Localizar registro

Em formulários ou tabelas de bancos de dados, você pode pesquisar campos de dados, caixas de listagem e caixas de seleção à procura de valores específicos.

Para acessar este comando...

Ícone Localizar registro na barra Dados de tabelas e na barra Edição de formulários.

Ícone localizar registro

Localizar registro


Ao pesquisar uma tabela, os campos de dados da tabela atual serão pesquisados. Ao pesquisar em um formulário, os campos de dados da tabela atual serão pesquisados.

tip

A pesquisa aqui descrita é realizada pelo LibreOffice. Caso deseje utilizar o servidor SQL para pesquisar em um banco de dados, use o ícone Filtros baseados em formulário na Barra de formulário.


A função de pesquisa também está disponível para controles de tabela. Ao acionar uma função de pesquisa a partir de um controle de tabela, você pode pesquisar cada coluna do controle de tabela correspondente às colunas do banco de dados da tabela do banco de dados vinculado.

Procurar por

Especifica o tipo de pesquisa.

Texto:

Insira o termo de pesquisa na caixa ou selecione-o na lista. O texto sob o cursor já está copiado na caixa de combinação Texto. Note que quando se executa uma pesquisa em um formulário, as tabulações e quebras de linha não podem ser processadas.

Os termos de pesquisa serão salvos desde que a tabela ou o documento de fórmula esteja aberto. Se estiver executando mais de uma pesquisa e quiser repetir o termo de pesquisa, poderá selecionar, na caixa de combinação, um termo de pesquisa usado anteriormente.

O conteúdo do campo é NULL

Especifica que serão localizados campos sem dados.

O conteúdo do campo não é NULL

Especifica que serão localizados campos que contêm dados.

Onde pesquisar

Especifica os campos para a pesquisa.

Formulário

Especifica o formulário lógico para que a pesquisa seja feita.

note

A caixa de combinação Formulário só estará visível se o documento atual for um documento de formulário com mais de um formulário lógico. Ela não será exibida durante uma pesquisa em tabelas ou consultas.


Documentos de formulário podem conter múltiplos formulários lógicos. Estes são componentes de formulário individualmente vinculados a uma tabela.

A caixa de combinação Formulário contém os nomes de todos os formulários lógicos para os quais existem controles.

Todos os campos

Pesquisa todos os campos. Se você estiver executando uma pesquisa em uma tabela, todos os campos dela serão pesquisados. Se você estiver executando uma pesquisa em um formulário, serão pesquisados todos os campos do formulário lógico (inseridos em Formulário). Se você estiver executando uma pesquisa em um campo de controle de tabela, serão pesquisadas todas as colunas vinculadas a um campo de tabela de banco de dados válido.

Note que os campos do formulário lógico atual não precisam ser idênticos aos campos do documento de formulário. Se o documento de formulário tiver campos que apontem para várias fontes de dados (ou seja, vários formulários lógicos), a opção Todos os Campos somente procurará pelos campos vinculados a fontes de dados no documento de formulário.

Campo simples

Pesquisa um campo de dados especificado.

Configurações

Define as configurações para controlar a pesquisa.

Posição

Especifica a relação entre o termo de pesquisa e o conteúdo do campo. As seguintes opções estão disponíveis:

Position

Description

em qualquer lugar do campo

Retorna todos os campos que contêm o padrão de pesquisa em qualquer lugar do campo.

início do campo

Retorna todos os campos que contêm o padrão de pesquisa no início do campo.

fim do campo

Retorna todos os campos que contêm o padrão de pesquisa no fim do campo.

campo inteiro

Retorna todos os campos que contêm o padrão de pesquisa como uma correspondência exata com o conteúdo do campo.


note

Se a caixa de seleção Expressão de caractere curinga estiver marcada, essa função não estará disponível.


Aplicar formato de campo

Especifica que todos os formatos de campo serão considerados durante a pesquisa no documento atual. Os formatos de campo são todos formatos visíveis criados levando-se em conta as seguintes possibilidades:

  1. no modo de edição de tabela para propriedades de campo,

  2. na tela de exibição de fontes de dados em formatação de colunas,

  3. em formulários em propriedades de controle.

Se você pesquisar através da tela de exibição de fontes de dados de uma tabela ou formulário, poderá escolher entre manter a formatação atual ou a formatação do banco de dados padrão. Se a caixa Aplicar formatação de campo estiver selecionada, a exibição de fonte de dados da tabela ou formulário será pesquisada utilizando a formatação definida lá; se a caixa não estiver selecionada, o banco de dados será pesquisado utilizando a formatação salva no banco de dados.

Exemplo:

Você tem um campo de data, o qual está salvo no formato "DD.MM.AA" no banco de dados (por exemplo, 17.02.65). O formato da entrada é alterado na tela de exibição de fontes de dados para "DD MMM AAAA" (17 Fev 1965). Seguindo esse exemplo, um registro que contenha 17 Fevereiro só será encontrado quando a opção Aplicar formato de campo estiver ativada:

Aplicar formato de campo

Padrão de pesquisa

ativado

"Fev" é retornado, mas não "2".

desativado

"2" é retornado, mas não "Fev".


É recomendado que você sempre pesquise utilizando a formatação de campo.

Os exemplos a seguir mostram possíveis problemas ao pesquisar sem formatação de campo. Esses problemas dependem do banco de dados usado e ocorrem somente para certas formatações padrão internas:

Resultados da pesquisa

Causa

"5" retorna "14:00:00" como uma hora.

