Ortografia

Verifica o documento ou o texto selecionado em busca de erros de ortografia. Se uma extensão de correção gramatical estiver instalada, a caixa de diálogo também verifica erros gramaticais.

Para acessar este comando...

Na barra de menu:

Escolha Ferramentas - Ortografia e gramática.

Na interface em abas:

Escolha Revisão - Ortografia.

No menu Revisão da aba Revisão, escolha Ortografia.

Nas barras de ferramentas:

Ícone

Ortografia

Com o teclado:

F7


A verificação ortográfica tem início na posição atual do cursor e se estende até o fim do documento ou da seleção. Você pode então escolher continuar a verificação ortográfica a partir do início do documento.

O verificador ortográfico procura palavras com erros de grafia e dá a opção de adicionar uma palavra desconhecida a um dicionário de usuário. Quando a primeira palavra com erro ortográfico é encontrada, a caixa de diálogo Verificação ortográfica é aberta.

Erros de ortografia são sublinhados em vermelho, error gramaticais em azul.

Idioma do texto

Especifica o idioma que será utilizado na verificação ortográfica.

Se a verificação ortográfica estiver ativada para determinado idioma, haverá uma marca de seleção ao lado da entrada desse idioma.

Não consta do dicionário

A palavra com erro ortográfico será exibida realçada na frase. Edite a palavra ou a frase, ou clique numa das sugestões na caixa de texto abaixo.

Ignorar

Ignora a palavra desconhecida e continua com a verificação ortográfica.

note

O rótulo desse botão será alterado para Continuar se você deixar a caixa de diálogo Verificação ortográfica aberta quando retornar ao documento. Para retomar a verificação a partir da posição atual do cursor, clique em Continuar.


Ignorar sempre

Omite todas as ocorrências da palavra desconhecida até o fim da sessão atual do LibreOffice e continua com a verificação ortográfica.

Ignorar regra

Aparece ao verificar a gramática. Clique para ignorar a mudança gramatical sugerida.

Adicionar ao dicionário

Adiciona a palavra desconhecida a um dicionário definido pelo usuário.

tip

Para adicionar um novo dicionário, clique em Opções e, a seguir em Novo. Depois que o LibreOffice for reiniciado, vários dicionários definidos pelo usuário serão exibidos quando Adicionar ao dicionário for pressionado. Selecione qual dicionário deve receber a palavra adicionada.


Sugestões

Mostra uma lista das palavras sugeridas para substituir a palavra incorreta. Selecione a palavra que pretende utilizar e clique em Corrigir ou Corrigir tudo.

Corrigir

Substitui a palavra desconhecida pela sugestão atual. Se efetuou alterações para além da palavra com erros ortográficos, toda a frase será substituída.

Corrigir tudo

Substitui todas as ocorrências da palavra desconhecida pela sugestão atual.

Verificar gramática

Ative para trabalhar primeiro em todos os erros de ortografia e, em seguida, em todos os erros de gramática.

Opções

Abre a caixa de diálogo, onde você pode selecionar dicionários definidos pelo usuário e definir as regras para a correção ortográfica.

Desfazer

Clique para desfazer a última alteração na sentença atual. Clique de novo para desfazer a alteração anterior na mesma sentença.

♥ Doe para nosso projeto! ♥