Barra Editar pontos

A barra Editar pontos surge se selecionar um polígono e clicar em Editar pontos.

As funções fornecidas permitem editar os pontos de uma curva ou de um objeto convertido em uma curva. Os seguintes ícones estão disponíveis:

Editar pontos

O ícone Editar pontos permite ativar ou desativar o modo para objetos de Bézier. No modo de edição, pontos individuais do objeto de desenho podem ser selecionados.

Ícone Editar pontos

Editar pontos

Mover pontos

Ativa o modo no qual você pode mover os pontos. O ponteiro do mouse assume o formato de um pequeno quadrado quando é posicionado sobre um ponto. Arraste esse ponto para outro local. A curva nos dois lados do ponto acompanha o movimento e a seção da curva entre os pontos próximos muda de forma.

Aponte na curva entre dois pontos ou dentro de uma curva fechada e arraste o mouse para deslocar a curva inteira sem distorcer a forma.

Ícone Mover pontos

Mover pontos

Inserir pontos

Ativa o modo de inserção, que permite inserir pontos. Você também pode mover pontos, exatamente como no modo de movimento. Contudo, se clicar na curva entre dois pontos e mover o mouse um pouco ao manter pressionado o botão do mouse, você inserirá um novo ponto. Este ponto é um ponto suave e as linhas para os pontos de controle são paralelas e permanecem dessa forma ao serem movidas.

Se desejar criar um ponto de canto, você precisa primeiro inserir um ponto de suavização ou um simétrico que então é convertido em um ponto de canto ao usar Ponto de canto.

Ícone Inserir pontos

Inserir pontos

Excluir pontos

Utilize o ícone Excluir pontos para apagar um ou vários pontos selecionados. Para selecionar vários pontos, mantenha pressionada a tecla Shift ao clicar em cada um deles.

Primeiro, selecione os pontos a serem excluídos e, em seguida, clique neste ícone ou pressione Del.

Ícone Excluir pontos

Excluir pontos

Dividir curva

O ícone Dividir curva divide uma curva. Selecione um ou mais pontos em que deseja dividir a curva e clique no ícone.

Ícone Dividir curva

Dividir curva

Converter em curva

Converte uma curva em linha reta ou vice-versa. Se você selecionar um único ponto, a curva antes dele será convertida; se selecionar dois, a curva entre eles será convertida. Caso sejam selecionados mais de dois pontos, toda vez que você clicar neste ícone, outra parte da curva será convertida. Se necessário, pontos redondos serão convertidos em pontos de canto e vice-versa.

Se uma determinada seção da curva for reta, os pontos finais da linha terão no máximo um ponto de controle cada. Eles não podem ser transformados em pontos redondos a não ser que a linha reta seja novamente convertida em uma curva.

Ícone Converter em curva

Converter em curva

Ponto de canto

Converte em pontos de canto um ou mais pontos selecionados. Os pontos de canto têm dois pontos de controle móveis que são independentes um do outro. Por isso, uma linha curva não atravessa diretamente um ponto de canto, e sim o forma.

Ícone Ponto de canto

Ponto de canto

Transição suave

Converte um ponto de canto ou um ponto simétrico em um ponto de suavização. Os dois pontos de controle do ponto de canto devem estar alinhados em paralelo e ser movidos simultaneamente. Eles podem ter comprimentos diferentes, o que permitirá variar o grau de curvatura.

Ícone Transição suave

Transição suave

Transição simétrica

Este ícone converte um ponto de canto ou um de suavização em um ponto simétrico. Os dois pontos de controle do ponto de canto devem estar alinhados em paralelo e ter o mesmo comprimento. Eles só podem ser movidos simultaneamente e o grau de curvatura deve ser o mesmo nas duas direções.

Ícone Transição simétrica

Transição simétrica

Fechar Bézier

Fecha uma linha ou uma curva. Uma linha é fechada ao conectar o último ponto com o primeiro, que é indicado por um quadro aumentado.

Ícone Fechar Bézier

Fechar Bézier

Eliminar pontos

Marca o ponto atual ou os pontos selecionados para exclusão. Isso ocorrerá se o ponto estiver localizado em uma linha reta. Se você converter uma curva ou um polígono com o ícone Converter em curva em uma linha reta ou alterar uma curva com o mouse de modo que um ponto fique na linha reta, ele será removido. O ângulo de onde o ponto de redução deverá começar

Ícone Eliminar pontos

Eliminar pontos

♥ Doe para nosso projeto! ♥