Importando e exportando dados em Base

Um método fácil para importar e exportar tabelas de banco de dados utiliza o Calc como "aplicativo auxiliar".

Exportar dados do Base

Copie uma tabela do Base em uma nova planilha do Calc e em seguida, salve ou exporte os dados para qualquer formato de arquivo suportado pelo Calc.

  1. Abra o arquivo do banco de dados que contém a tabela de banco de dados a ser exportada. Clique em Tabelas para exibir as tabelas ou clique em Consultas para exibir as consultas.

  2. Escolha Arquivo - Novo - Planilha.

  3. Na janela do Base, clique com o botão direito do mouse no nome da tabela a ser exportada. Escolha Copiar no menu de contexto.

  4. Clique na célula A1 na nova janela Calc e em seguida, escolha Editar - Colar.

Agora você pode salvar ou exportar os dados para vários tipos de arquivos.

Importar dados para o Base

note

Você pode importar arquivos de texto, planilhas e o catálogo de endereços do sistema no modo somente leitura.


note

Quando você importa dados de um texto ou de uma planilha, a primeira linha do arquivo deve conter informações de cabeçalho. A segunda linha do arquivo será a primeira linha de dados. O formato para cada campo da segunda linha determina o formato para toda a coluna. Qualquer informação de formatação da planilha será perdida ao importar para o Base.


note

Por exemplo, para garantir que a primeira coluna seja de texto, você deve se assegurar que o primeiro campo da primeira linha de dados seja texto. Se um campo na primeira linha de dados contém um número, toda a coluna será considerada como números e somente números. Nenhum texto será mostrado naquela coluna.


  1. Abra um arquivo Base com o tipo de banco de dados desejado.

    Crie um novo arquivo Base usando o Assistente de banco de dados ou abra qualquer arquivo Base existente que não seja do tipo somente leitura.

  2. Abra o arquivo Calc que contém os dados a serem importados para o Base. Você pode abrir um arquivo *.dbf do dBASE ou muitos outros tipos de arquivos.

  3. Selecione os dados a serem copiados para o Base.

    Você pode inserir uma referência de intervalo como por exemplo A1:X500 na caixa Nome, se não desejar efetuar rolagem.

    Se copiar uma planilha dBASE, inclua a linha superior que contém os dados do cabeçalho.

  4. Escolha Editar - Copiar.

  5. Na janela do Base, clique em Tabelas para exibir as tabelas.

  6. Na janela do Base, escolha Editar - Colar.

  7. A caixa de diálogo Copiar tabela se abrirá. A maioria dos bancos de dados precisa de uma chave primária, de modo que talvez seja necessário marcar a caixa Criar chave primária.

tip

Em sistemas Windows, você pode também arrastar e soltar em vez de copiar e colar. Para banco de dados registrados, você pode abrir o navegador de fonte de dados (pressione as teclas + Shift + F4) em vez de abrir a janela do Base.


♥ Doe para nosso projeto! ♥