Aplicar assinaturas digitais

Obter um certificado

Consegue-se um certificado digital de uma Autoridade Certificadora. Não importa se sua escolha for por uma instituição governamental ou por uma empresa privada, mas é comum ser cobrado pelo serviço, por exemplo, quando elas atestam sua identidade. Poucas autoridades certificadoras emitem certificados sem custos, como o Open Source Project CAcert que é baseado em um modelo confiável de Rede de Confiança e cuja popularidade cresce dia a dia.

Gerenciar seus certificados

Assinar um documento

  1. Escolha Arquivo - Assinaturas digitais - Assinaturas digitais.

  2. Uma caixa de mensagens avisa para salvar o documento. Clique em Sim para salvar o arquivo.

  3. Depois de salvar, você verá a caixa de diálogo Assinaturas digitais. Clique em Adicionar para adicionar uma chave pública ao documento.

  4. Na caixa de diálogo Selecionar certificado, selecione o certificado desejado e clique em OK.

  5. Será exibida novamente a caixa de diálogo Assinaturas digitais, permitindo adicionar mais certificados, se desejar. Clique em OK para adicionar a chave pública ao arquivo salvo.

Um documento assinado mostrará o ícone Documento assinado na barra de status. Você pode clicar duas vezes no ícone na barra de status para exibir o certificado.

O resultado da validação da assinatura será exibida na barra de status e dentro da caixa de diálogo Assinaturas digitais. Várias assinaturas de documentos e macros podem existir dentro de um documento ODF. Se houver um problema com uma das assinaturas, então o resultado da validação desta assinatura será assumida para todas as assinaturas. Isto é, se houver dez assinaturas válidas e uma inválida, a barra de status e o campo de status da caixa de diálogo sinalizarão que a assinatura é inválida.

Assinar a macros dentro de um documento

Normalmente, as macros são parte de um documento. Se você assinar um documento, as macros contidas no documento serão assinadas automaticamente. Se desejar assinar apenas as macros, mas não o documento, proceda da seguinte maneira:

  1. Escolha Ferramentas – Macros – Assinatura digital.

  2. Aplique a assinatura como descrito acima para documentos.

Ao abrir o IDE do Basic que contém macros assinadas, você verá um ícone Ícone na barra de status.
Você pode clicar duas vezes no ícone na barra de status para exibir o certificado.

♥ Doe para nosso projeto! ♥