Assistente de cartas

Inicia o assistente para um modelo de carta. Você pode utilizar esse modelo tanto para correspondências comerciais quanto pessoais.

Para acessar este comando...

Selecione Arquivo - Assistentes – Carta – .


O LibreOffice vem com modelos de exemplo para cartas pessoais ou comerciais, que podem ser personalizados conforme suas necessidades com a ajuda do Assistente. O Assistente o guiará passo a passo na criação de um modelo de documento e oferece várias opções de leiautes e design. A visualização oferece uma noção de como a carta ficará de acordo com as configurações escolhidas.

No assistente, você pode modificar suas entradas e opções a qualquer momento. Pode também ignorar uma página inteira ou até mesmo todas as páginas do Assistente e, nesse caso, terão efeito as configurações atuais (ou padrões).

Assistente de carta - Modelo de página

Especifica se você deseja criar uma carta pessoal ou comercial. As opções disponíveis nas próximas páginas variam conforme sua escolha.

Ícone Nota

Se você estiver criando uma carta comercial, poderá selecionar vários elementos para serem incluídos no documento, os quais normalmente não se aplicariam em cartas pessoais, como uma linha de assunto. Se você escolher a opção de carta Pessoal, algumas páginas que contêm elementos específicos para cartas comerciais não serão incluídas no Assistente.


Assistente de carta → Leiaute de carta timbrada

Nesta área, você pode selecionar um logotipo para o modelo. As opções disponíveis nesta página dependem do logotipo selecionado.

Assistente de carta – Itens impressos

Define os itens a serem incluídos no modelo de carta.

Assistente de carta – Destinatário e remetente

Define os dados e a saudação do destinatário.

Assistente de carta - Rodapé

Especifica a informação a incluir no espaço no rodapé.

Assistente de carta - Nome e local

Especifica onde e em que nome você deseja salvar o documento e o modelo.

Voltar

Exibe as seleções feitas nas etapas anteriores. As configurações atuais serão salvas.

Avançar

Salva as configurações atuais e continua na página seguinte.

Concluir

De acordo com suas seleções, o Assistente cria um documento novo e o salva no disco rígido. O LibreOffice cria um documento novo baseado nos modelos existentes com o nome de "Sem Nome X" (X corresponde à numeração consecutiva) e o exibe na área de trabalho.

Ícone Nota

O LibreOffice salva as configurações atuais no Assistente conforme o modelo de documento selecionado. Elas serão utilizadas como as configurações padrão da próxima vez que o Assistente for ativado.


♥ Doe para nosso projeto! ♥