Ajuda do LibreOffice 24.8
Esta guia contém as opções relacionadas à exportação para um PDF assinado digitalmente.
Assinaturas digitais são utilizadas para garantir que o PDF foi realmente criado pelo autor original (i.e. você), e que o documento não foi modificado depois que foi assinado.
A exportação para PDF assinados utiliza as chaves e certificados X.509 armazenadas no seu chaveiro local ou num smartcard.
O chaveiro local pode ser selecionado em LibreOffice → PreferênciasFerramentas → Opções… → LibreOffice → Segurança → Caminho do certificado.
Quando utilizar um smartcard, este já deve estar configurado para utilização pelo chaveiro. Normalmente isto é feito durante a instalação do software do smartcard.
Permite selecionar um certificado para assinar esta exportação PDF.
Abre a caixa de diálogo Selecionar certificado.
Todos os certificados encontrados no seu chaveiro são exibidos. Se o chaveiro estiver protegido por senha, será pedida a senha. Se utilizar um smartcard protegido por um PIN, será solicitado a fornecê-lo.
Selecione o certificado a utilizar para assinar digitalmente o PDF exportado clicando na linha correspondente e em seguida, clicando em OK.
Os campos restantes da guia Assinatura digital serão acessíveis assim que o certificado for escolhido.
Introduza a senha utilizada para proteger a chave privada associada ao certificado selecionado. Normalmente, esta é a senha do chaveiro.
Se a senha do chaveiro foi inserida na caixa Selecionar certificado, o chaveiro já pode estar destrancado e não é mais necessário a senha. Porém, para sua segurança, digite a senha de novo.
Ao assinar com um smartcard, digite o PIN aqui. Alguns smartcards pedirão a senha de novo antes de assinar. É inconveniente, mas é assim que as smartcards funcionam.
Estes três campos permitem inserir informações adicionais opcionais sobre a assinatura digital que será aplicada no PDF (onde, por quem e por que foi assinado). Essas informações serão incorporadas nos campos apropriados do arquivo PDF e serão visíveis a todos que visualizarem o PDF. Cada campo, ou todos eles podem ser deixados em branco.
Durante o processo de assinatura do PDF, a ACT será utilizada para obter um carimbo do tempo digital que será incorporado na assinatura. Este carimbo do tempo (com base na RFC 3161) permite que todos que estão vendo o PDF comprovem a data e hora em que o documento foi assinado.
Se não selecionar a URL de uma autoridade de carimbo do tempo (opção padrão), a assinatura não terá um carimbo do tempo, porém utilizará a hora obtida do seu computador local.