Proteger conteúdos no LibreOffice

Veja a seguir uma visão geral das diferentes formas de impedir que um conteúdo específico do LibreOffice seja alterado, excluído ou exibido.

Proteger documentos com senhas ao salvar

Todos os documentos salvos no formato OpenDocument podem ser salvos com uma senha. Documentos salvos com uma senha não podem ser abertos sem a senha. O conteúdo é protegido, de modo que não possa ser lido com um editor externo. Isto se aplica ao conteúdo, gráficos e objetos OLE.

Ativar a proteção

Escolha Arquivo - Salvar como e marque a caixa de seleção Salvar com senha. Salve o documento.

Desativar a proteção

Abra o documento, inserindo a senha correta. Escolha Arquivo - Salvar como e desmarque a caixa de seleção Salvar com senha.


tip

É possível usar o OpenPGP para definir as chaves privadas e públicas a serem usadas para criptografar documentos do LibreOffice. Leia Criptografar documentos com OpenPGP para aprender mais sobre como configurar chaves de criptografia OpenPGP.


Proteger as marcações de revisão

A cada alteração feita no LibreOffice Calc e no LibreOffice Writer, a função de revisão grava o autor da mudança. Essa função pode ser ativada com uma proteção, de forma que só possa ser desativada quando a senha correta for inserida. Até então, todas as alterações continuarão sendo gravadas. Não é possível aceitar ou rejeitar as alterações.

Ativar a proteção

Escolha Editar - Registrar alterações - Proteger. Insira e confirme uma senha com, pelo menos, um caractere.

Desativar a proteção

Escolha Editar - Registrar alterações - Proteger. Insira a senha correta.


Proteger quadros, figuras e objetos OLE

Você pode proteger o conteúdo, a posição e o tamanho dos gráficos inseridos. O mesmo se aplica a quadros (no Writer) e objetos OLE.

Ativar a proteção

Por exemplo, para figuras inseridas no Writer: escolha a guia Formatar - Figura - Opções. Em Proteger, marque Conteúdo, Posição e/ou Tamanho.

Desativar a proteção

Por exemplo, para figuras inseridas no Writer: escolha a aba Formatar - Figuras - Opções. Em Proteger, desmarque como desejado.


Proteger objetos de desenho e objetos de formulário

Os objetos de desenho inseridos nos documentos utilizando a barra de ferramentas Desenho podem ser protegidos contra deslocamentos ou mudanças de tamanho acidentais. Você pode fazer o mesmo com objetos de formulário que forem inseridos usando a barra de ferramentas Controles de formulários.

Ativar a proteção

Escolha a guia Formatar - Objeto – Posição e tamanho - Posição e tamanho. Marque a caixa de seleção Posição ou Tamanho.

Desativar a proteção

Escolha a guia Formatar - Objeto – Posição e tamanho - Posição e tamanho. Desmarque a caixa de seleção Posição ou Tamanho.


♥ Doe para nosso projeto! ♥