Ajuda do LibreOffice 24.8
Define os idiomas padrão e algumas configurações locais de documentos.
Selecione o idioma utilizado na interface de usuário; por exemplo, nos menus, caixas de diálogo e arquivos de ajuda. Você deve ter instalado um pacote de idioma adicional ou uma versão multi-idioma do LibreOffice
A entrada "Padrão" seleciona o idioma da interface do usuário para o sistema operacional. Se o idioma não estiver disponível na instalação do LibreOffice, o idioma padrão será o de instalação do LibreOffice.
Se o idioma desejado não estiver na lista, baixe o pacote de idioma correspondente do sítio internet do LibreOffice.
Especifica as configurações de região das configurações do país. Isso influencia as definições de numeração, moeda e unidades de medida.
A entrada "Padrão" seleciona a localidade cujo nome é informado pelo sistema operacional.
Uma alteração neste campo é imediatamente aplicável. No entanto, alguns formatos definidos por padrão serão alterados somente se o documento tiver sido recém carregado.
Especifica a moeda padrão utilizada para formato e campos monetários. Se alterar a definição de configuração regional, a moeda padrão é automaticamente alterada.
A entrada padrão é aplicada ao formato monetário atribuído à definição de configuração regional selecionada.
Uma alteração no campo Moeda padrão será transmitida a todos os documentos abertos e levará a alterações correspondentes nas caixas de diálogo e ícones que controlam o formato da moeda nesses documentos.
Especifica o uso da tecla separadora de decimal definida no seu sistema quando você pressiona a respectiva tecla no teclado numérico.
Se essa caixa de seleção estiver marcada, o caractere mostrado após "Igual à configuração regional" será inserido quando pressionar a tecla no teclado numérico. Caso contrário, será inserido o caractere que o seu software controlador de teclado fornecer.
Especifica os formatos para aceitação de datas na configuração regional escolhida. Os valores introduzidos nas planilhas do Calc e nas células de tabelas do Writer têm que ser validados antes de serem aceitos como uma data válida.
Se digitar números e caracteres que correspondem aos padrões de aceitação de data definidos em uma célula da tabela e, em seguida, mover o cursor para fora da célula, o LibreOffice reconhecerá e converterá automaticamente a entrada numa data e a formatará de acordo com a configuração local.
Os padrões iniciais em Formatos aceitos de data são determinados pela localidade (definido em Configuração do local), mas você pode modificar esses padrões e adicionar mais padrões. Use o caractere ; para separar cada padrão.
Os padrões podem ser compostos de acordo com as seguintes regras:
Um padrão deve começar com D, M ou Y e incluir pelo menos dois itens, com pelo menos um separador entre cada um.
Um padrão também pode incluir todos os três, em qualquer ordem.
Y significa ano, M significa mês e D significa dia, independentemente do local definido. Cada um só pode ser usado uma vez em um padrão.
. - : / , podem ser usados como separadores entre e após D, M, e Y.
Qualquer combinação de separadores pode ser usada, e mais de um separador pode ser usado entre D, M e Y, mas a entrada deve corresponder o padrão separador exatamente para reconhecimento.
Os padrões podem combinar diferentes separadores e podem incluir um separador final.
Exemplos de padrões válidos: D,Y ; Y-M ; M.D.Y ; D-M/Y ; M.D.
Ao mudar a Configuração regional, o padrão de aceitação de datas será redefinido para àqueles da nova região, e todo padrão personalizado ao acrescentado será perdido.
Além dos padrões explícitos definidos na caixa de edição, a entrada correspondente ao padrão Y-M-D é implicitamente reconhecida e convertida automaticamente em uma data. A entrada que começa de 1 a 31 não é interpretada com este padrão Y-M-D implícito. Desde o LibreOffice 3.5, esta entrada é formatada como YYYY-MM-DD (ISO 8601).
Para todos os padrões, a entrada de ano de dois dígitos é interpretada de acordo com a configuração em Ferramentas - Opções - Geral - Ano (dois dígitos).
Especifica os idiomas para a verificação ortográfica, dicionário de sinônimos e hifenização.
A verificação ortográfica do idioma selecionado só funciona quando o módulo do idioma correspondente está instalado. Se a verificação ortográfica estiver ativada para determinado idioma, haverá uma marca de seleção ao lado da entrada desse idioma.
Especifica o idioma usado para a verificação ortográfica em alfabetos ocidentais.
Ativa o suporte para idiomas asiáticos. Você pode agora modificar as configurações correspondentes do idioma asiático no LibreOffice.
Para escrever em chinês, japonês ou coreano, é possível ativar o suporte para esses idiomas na interface do usuário.
Especifica o idioma usado na verificação ortográfica em alfabetos asiáticos.
Ativa o suporte a leiaute de texto complexo (CTL). Você pode agora modificar a configuração correspondente ao CTL no LibreOffice.
Especifica o idioma para a verificação ortográfica em CTL.
Especifica que as configurações para o idioma padrão são válidas somente para o documento atual.
Indica se as alterações ao idioma/teclado do sistema serão ignoradas. Se o forem, ao escrever o texto, este seguirá o idioma do documento ou parágrafo, ignorando o idioma do sistema.