Os campos de horário não estão definidos para bancos de dados dBASE e precisam ser simulados. Para exibir internamente o horário 14:00:00, um 5 é necessário.

"00:00:00" retorna todos os registros de um campo de data padrão.

O banco de dados armazena um valor de data internamente usando um campo de data/horário combinado.

"45,79" não retorna "45,79", mesmo que a opção campo inteiro esteja selecionada em Posição.

A tela mostrada não combina com o que está internamente armazenado. Por exemplo, se o valor "45,789" for armazenado no banco de dados como um campo do tipo "Number/Double" e a formatação mostrada for definida para exibir somente duas casas decimais, "45,79" somente será retornado em pesquisas com formatação de campo.


Nesse caso, a formatação padrão é aquela referente aos dados armazenados internamente. Essa formatação não estará sempre visível ao usuário, especialmente se for utilizada para simular tipos de dados (por exemplo, campos de horário em bancos de dados dBASE). Isso dependerá do banco de dados utilizado e dos tipos de dados individuais. Pesquisar com formatação de campo será apropriado se você desejar somente localizar o que realmente for mostrado. Isso inclui campos do tipo Date, Time, Date/Time e Number/Double.

Entretanto, pesquisar sem Aplicar formato de campo é apropriado para campos de bancos de dados maiores, sem problemas de formatação, por ser mais rápido.

Se você estiver pesquisando caixas de listagem com Aplicar formato de campo ativado, receberá um "1" para caixas de seleção marcadas, um "0" para caixas de seleção desmarcadas, e uma cadeia vazia para caixas de seleção não identificadas (três estados). Se a pesquisa tiver sido realizada com Aplicar formato de campo desativado, você verá valores padrão dependentes de idioma "VERDADEIRO" ou "FALSO".

Se você utilizar Aplicar formato de campo ao pesquisar em caixas de listagem, o texto será exibido em caixas de listagem. Se você não utilizar Aplicar formato de campo, o conteúdo será correspondente ao formato de campo padrão.

Diferenciar maiúsculas de minúsculas

Especifica que letras maiúsculas e minúsculas sejam levadas em consideração durante a pesquisa.

Pesquisar para trás

Especifica que o processo de pesquisa será executado na direção inversa, do último registro para o primeiro.

De cima / De baixo

Reinicia a pesquisa. Uma pesquisa para frente começa no primeiro registro; uma pesquisa para trás começa no último registro.

Expressão com caractere curinga

Você pode utilizar os seguintes caracteres curinga:

Caracteres curinga

Significado

Exemplo

?

para exatamente um caractere arbitrário

"?isquete" retorna "Disquete"

"M?ller" retorna, por exemplo, Miller e Moller

*

para 0 ou mais caracteres arbitrários

"*-*" retorna "ZIP-Drive" e "CD-ROM"

"M*er" retorna todas as entradas que começam com "M" e terminam com "er" (por exemplo, Miller, Moller, Mather)


Caso deseje procurar os caracteres ? ou * propriamente ditos, preceda-os de uma barra invertida: "\?" ou "\*". No entanto, isso só é necessário quando a opção Expressão curinga estiver ativada. Quando a opção não estiver ativada, os caracteres curinga são processados como caracteres normais.

Expressão regular

Pesquisar com expressões regulares oferece mais opções do que pesquisar com expressões de caracteres curinga. Se pesquisar com expressões regulares, os seguintes caracteres corresponderão àqueles utilizados em pesquisas com caracteres curinga:

Pesquisa com expressão de caracteres curinga

Pesquisa com expressões regulares

?

.

*

.*


Pesquisa por similaridade

Encontra termos que são similares ao texto em Localizar. Selecione esta caixa de seleção, e então clique no botão Similaridades... para definir as opções de similaridades.

Iguala largura do caractere (somente se idiomas asiáticos estiverem ativados)

Distingue entre os formatos de caracteres de meia largura e largura total.

Parece com (japonês) (somente se idiomas asiáticos estiverem ativados)

Permite que especifique as opções de pesquisa por notação similar utilizada em texto em japonês. Marque esta caixa de seleção e, em seguida, clique no botão Sons para especificar as opções de pesquisa.

Define as opções de pesquisa para notações similares utilizadas em texto Japonês.

Tratar como igual

Especifica as opções a serem tratadas como iguais numa pesquisa.

Ignorar

Especifica os caracteres a ignorar.

Estado

A linha Estado mostra os registros retornados pela pesquisa. Se a pesquisa alcançar o fim (ou o início) de uma tabela, ela continuará automaticamente do início (ou do fim).

Em bancos de dados muito extensos, localizar o registro em pesquisa de trás para frente pode demorar. Nesse caso, a barra de status informará que os registros ainda estarão sendo contados.

Pesquisar/Cancelar

Se a pesquisa for concluída com sucesso, o campo correspondente na tabela será realçado. Você poderá continuar a pesquisa clicando novamente no botão Pesquisar. Para cancelá-la, clique no botão Cancelar.

Fechar

Fecha a caixa de diálogo. As configurações da última pesquisa serão salvas até que você saia do LibreOffice.

Se várias tabelas ou formulários estiverem abertos, você poderá definir diferentes opções de pesquisa para cada documento. Se você fechar um documento, somente as opções de pesquisa do documento fechado por último serão salvas.

♥ Doe para nosso projeto! ♥