Ajuda do LibreOffice 7.6
Determina o tipo de publicação.
Você pode especificar se deseja incluir quadros, criar um título ou exibir notas de apresentação.
Define as configurações básicas para a exportação pretendida.
Cria páginas HTML padrão a partir de páginas de exportação.
Crie páginas HTML padrão com quadros. A página exportada será colocada no quadro principal, e o quadro à esquerda exibirá um índice na forma de hiperlinks.
Cria uma página de título para o documento.
Especifica que suas notas também sejam exibidas.
Cria uma apresentação HTML padrão como uma exportação de quiosque, na qual os slides avançam automaticamente após um tempo determinado.
A transição do slide depende da cronometragem definida para cada slide na apresentação. Se você configurar uma transição manual de página, a apresentação HTML introduzirá uma nova página ao simples pressionamento de qualquer tecla do teclado.
A transição de páginas é feita automaticamente ao fim de um tempo determinado e independe do conteúdo da apresentação.
Define o tempo de exibição de cada slide.
Reinicia automaticamente a apresentação HTML após a exibição do último slide.
Em uma exportação WebCast, os scripts automáticos serão gerados em Perl ou ASP. Isso permite que o locutor (por exemplo, um palestrante em uma conferência telefônica que utilize uma apresentação de slides na Internet) altere os slides nos navegadores internet da audiência. Você encontrará mais informações sobre o WebCast posteriormente nesta seção.
Quando você selecionar a opção ASP, a exportação WebCast criará páginas ASP. Note que a apresentação HTML só pode ser oferecida por um servidor Web compatível com ASP.
Utilizado pela exportação WebCast para criar páginas HTML e scripts Perl.
Especifica o URL (absoluto ou relativo) que o usuário deverá inserir para assistir à apresentação.
Especifica o URL (absoluto ou relativo) no qual foi salva a apresentação HTML criada no servidor da Web.
Especifica o URL (absoluto ou relativo) para os scripts Perl gerados.
Há duas opções para exportar apresentações do LibreOffice Impress utilizando a tecnologia WebCast: ASP (Active Server Pages) e Perl.
Em ambos os casos, a tecnologia WebCast precisa de um servidor HTTP que ofereça Perl ou ASP como scripts. Portanto, a opção de exportação dependerá do servidor HTTP utilizado.
Para exportar para ASP, em um documento do LibreOffice Impress, escolha Arquivo - Exportar. Você verá a caixa de diálogo Exportar, para selecionar o tipo de arquivo Documento HTML. Uma vez selecionado um diretório e inserido um nome de arquivo, clique em Exportar. Para exportar como ASP, recomendamos a seleção de um nome de arquivo "secreto" para o arquivo HTML (para obter mais detalhes, veja abaixo). Em seguida, você verá a caixa de diálogo Exportar HTML. Vários arquivos serão gravados no diretório que você selecionou.
O apresentador utiliza o nome do arquivo inserido para alterar entre os slides exibidos para o público. Você pode salvar os arquivos de WebCast localmente ou salvá-los diretamente para um servidor HTTP. Mais tarde, você pode transferir arquivos salvos localmente para o servidor HTTP pelo FTP. Note que o WebCast somente funcionará se os arquivos forem solicitados por um servidor HTTP.
Não utilize o mesmo diretório para duas exportações de HTML diferentes.
Selecione WebCast como o tipo de publicação na segunda página do Assistente de Exportação de HTML.
Na área de opção para WebCast, selecione a opção ASP (Active Server Pages). Agora, você pode continuar definindo outras formatações ou iniciar a Exportação clicando no botão Criar.
Você pode utilizar o WebCast desde que os arquivos de exportação possam ser acessados a partir de um servidor HTTP.
Exemplo:
Vamos supor que você tenha instalado o Internet Information Server (IIS) da Microsoft em seu computador. Você inseriu o diretório "c:\Inetpub\wwwroot\presentation" como um diretório de saída HTML durante a instalação do IIS. O URL do seu computador será subentendido como: "http://myserver.com/".
