Geral

Na seção Geral, você pode selecionar configurações padrão para salvar documentos, bem como selecionar formatos de arquivo padrão.

Para acessar este comando...

Selecione - Carregar/Salvar - Geral.


Imagem da caixa de diálogo Opções Salvar

warning

Algumas opções não podem ser redefinidas uma vez editadas. Volte com os valores anteriores manualmente ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.


Carregar

Carrega as configurações específicas do usuário com o documento

Carrega as configurações específicas do usuário salvas num documento com o documento.

Se a opção carregar configurações específicas ao usuário com o documento não estiver selecionada, as seguintes configurações especificas do usuário ainda serão aplicadas:

As seguintes configurações são sempre carregadas junto com um documento, mesmo que esta opção não esteja marcada:

Carregar as configurações da impressora no documento

Quando ativado, as configurações da impressora serão carregadas no documento. Isto pode fazer com que o documento seja impresso numa impressora distante, caso você não altere as configurações manualmente na caixa de diálogo Imprimir. Quando desativado, sua impressora padrão será utilizada para imprimir este documento. As configurações da impressora atual serão armazenadas no documento independente desta opção estar ou não marcada.

Carregar posição de exibição no documento mesmo quando salvo por outro usuário

Carrega as configurações de posição de exibição salvas em um documento com o documento, mesmo que tenha sido salvo por um usuário diferente.

Se Carregar posição de exibição com o documento mesmo que tenha sido salvo por um usuário diferente não for selecionado, a posição de exibição só será carregada com um documento se os metadados do autor no documento corresponderem ao primeiro e último nome em - LibreOffice - Dados do usuário. Observe que o autor só será salvo com um documento se a configuração Aplicar dados do usuário em Arquivo - Propriedades - Geral estiver habilitada.

Salvar

Salvar documentos automaticamente

Salvar informações de autorrecuperação a cada

Especifica que o LibreOffice salva as informações necessárias para recuperar todos os documentos modificados em caso de falha geral.

Minutos

Especifica o intervalo de tempo em minutos antes que as informações de recuperação automática sejam gravadas para um documento.

note

Um temporizador é iniciado para um documento ao ser modificado pela primeira vez. As informações de recuperação automática são salvas após o tempo especificado (enquanto LibreOffice está ocioso). O temporizador então reinicia com a próxima modificação no documento.


Salva o arquivo automaticamente também

Especifica que o LibreOffice salva todas os documentos modificados ao salvar a informação de autorrecuperação. Utiliza o intervalo de tempo especificado em Minutos.

Editar propriedades do documento antes de salvar

Especifica que a caixa de diálogo Propriedades será exibida toda vez que você selecionar o comando Salvar como.

Sempre criar cópia de backup

Realiza a cópia de segurança da versão anterior de um documento sempre que você salva este documento. Toda vez que o LibreOffice cria uma cópia de segurança, a cópia anterior é substituída. Esta cópia é salva com a extensão .BAK.

Para alterar o local da cópia de salvaguarda, escolha → LibreOffice → Caminhos, e então insira o novo caminho para os arquivos de salvaguarda.

Colocar o backup na mesma pasta do documento

A cópia de backup é salva na mesma pasta do documento. Se a cópia de backup não puder ser salva na mesma pasta por algum motivo, o LibreOffice tentará salvar a cópia na pasta Backups especificada em Caminhos.

Salvar URLs relativos ao sistema de arquivos

Esta opção permite selecionar o padrão para endereçamento relativo de URLs no sistema de arquivos e na Internet. O endereçamento relativo somente será possível se o documento de origem e o documento ao qual se faz referência estiverem no mesmo disco.

Um endereço relativo sempre inicia com o diretório no qual o documento atual está localizado. Em contraste, o endereçamento absoluto sempre inicia a partir de um diretório raiz. A seguinte tabela demonstra a diferença de sintaxe entre referências relativas e absolutas:

Exemplos

Sistema de arquivos

Internet

relativo

../images/img.jpg

../images/img.jpg

absoluto

file:///C:/work/images/img.jpg

https://myserver.com/work/images/img.jpg


warning

A dica de Ajuda sempre exibe um caminho absoluto. Contudo, se um documento for salvo no formato HTML, o LibreOffice irá inserir um caminho relativo, se a caixa de seleção apropriada estiver marcada.


Marque esta caixa para salvar URLs relativo ao sistema de arquivos.

Salvar URLs relativos à internet

Marque esta caixa para salvar URLs relativo à Internet.

Formato padrão de arquivo e configurações ODF

Versão do formato ODF

O LibreOffice 7.0 suporta o formato OpenDocument (ODF) versão 1.3. Versões anteriores suportam o formato de arquivo ODF 1.2. Formatos de arquivos anteriores não podem gravar todos os novos recursos do software novo.

O OpenOffice.org 3 e o StarOffice 9 introduziram novas funcionalidades que tiveram de ser salvas utilizando o formato OpenDocument (ODF) versão 1.2. As versões anteriores do OpenOffice.org 2 e do StarOffice 8 suportam o formato de arquivo ODF 1.0/1.1. Estes formatos de arquivos anteriores não podem gravar todas as novas funcionalidades do novo software.

As versões atuais do LibreOffice podem abrir documentos no formato ODF 1.0/1.1, 1.2 e 1.3.

Quando salvar um documento, você pode selecionar salvar o documento no formato ODF 1.3, ODF 1.3 Estendido, ODF 1.2, ODF 1.2 Estendido (modo de compatibilidade) ou no formato anterior ODF 1.0/1.1.

note

Atualmente, os formatos ODF 1.2 (Estendido) ou mais recentes permitem gravar comentários nos arquivos do Draw e do Impress. Estes comentários podem ser inseridos com Inserir - Anotação na última versão do software. As anotações que foram gravadas pela última versão são perdidas ao carregar os arquivos com versões antigas do software.


Algumas organizações podem exigir documentos ODF nas versões 1.0/1.1 ou 1.2. Você pode selecionar estes formatos a salvar na lista. Estes formatos antigos podem não gravar todos os novos recursos, assim o novo formato ODF 1.3 (Estendido) é recomendado quando possível.

O ODF 1.2 Estendido (modo de compatibilidade) é um modo estendido ODF 1.2 mais compatível com o legado. Utiliza funcionalidades obsoletas no ODF 1.2 e/ou é "compatível com os bugs" das antigas versões do OpenOffice.org. Pode ser útil se necessitar intercambiar documentos ODF com usuários que utilizam aplicações legadas limitadas ao ODF 1.2 ou anteriores.

Tipo de documento

Especifica o tipo de documento para o qual você deseja definir o formato de arquivo padrão.

Salvar sempre como

Especifica que os documentos do tipo selecionado à esquerda sempre serão salvos com este tipo de arquivo. Você pode selecionar outro tipo de arquivo para o documento atual na caixa de diálogo Salvar como.

Avisar quando não salvar em formato ODF ou padrão

Você pode escolher obter uma mensagem de aviso quando salvar um documento em um formato que não seja OpenDocument ou que você não tenha definido como formato padrão em Carregar/Salvar - Geral na caixa de diálogo das Opções.

Você pode escolher o formato de arquivo que será aplicado como padrão ao salvar diversos tipos de documentos. Se você sempre troca documentos com outras pessoas que utilizam o Microsoft Office, por exemplo, pode especificar aqui que o LibreOffice utilize somente os formatos de arquivo do Microsoft Office como um padrão.

warning

Algumas opções não podem ser redefinidas uma vez editadas. Volte com os valores anteriores manualmente ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.


♥ Doe para nosso projeto! ♥