Criptografar documentos com OpenPGP

O LibreOffice pode criptografar documentos usando a criptografia de chave pública OpenPGP. O documento é criptografado usando um algoritmo de criptografia simétrica.

note

A assinatura GPG funciona apenas para documentos ODF.


Para acessar este comando...

Escolha o menu Arquivo - Salvar como, selecione Criptografar com chave GPG, clique em Salvar.


O LibreOffice pode criptografar documentos de maneira confidencial usando o OpenPGP. O documento é criptografado usando um algoritmo de criptografia simétrica, que requer uma chave simétrica. Cada chave simétrica é usada apenas uma vez e também é chamada de chave de sessão. O documento e sua chave de sessão são enviados para o destinatário. A chave de sessão deve ser enviada aos destinatários para que eles saibam como descriptografar o documento, mas para protegê-lo durante a transmissão ele é criptografado com a chave pública do destinatário. Apenas a chave privada pertencente ao destinatário pode descriptografar a chave de sessão.

O LibreOffice utiliza o software OpenPGP instalado em seu computador. Se nenhum software OpenPGP estiver disponível, você deve baixar e instalar um adequado para o seu sistema operacional, provavelmente a partir de sua loja de aplicativos ou canal de distribuição de software.

Aqui estão alguns aplicativos GPG externos conhecidos por trabalharem com o LibreOffice:

Você deve definir um par pessoal de chaves de criptografia com o aplicativo OpenPGP. Consulte o software OpenPGP instalado em como criar um par de chaves, geralmente é o primeiro passo para executar após a instalação do software.

Configuração de criptografia do LibreOffice

Define a chave preferida para a criptografia e assinatura digital OpenPGP. Estas chaves preferidas são pré-selecionadas na caixa de diálogo de seleção de chaves toda vez que você assinar ou criptografar um documento, assim você não precisa selecioná-la se assinar com uma chave específica com frequência.

Selecione o menu - Dados do usuário. Na área Criptografia:

Chave de assinatura OpenPGP

Selecione sua chave OpenPGP da lista suspensa para assinar documentos ODF.

Chave de criptografia OpenPGP

Selecione sua chave OpenPGP da lista suspensa para criptografar documentos ODF.

Ao criptografar documentos, sempre criptografar para mim

Marque esta caixa para criptografar com sua própria chave pública de forma a lhe permitir abrir o documento com sua chave privada.

warning

Mantenha esta opção marcada, caso contrário, você não poderá descriptografar os documentos que você criptografou com a chave publica das outras pessoas.


Criptografando documentos

A criptografia OpenPGP requer o uso da chave pública do destinatário e essa chave deve estar disponível no chaveiro OpenPGP armazenado em seu computador. Para criptografar um documento:

  1. Escolha Arquivo - Salvar como,

  2. Digite um nome para o arquivo.

  3. Marque a caixa de seleção Criptografar com chave GPG.

  4. Clique em Salvar. O LibreOffice abre o diálogo de seleção de chave pública do OpenPGP.

  5. Escolha a chave pública do destinatário. Você pode selecionar várias chaves no momento.

  6. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo e salvar o arquivo.

O arquivo é salvo criptografado com as chaves públicas selecionadas.

warning

Somente a chave privada pertencente ao destinatário pode descriptografar o documento, a menos que você também criptografe para si mesmo.


Descriptografando documentos

Você só pode descriptografar documentos que foram criptografados com sua chave pública. Para descriptografar um documento:

  1. Abra o documento. Um prompt Inserir senha é exibido.

  2. Digite a senha da chave privada do OpenPGP. O documento é descriptografado e o conteúdo está disponível.

Diferença entre criptografia de documentos com o OpenPGP e Salvar com senha

Ambos os comandos abordam a confidencialidade, mas de maneiras diferentes.

Quando você salva um documento com uma senha, deve lembrar-se da senha inserida para abrir o documento mais tarde. Qualquer outra pessoa que precise abrir o documento também deve saber a senha usada no momento da gravação. Portanto, a senha salva deve ser transmitida para ser conhecida por outros usuários.

Os arquivos criptografados com a senha de salvamento não podem ser descriptografados, a menos que a senha salva seja fornecida.

Com a criptografia OpenPGP do documento, você define o conjunto de usuários que podem descriptografar o documento e não precisa enviar senhas por meio de canais cuja segurança é desconhecida. Além disso, o aplicativo OpenPGP gerencia o chaveiro de chaves públicas com mais eficiência.

♥ Doe para nosso projeto! ♥