IDE do Basic

Especifica as definições do IDE (Integrated Development Environment) do Basic para ajudar a criar macros em Basic.

warning

Este recurso é experimental e pode produzir erros ou se comportar de maneira inesperada. Para ativá-lo de qualquer maneira, escolha - LibreOffice - Avançado e selecione a caixa de seleção Ativar recursos experimentais.


Para acessar este comando...

Selecione - LibreOffice - Opções do IDE do Basic.


Conclusão do código

Este recurso auxilia o programador Basic a completar o código, economizando digitação e ajudando a reduzir erros de codificação.

Ativar conclusão do código

Exibe os métodos de um objeto do Basic. A autoconclusão do código mostrará os métodos do objeto Basic desde que o objeto seja declarado como de tipo estendido UNO, e com a opção "Utilizar tipos estendidos" ativada. Não funciona com os tipos Basic genéricos Object ou Variant.

Quando uma variável é uma interface ou estrutura UNO, uma caixa de lista aparece ao digitar o ponto logo após o nome da variável (como aVar. [caixa de lista] ). Seus métodos e variáveis estão listadas na caixa exibida logo abaixo. Pode-se navegar entre os métodos e variáveis sugeridos com as teclas de seta. Para inserir a entrada selecionada, pressione a tecla Enter ou dê um duplo clique com o mouse. Para cancelar a caixa de lista, pressione a tecla Esc.

Ao digitar o nome do método e pressionar a tecla Tab uma vez, a entrada será autocompletada. Pressionando mais vezes a tecla Tab, os demais métodos serão exibidos ciclicamente. Por exemplo, quando aVar.aMeth for digitado, serão mostradas as entradas aMeth1, aMethod2, aMethod3 ciclicamente.

Exemplo:


    Dim aPicker As com.sun.star.ui.dialogs.XFilePicker
  

é uma definição de variável válida, seus métodos podem ser acessados pelo operador ponto ("."):


    aPicker.getDisplayDirectory()
  

Sugestão de código

Estes auxílios para o programador Basic.

Autocorreção

Corrige a caixa alta ou baixa das variáveis e palavras reservadas do Basic ao digitar. A IDE do LibreOffice Basic modificará a digitação das instruções e variáveis do seu código enquanto digita para melhorar o estilo de escrita e legibilidade do código. As modificações no código são baseadas nas declarações das variáveis do programa e nos comandos Basic interpretados do LibreOffice.

Exemplo:


    Dim intVar as Integer
  

e ao escrever Intvar, será corrigido para intVar para coincidir com a caixa da declaração de intVar.

As palavras reservadas do Basic também serão automaticamente corrigidas (a lista de palavras reservadas é obtida do analisador sintático).

Exemplos:

Integer, String, ReDim, ElseIf, etc...

Autofechamento de aspas

Fecha automaticamente aspas abertas. A IDE do LibreOffice Basic acrescentará uma aspa de fechamento cada vez que for digitada uma aspa de abertura. Útil para inserir cadeias de caracteres no código Basic.

Autofechamento de parênteses

Fecha automaticamente parêntese aberto. A IDE do LibreOffice Basic acrescentará um parêntese de fechamento “)” sempre que for digitado um parêntese de abertura “(“.

Autofechamento de procedimentos

Insere uma instrução de fechamento para procedimentos. A IDE do LibreOffice Basic acrescentará uma instrução End Sub ou End Function após digitar as instruções Sub ou Function respectivamente e pressionar a tecla Enter.

Funcionalidades da linguagem de programação

Utilizar tipos estendidos

Permite os tipos de dados dos objetos UNO sejam tipos válidos para o Basic. Este recurso estende a linguagem de programação padrão Basic com os tipos UNO do LibreOffice. Isto permite ao programador definir variáveis com o tipo UNO correto e é necessário para o recurso de conclusão de código.

Exemplo:


    Sub Some_Calc_UNO_Types
    REM A spreadsheet object
        Dim oSheet As com.sun.star.sheet.XSpreadsheet
        oSheet = ThisComponent.getSheets().getByIndex(0)
    REM A cell object
        Dim oCell As com.sun.star.table.XCell
        oCell = oSheet.getCellByPosition(0,0)
    End Sub
  
Ícone Aviso

O emprego dos tipos estendidos UNO em programas Basic pode restringir a interoperabilidade do programa quando executado em outras suítes.


♥ Doe para nosso projeto! ♥