Dicas especiais para controles de tabela

Você pode definir um controle de tabela para exibir os registros como preferir. Em outras palavras, você pode definir campos de dados para exibição ou edição de campos de dados como em um formulário do banco de dados.

Os seguintes campos são possíveis em um controle de tabela: texto, data, hora e campos de moeda, campos numéricos, campo de padrão, caixa de seleção e caixa de combinação. No caso de campos combinados de data/hora, duas colunas são criadas automaticamente.

O número de linhas selecionadas, se houver alguma selecionada, estará entre parênteses após o número total de registros.

Para inserir colunas no controle de tabela, clique no início da coluna e acione o menu de contexto. Os seguintes comandos estarão disponíveis:

Inserir coluna

Aciona um submenu para selecionar um campo de dados a ser adotado no controle de tabela.

Configure o controle de tabela utilizando o recurso de arrastar e soltar: abra o navegador da fonte de dados e arraste os campos desejados para o início da coluna do controle de tabela. Será criada uma coluna préconfigurada.

Substituir por

Abre um submenu para selecionar um campo de dados que substitua o campo de dados selecionado no controle de tabela.

Excluir coluna

Exclui a coluna atualmente selecionada.

Coluna

Abre a caixa de diálogo de propriedades da coluna selecionada.

Ocultar colunas

Oculta a coluna selecionada. As propriedades não serão alteradas.

Mostrar colunas

Chama um submenu onde você pode selecionar as colunas a serem exibidas novamente. Para mostrar apenas uma coluna, clique no nome da coluna.Só será possível ver as primeiras 16 colunas ocultas. Se houver mais colunas ocultas, escolha o comando Mais para chamar a caixa de diálogo Mostrar colunas.

Mais

Aciona a caixa de diálogo Mostrar colunas.

Na caixa de diálogo Mostrar colunas é possível selecionar quais colunas exibir. Segure a tecla Shift ou para selecionar múltiplas entradas.

Tudo

Clique em Todas se quiser mostrar todas as colunas.

Controle dos controles de tabela somente pelo teclado

Se utilizar o teclado somente para percorrer os controles em seu documento, verificará uma diferença em relação aos demais tipos de controles: a tecla Tab não move o cursor para o próximo controle, mas move-o para a próxima coluna dentro do controle da tabela. Pressione +Tab para mover para o próximo controle, ou pressione Shift++Tab para mover para o controle anterior.

Para entrar no modo de edição especial somente pelo teclado para Controles de tabela:

O documento de formulário deve estar no modo de edição.

  1. Pressione +F6 para selecionar o documento.

  2. Pressione Shift+F4 para selecionar o primeiro controle. Se o Controle de tabela não for o primeiro controle, pressione Tab até que seja selecionado.

  3. Pressione Enter para entrar no modo de edição. As alças são mostradas distantes da borda de controle.

  4. No modo de edição, pressione Shift+F10 para abrir o menu de contexto desse modo.

  5. Se desejar editar colunas, pressione Shift+Espaço para entrar no modo de edição de colunas. Agora será possível rearrumar a ordem das colunas com +Setas. A tecla Delete exclui a coluna atual.

  6. Pressione a tecla Esc para sair do modo de edição.

♥ Doe para nosso projeto! ♥