Eventos de formulários de banco de dados

A página da aba Eventos permite que atribua uma macro a determinados eventos que ocorrem num formulário de banco de dados.

Para acessar este comando...

Abra o menu de contexto do elemento de formulário selecionado e escolha a aba Propriedades do formulário - Eventos.

Abra a barra de ferramentas Edição de formulário, clique no ícone Propriedades do formulário - aba Eventos.


Para vincular um evento a uma macro, primeiro grave uma macro que contenha todos os comandos a serem executados quando o evento ocorrer. Em seguida, atribua essa macro ao evento respectivo, clicando no botão ... localizado ao lado do evento correspondente. Será exibida a caixa de diálogo Atribuir macro, na qual você pode selecionar a macro.

As ações a seguir podem ser individualmente configuradas, ou seja, você pode utilizar suas próprias caixas de diálogo para descrever uma ação:

  1. Exibição de uma mensagem de erro;

  2. Confirmação de um processo de exclusão (para registros de dados);

  3. Parâmetros de consulta;

  4. Verificação de entrada ao salvar um registro de dados.

Por exemplo, você pode emitir um pedido de "confirmar exclusão", como "Deseja realmente excluir cliente xyz?" ao excluir um registro de dados.

note

Os eventos mostrados na caixa de diálogo Eventos não podem ser editados diretamente. Você pode remover um evento da lista pressionando a tecla Del.


A ação a seguir lista e descreve todos os eventos em um formulário que podem ser vinculados a uma macro:

Antes de atualizar

O evento Antes de atualizar ocorre antes que o conteúdo do controle alterado pelo usuário seja gravado na fonte de dados. A macro vinculada pode, por exemplo, retornar FALSO para impedir esta ação.

Após atualizar

O evento Após atualizar ocorre depois que o conteúdo do controle alterado pelo usuário ser gravado na fonte de dados.

Antes de redefinir

O evento Antes do reset ocorre antes do reset de um formulário. Ao retornar True aprova o reset e ao retornar False cancela a operação.

O formulário será redefinido se uma destas condições for atendida:

  1. O usuário pressiona um botão (HTML), que é definido como um botão de redefinição.

  2. Será criado um registro novo e vazio em um formulário que esteja vinculado a uma fonte de dados. Por exemplo, no último registro, é possível pressionar o botão Próximo registro.

Após redefinição

O evento Após redefinição ocorrerá depois que um formulário for redefinido.

Antes de descarregar

O evento Antes de descarregar ocorre antes de o formulário ser descarregado, ou seja, separado de sua fonte de dados.

Antes de enviar

O evento Antes de submeter ocorre antes que os dados do formulário sejam enviados. Ao retornar True aprova o envio, False não aprova..

Antes de gravar ação

O evento Antes de gravar ocorre antes que o registro ou conjunto de registros sejam alterados. Retorna True quando as alterações são permitidas, caso contrário False. Por exemplo, uma macro vinculada pode pedir uma confirmação por uma caixa de diálogo.

Antes de mudar de registro

O evento Antes da mudança do registro ocorre antes que o ponteiro do registro atual - Cursor SQL - seja mudado. Retorna True quando a mudança é autorizada, caso contrário False.

Antes de recarregar

O evento Antes de recarregar ocorre antes de o formulário ser recarregado. O conteúdo dos dados ainda não foi atualizado.

Ao carregar

O evento Ao carregar ocorre imediatamente após o formulário ser carregado.

Ao descarregar

O evento Ao descarregar ocorre imediatamente após o formulário ser descarregado, ou seja, separado de sua fonte de dados.

Ao recarregar

O evento Ao recarregar ocorre imediatamente após o formulário ser recarregado. O conteúdo dos dados já foi atualizado.

Após alteração do registro

O evento Após alterar registro ocorre imediatamente após o ponteiro do registro atual ser alterado.

Após gravar ação

O evento Após gravar ação ocorre imediatamente após o registro atual ser alterado.

Confirmar exclusão

O evento Confirmar exclusão ocorre tão logo os dados sejam excluídos do formulário. Retorna True para permitir a exclusão da linha, False caso contrário. Por exemplo, a macro vinculada pode pedir a confirmação numa caixa de diálogo.

Erro

O evento Ocorreu um erro será ativado se um erro ocorrer ao acessar a fonte de dados. Isso se aplica a formulários, caixas de listagem e caixas de combinação.

Parâmetros de preenchimento

O evento Parâmetros de preenchimento ocorre quando o formulário a ser carregado possui parâmetros que precisam ser preenchidos. Por exemplo, a fonte de dados do formulário pode ser o seguinte comando SQL:

SELECT * FROM address WHERE name=:name

Neste caso, :name é um parâmetro que deve ser preenchido ao carregar. O parâmetro é preenchido automaticamente do formulário-pai se possível. Se o parâmetro não puder ser preenchido, este evento é chamado e uma macro vinculada pode preencher o parâmetro. Retorna True quando a execução da instrução parametrizada deve continuar, False, caso contrário.

Eventos vetorizáveis

tip

Macros podem interromper a execução de eventos quando retornam um valor lógico: True permite continuar a execução do evento e False encerra a execução do evento.


Os eventos seguintes podem ser interrompidos ao retornarem False:

♥ Doe para nosso projeto! ♥