Geral

Define as opções gerais para exportação PDF de seu documento. Intervalos, imagens, marca d'água, formulários e outros parâmetros.

Para acessar este comando...

Escolha a aba Arquivo - Exportar como - Exportar como PDF - Geral.


Imagem da caixa de diálogo de opções gerais da exportação PDF

Intervalo

Define as opções de exportação para as páginas incluídas no arquivo PDF.

Todas

Exporta todos os intervalos de impressão definidos. Se não houver nenhum intervalo de impressão definido, exportará o documento inteiro.

Paginas

Exporta as páginas indicadas no quadro.

Para exportar um intervalo de páginas, utilize o formato 3-6. Para exportar páginas simples, utilize o formato 7;9;11. Se quiser, pode exportar uma combinação de intervalos de páginas e páginas simples, utilizando o formato 3-6;8;10;12.

Seleção

Exporta a seleção atual.

Visualizar o PDF depois de exportar

Abre o documento exportado no visualizador padrão de PDF do sistema.

Imagens

Define as opções de exportação de PDF para as imagens dentro do documento.

Compressão sem perdas

Seleciona uma compressão sem perdas das imagens. Todos os pixels serão preservados.

Compressão JPEG

Selecione uma compressão JPEG para imagens. Com um nível alto de qualidade quase todos os pixels são preservados. Com um nível baixo de qualidade, alguns pixels serão perdidos e artefatos introduzidos, mas o tamanho do arquivo será reduzido.

Qualidade

Informe o nível de qualidade para a compressão JPEG.

Reduzir a resolução da figura

Selecione para fazer uma nova amostragem ou reduzir o tamanho das imagens em pixels por polegada.

Selecione a resolução desejada para as imagens.

note

Imagens EPS com visualizações incorporadas são exportadas apenas como visualizações. Imagens EPS sem visualizações incorporadas são exportadas apenas como espaços reservados vazios.


Marca d'água

Adiciona um texto de marca d'água verde clara, centralizada e vertical ao plano de fundo da página. A marca d'água não é parte do documento original.

Assinar com marca d'água

Marque esta caixa para ativar a assinatura por marca d'água.

Texto

Insira o texto da assinatura por marca d'água.

note

Não é possível ajustar a aposição, orientação e tamanho da marca d'água. A marca d'água não é armazenada no documento original.


Geral

Define as opções gerais de exportação para PDF.

PDF híbrido (incorporar arquivo ODF)

Esta definição permite exportar o documento como um arquivo .pdf que contém dois formatos de arquivo: PDF e ODF. Em visualizadores de PDF ele comporta-se como um arquivo normal .pdf e permanece completamente editável no LibreOffice.

Arquivo (PDF/A, ISO 19005)

Converte para os formatos PDF/A-1b, PDF/A-2b, ou PDF/A-3b. Todas as fontes utilizadas no documento de origem são incorporadas no arquivo do PDF gerado, e as tags PDF são gravadas. O propósito primordial é criar um documento eletrônico cuja aparência é independente do dispositivo e das aplicações usadas para visualizar, tornando-o adequado para preservação a longo prazo.

note

O formato PDF/A-2b é recomendado para a maioria dos usuário, por que permite camadas e transparências em desenhos e imagens. Também comprime melhor que o formato PDF/A-1b (usando o padrão JPEG 2000), em geral produzindo arquivo menores. O formato PDF/A-3b é idêntico ao PDF/A-2b, mas aceita também incorporar outros' formatos de arquivo.


Acessibilidade universal (PDF/UA)

Cria um arquivo PDF universal que atende os requisitos de acessibilidade das especificações PDF/UA (ISO 14289).

PDF marcado (adiciona a estrutura do documento)

Selecione para gravar marcas PDF. Isso pode aumentar muito o tamanho arquivo.

O PDF com marcas contém informações sobre a estrutura do conteúdo do documento. Isso pode ajudar a exibir o documento em dispositivos com telas diferentes e quando se utiliza software de leitor de tela.

Criar formulário PDF

Selecione para criar um formulário PDF. Serve para ser preenchido e impresso pelo usuário do documento PDF.

Formato para envio

Selecione o formato de submissão dos formulários dentro do arquivo PDF.

Selecione o formato dos dados que você receberá do submissor: FDF (Forms Data Format), PDF, HTML, ou XML.

Esta configuração se sobrepõe às propriedades de URL configuradas para o documento.

Permitir nomes de campos duplicados

Permite utilizar o mesmo nome de campo para vários campos no arquivo PDF gerado. Se estiver desativado, os nomes de campo serão exportados utilizando nomes únicos gerados internamente.

Estrutura

Define as opções para várias estruturas tais como marca-páginas, anotações e leiaute de página.

Exportar tópicos

Selecione para exportar marca-páginas dos documentos do Writer como marca-páginas PDF. Marca-páginas são criados para todos os parágrafos da estrutura de tópicos (Ferramentas - Numeração de capítulos) e para todas as entradas do Índice, quando estes forem definidos como hiperlink no documento original.

note

Somente parágrafos com nível de estrutura de tópicos 1 - 10 serão exportados. O nome do estilo de parágrafo é irrelevante. Por exemplo, a versão padrão de Estilo de parágrafo Título não é exportada quando seu nível de de tópico é Corpo de texto. Para ver o nível de tópico de um parágrafo, escolha a aba Formatar - Parágrafo - Estrutura de tópicos e numeração .


Comentários como anotações PDF

Selecione para exportar as anotações de documentos do Writer e do Calc como anotações PDF.

Para exportar as anotações de um documento do Writer tal e qual como são mostrados no LibreOffice, escolha - LibreOffice Writer - Imprimir e selecione a opção Nas margens da área Anotações. As páginas exportadas serão ajustadas e as anotações serão colocadas nas margens das páginas.

Exportar páginas em branco inseridas automaticamente

Se ativado, as páginas em branco inseridas automaticamente serão exportadas no arquivo PDF. É mais apropriado se estiver imprimindo o arquivo PDF nos dois lados da folha. Exemplo: num livro, o estilo de parágrafo dos capítulos está definido para que se inicie sempre em uma página ímpar. O capítulo anterior acabou em uma página ímpar. O LibreOffice insere uma página par em branco. Essa opção controla se esta página em branco par será ou não exportada.

Utilizar XObjects de referência

Esta opção afeta a forma como as imagens PDF são exportadas de volta ao PDF. Quando esta opção é desativada, então a primeira página de dados do PDF é incluída na saída. A exportação PDF mescla as imagens usadas, fontes e outros recursos ao exportar. Esta é uma operação complexa, mas o resultado pode ser visto por muitos visualizadores. Ao contrário, quando esta opção é ativada, então usa-se a marcação XObject: é uma operação simples, mas os visualizadores precisam ter suporte para esta marcação para mostrar imagens vetoriais. Senão, uma imagem em bitmap é mostrada no visualizador.

♥ Doe para nosso projeto! ♥