Censura

Censurar documentos oculta palavras ou partes do texto de um documento para utilização ou visualização.

A censura protege informações sensíveis e ajuda a empresas e organizações a cumprir com regulamentos de confidencialidade ou de privacidade.

Para acessar este comando...

Escolha Ferramentas - Censurar


Como a censura funciona no LibreOffice?

O documento aberto é exportado para um documento de desenho editado no LibreOffice Draw. O texto ou conteúdo censurado é removido do documento de desenho e substituído por tarjas ou blocos de pixels, impedindo toda tentativa de restabelecer ou copiar o conteúdo original. O documento de desenho censurado é quase sempre exportado para PDF para publicação ou compartilhamento.

Ao censurar, as tarjas e blocos da censura tornam-se transparentes e de cor cinza de maneira que o usuário pode ver o conteúdo do trecho censurado.

note

O documento de origem (texto, planilha ou apresentação) não é afetado pela censura e pode continuar a ser editado.


tip

Salve e compartilhe as cópias censuradas do documento com seus pares seja na forma modificável (desenho) seja no formato verbatim (PDF) a sua escolha.


A barra de ferramentas de censura

A barra de ferramentas de censura tem quatro ferramentas

Ícone de ferramenta de censura retangular

A ferramenta Censura retangular é utilizada para marcar o conteúdo a censurar desenhado retângulos transparentes recobrindo o conteúdo. Utilize as alças para dimensionar o retângulo.

Ícone da ferramenta de censura à mão livre

A ferramenta Censura à mão livre permite ao usuário marcar o conteúdo para censura desenhado linhas a mão livre ou polígonos recobrindo o conteúdo.

Ferramenta de exportação de censura em branco Ferramenta de exportação de censura em preto

O botão Exportar censurado tem duas opções:

  • Exportação com censura (preto): finaliza o documento convertendo as formas censoras semitransparentes em preto opaco e exporta-as como pixels no arquivo PDF.

  • Exportação com censura (branco): finaliza o documento convertendo as formas censoras semitransparentes em branco opaco e exporta-as como pixels no arquivo PDF.

Ícone de exportar diretamente em PDF

Exportar diretamente como PDF: Cria uma cópia com a censura do documento em PDF para compartilhar como cópia verbatim para revisão.

♥ Doe para nosso projeto! ♥