Você salvou os arquivos que foram criados durante o processo de exportação no diretório c:\Inetpub\wwwroot\presentation\. Nesse diretório, a exportação criará um arquivo HTML que pode ser denominado, por exemplo, "secret.htm". Você inseriu esse nome na caixa de diálogo Salvar (veja acima). Agora o apresentador poderá navegar pelos arquivos de Exportação de HTML inserindo o URL http://myserver.com/presentation/secret.htm em qualquer navegador que tenha suporte a JavaScript. O apresentador poderá, então, modificar a página utilizando alguns controles de formulário.
O público poderá visualizar o slide selecionado pelo apresentador através do URL http://myserver.com/presentation/webcast.asp. No entanto, eles não poderão ir para outros slides localizados neste URL, a não ser que os nomes dos arquivos sejam conhecidos. Certifique-se de que o servidor HTTP não mostre o conteúdo dos diretórios.
Para exportar, em um documento LibreOffice Impress, escolha Arquivo - Exportar. Com isso, será aberta a caixa de diálogo Exportar, na qual você deve selecionar Documento HTML como tipo de arquivo. Após selecionar a pasta e inserir um nome de arquivo, clique em Salvar. Será aberto o Assistente de Exportação de HTML. Essa ação gravará alguns arquivos na pasta que você acabou de selecionar.
O nome de arquivo inserido será utilizado pelo apresentador para alternar slides. Selecione um diretório vazio.
Na segunda página da Exportação de HTML, selecione WebCast como o tipo de publicação.
Na área de opção para WebCast, selecione Perl.
Na caixa de texto URL para ouvintes, digite o nome de arquivo do documento HTML que será usado pela audiência. Na caixa de texto URL para apresentação, insira o diretório que será usado na apresentação e, na caixa de texto URL para scripts Perl, insira o URL do diretório de scripts CGI. Você pode agora definir as configurações adicionais nas páginas subsequentes do Assistente ou iniciar o processo de exportação por meio de um clique no botão Criar.
Os arquivos criados durante a exportação devem ser instalados, agora, no servidor HTTP compatível com Perl. Isso não pode ser feito automaticamente devido à variedade de servidores HTTP com suporte Perl. As etapas a serem seguidas estão descritas adiante. Consulte o manual do servidor ou pergunte ao administrador de rede sobre como aplicar essas etapas no servidor.
Você deve primeiro mover os arquivos criados durante a exportação para os diretórios correspondentes no servidor HTTP.
Mova todos os arquivos com extensões htm, jpg e gif para o diretório do servidor HTTP especificado na caixa de texto URL para apresentação.
Todos os arquivos com as extensões pl e txt devem ser movidos para o diretório do servidor HTTP especificado na caixa de texto URL para scripts Perl. Esse diretório deve ser configurado de modo que os scripts Perl contidos nele também possam ser executados por uma solicitação HTTP.
Em sistemas UNIX, os arquivos com extensão pl podem ser executados pelo servidor HTTP. Normalmente, isso é feito com o comando chmod. Os direitos do arquivo currpic.txt devem ser definidos para que possam ser gravados pelo servidor HTTP.
Agora já deve ser possível utilizar o WebCast.
Exemplo:
Nesse exemplo, você tem um computador Linux com um servidor HTTP. O URL de seu servidor HTTP é http://myserver.com, e o diretório de saída de seus documentos HTML é o //user/local/http/. Seus scripts Perl estão localizados no diretório //user/local/http/cgi-bin/. Insira secret.htm como o nome do arquivo de exportação e presentation.htm como o URL para ouvintes. Na caixa de texto URL para apresentação, digite http://myserver.com/presentation/; na caixa de texto URL para scripts Perl, digite http://myserver.com/cgi-bin/.
Agora, copie todos os arquivos *.htm, *.jpg e *.gif dos diretórios especificados durante a exportação para o diretório //user/local/http/presentation/ no servidor HTTP e copie todos os arquivos com extensão *.pl e *.txt para o diretório //user/local/http/cgi-bin/.
Inicie uma sessão no servidor com privilégio administrativo (root) e alterne para o diretório //user/local/http/cgi-bin/. Você pode definir os direitos correspondentes utilizando o comando chmod.
Uma vez concluída a instalação dos arquivos Perl, o apresentador poderá realizar a apresentação. Os ouvintes podem visualizar essa apresentação no URL http://myserver.com/presentation/apresentacao.htm.