Modelos no gerenciador de modelos

O método recomendado para trabalhar com modelos é usar o Gerenciador de modelos e os comandos no submenu Arquivo - Modelo , Editar modelo e Salvar como modelo . Esses comandos são suficientes para o gerenciamento básico de modelos no LibreOffice.

Este guia explica como o sistema de arquivos interage com o Gerenciador de modelos. Essas informações são particularmente úteis se desejar gerenciar diretórios diretamente, mas ainda assim ser coordenado com o Gerenciador de modelos.

Trabalhar com arquivos de modelo

O Gerenciador de modelos reconhece os arquivos de modelo por sua extensão. As seguintes extensões são reconhecidas:

Aplicativo

Extensões

Writer

.ott .otm .oth .stw .dot .dotx

Calc

.ots .stc .xlt .xltm .xltx

Impress

.otp .pot .potm .potx .sti

Draw

.otg .std


Para obter informações sobre o significado das extensões, consulte Conversão de filtro .

Trabalhar com nomes de modelo

O Gerenciador de modelos mostra o campo Título de um documento como o Nome do modelo. Desde que o campo Título não esteja vazio, o nome do arquivo não tem consequências para o Nome do modelo mostrado no Gerenciador de modelos. Se o campo Título estiver vazio, o nome do arquivo, sem extensão, é mostrado como o Nome do modelo.

note

Se dois modelos tiverem exatamente a mesma entrada no campo Título e pertencerem à mesma categoria, apenas um modelo aparecerá no Gerenciador de modelos.


Os títulos diferenciam maiúsculas de minúsculas. Por exemplo, se um modelo na categoria Meus modelos tem o título a4 e outro tem o título A4, os dois modelos aparecem no Gerenciador de modelos . Se ambos os modelos tiverem o título A4, então apenas um aparecerá.

Se os modelos tiverem o mesmo título, mas pertencerem a categorias diferentes, todos aparecerão no Gerenciador de modelos. Por exemplo, se três modelos têm o título A4 e cada modelo pertence a uma categoria diferente, todos os três modelos aparecem com o Nome do modelo A4.

Edite o campo Título escolhendo Arquivos - Propriedades - Descrição. Se alterar o campo Título, o novo título aparece como o Nome do modelo no Gerenciador de modelos. Alternativamente, se você usar o comando Renomear no menu de contexto de um modelo, o campo Título do modelo altera para o novo Nome do modelo.

Ao usar a caixa de diálogo Arquivo - Salvar como modelo, o nome inserido nessa caixa de diálogo é usado como o nome do arquivo e inserido no campo Título. Se alterar o nome do arquivo posteriormente, o modelo ainda aparece no Gerenciador de modelos de acordo com a entrada no campo Título.

note

O campo Título de um modelo está incluído no campo Título de novos documentos criados a partir do modelo.


Controlar os arquivos que aparecem no gerenciador de modelos

O Gerenciador de modelos exibe modelos localizados nos diretórios definidos na caixa de diálogo Caminhos para modelos. A caixa de diálogo é encontrada selecionando - LibreOffice - Caminhos, selecionando Modelos e clicando em Editar.

Caminhos internos

Os diretórios de caminhos internos não podem ser alterados. Eles identificam a localização dos modelos predefinidos. Esses modelos são sempre exibidos no Gerenciador de modelos.

Caminhos do usuário

A configuração padrão para o caminho do usuário é o subdiretório template no diretório do perfil do usuário. A localização do diretório {perfil do usuário} é determinada na instalação do % PRODUCTNAME. Consulte a seção Local padrão na página Wiki sobre o perfil de usuário do LibreOffice para mais informações sobre as localizações típicas do perfil do usuário em diferentes sistemas operacionais.

Os modelos nos diretórios especificados no Caminho do usuário e seus subdiretórios são exibidos no Gerenciador de modelos. Subdiretórios dentro de subdiretórios não são reconhecidos.

Você pode adicionar diretórios adicionais ao Caminho do usuário. Deve haver pelo menos um diretório no Caminho do usuário, mas não há limites sobre onde ele está localizado.

note

Não é uma boa ideia adicionar um diretório raiz do documento, ou outro diretório de alto nível, ao caminho do usuário do modelo. Todos os subdiretórios num diretório de caminho do usuário aparecem no gerenciador de modelos como categorias.


Se tiver mais de um diretório no Caminho do usuário, deverá selecionar qual diretório será usado para salvar um documento como modelo quando usar o comando Arquivo - Salvar como modelo.

O botão Padrão redefine o Caminho do usuário para a configuração inicial quando o LibreOffice foi instalado.

Trabalhar com categorias

Os nomes dos subdiretórios nos diretórios definidos pelo usuário aparecem como nomes de categorias no Gerenciador de modelos. Se renomear uma categoria, o subdiretório continuará a ser usado, com o novo nome da categoria armazenado em groupuinames.xml no caminho padrão selecionado.

Ao selecionar uma categoria, todos os modelos naquele subdiretório são mostrados no Gerenciador de modelos, se Todas as aplicações for a seleção de Filtro.

Uma categoria só pode mostrar modelos em seu próprio subdiretório, com duas exceções.

Categorias dentro de uma categoria não são possíveis, porque subdiretórios dentro de subdiretórios não são reconhecidos.

Você só pode renomear e excluir categorias no caminho padrão selecionado na caixa de diálogo Editar caminhos.

warning

Se excluir uma categoria cujo subdiretório está no caminho padrão selecionado, o subdiretório associado ao nome da categoria e quaisquer arquivos no subdiretório serão excluídos.


♥ Doe para nosso projeto! ♥