decimal.

Tratar cadeias de caracteres vazias como zero

Esta opção determina como um texto vazio é tratado em operações aritméticas. Se tiver definido em "Conversão de texto para número" para ambos "Gerar erro #VALOR!" ou "Tratar texto vazio como zero", não é possível escolher (aqui) se a conversão de um texto vazio para um número irá gerar um erro ou será tratado como zero. Caso contrário, esta opção determina como os textos vazios são tratados.

Sintaxe para referências em cadeias de caracteres

Sintaxe das fórmulas a utilizar ao analisar referências dadas por texto. Isso afeta as funções internas tais como INDIRETO que utilizam referências expressas por texto.

Aplicar estas configurações apenas ao documento ativo

Maque esta caixa de seleção para aplicar as definições somente ao documento.

♥ Doe para nosso projeto! ♥