Interface de usuário

Abre a caixa de diálogo Selecione sua interface de usuário preferida para permitir que escolha o layout da interface de usuário do LibreOffice.

Para acessar este comando...

Na barra de menu:

Escolha o menu Exibir - Interface do usuário

Na interface em abas:

No menu da linha de abas (☰), escolha Interface de usuário.


A barra de abas mostra uma maneira diferente de organizar controles e ícones do que uma coleção de ícones em linha, exibindo grupos contextuais de comandos e conteúdos para um uso mais rápido e mais conforto para o usuário.

Disposição da interface do usuário

A entrada Interface do usuário define quais elementos da interface do usuário são visíveis.

Barra padrão de ferramentas

Modo clássico com duas barras de ferramentas visíveis - Padrão e Formatação. A barra lateral está parcialmente recolhida e mostra apenas as abas. Destinado a usuários familiarizados com a interface clássica.

Em abas

Neste modo, a barra é dividida em abas, onde cada aba exibe um conjunto de ícones agrupados por contexto. O contexto também pode mudar dependendo do objeto selecionado no documento, por exemplo, uma tabela ou uma figura. A interface do usuário com abas é a mais semelhante às fitas (ribbon) usadas no Microsoft Office. O modo organiza as funções em guias e torna o menu principal obsoleto.

Abas compactas

A variante Abas compactas é familiar à interface do Microsoft Office, porém ocupa menos espaço em telas pequenas.

Barra agrupada compacta

A interface de Barra agrupadas compacta fornece acesso a funções em grupos, com ícones para os recursos usados com mais frequência e menus suspensos para outros. Esta variante compacta favorece o espaço vertical.

Contextual única

A interface contextual única mostra funções em uma barra de ferramentas de linha única com conteúdo dependente do contexto.

Barra única

Interface de usuário padrão, mas com barra de ferramentas de linha única. Destinado ao uso em telas pequenas. A barra lateral está recolhida.

Barra lateral

Interface de usuário padrão com barra lateral expandida. Usuários experientes que desejam alterar rapidamente muitas propriedades diferentes são aconselhados a usar esta interface de usuário.

Quando o usuário ativa barras de ferramentas adicionais, elas serão salvas no perfil do usuário. Portanto, ao retornar no modo de barra de abas, todas as barras de ferramentas visíveis antes serão mostradas de novo.

note

Os modos Em abas e Barra agrupada também estão disponíveis como variantes compactas.


tip

O tamanho do ícone da barra de aba é ajustável na caixa de lista em - LibreOffice - Exibir - Tamanho dos ícones - Barra de abas.


note

A barra de abas não pode ser personalizada.


warning

A atual implementação (LibreOffice 24.2) da barra de abas é comum aos módulos Writer, Calc, Draw e Impress. Uma mudança na barra de abas de um módulo afeta a barra de abas dos demais.


♥ Doe para nosso projeto! ♥