Abrir

Abre um arquivo local ou remoto. Pode-se abrir mais de um arquivo por vez.

Para acessar este comando...

Na barra de menu:

Escolha Arquivo - Abrir.

Na interface em abas:

Escolha Arquivo - Abrir.

Do centro de partida:

Abrir arquivo.

Nas barras de ferramentas:

Ícone Abrir

Abrir arquivo

Com o teclado:

+O


As caixas de diálogo de arquivo - tais como Abrir, Salvar como e similares - estão disponíveis de duas maneiras diferentes:

Escolha - LibreOffice - Geral para trocar de caixa de diálogo.

note

Se o arquivo que deseja abrir contém estilos, serão aplicadas regras especiais.


Seleção de pasta

Escolha sua pasta preferida na lista suspensa ou digite seu nome de caminho. A função Autocompletar pode ser usada para facilitar a digitação.

Conecte-se a um servidor com ajuda da caixa de diálogo Serviços de arquivo.
Selecione uma pasta acima com o Ícone Abrir.

Adiciona uma subpasta à pasta atual com o botão Criar pasta.

Locais e arquivos

Adicione a pasta atual aos seus lugares favoritos usando +. Remova um local selecionado da lista com -.

Exibe os arquivos e pastas na pasta em que você está. Clique nos cabeçalhos das colunas para classificar os nomes, tipos, tamanhos ou datas dos arquivos em ordem crescente ou decrescente.

tip

Para abrir mais de um arquivo ao mesmo tempo, cada um em sua própria janela, pressione enquanto clica sobre o arquivo, e depois clique Abrir.


Caixas de diálogo de arquivos de sistemas modernos apresentam muitos recursos para o manejo de arquivos. A maioria permite renomear, excluir, criar arquivos, ordenar listas de arquivos, exibir arquivos e pastas em ícones, árvores ou listas, percorrer o sistema de arquivos e muito mais. Utilize o botão direito do mouse para obter uma lista de comandos para os arquivos selecionados na área de exibição.

Nome do arquivo

Digite um nome de arquivo ou um caminho para o arquivo.

Os recursos abaixo estão disponíveis na caixa de diálogo:

  1. O LibreOffice possui a função Autocompletar que se ativa sozinha em alguns textos e caixas de listagem. Por exemplo, entre no campo da URL e a função Autocompletar exibe o primeiro arquivo ou o primeiro diretório encontrado que começa com a letra "a".

  2. Utilize a seta para baixo para rolar para outros arquivos e diretórios. Utilize a seta para a direita para exibir também um subdiretório existente no campo da URL. A função autocompletar rápida está disponível se você pressionar a tecla End após inserir parte da URL. Uma vez encontrado o documento ou diretório desejado, pressione Enter.

Tipo de arquivo

Selecione o tipo de arquivo que deseja abrir ou selecione Todos os arquivos(*) para exibir uma lista de todos os arquivos na pasta.

Versão

Se houver várias versões do arquivo selecionado, selecione a versão que deseja abrir. Você pode salvar e organizar várias versões de um documento, escolhendo Arquivo - Versões. As versões de um documento são abertas em modo somente leitura.

Só leitura

Abre o arquivo no modo só leitura.

Abrir

Abre os documentos selecionados.

Abrir documentos com modelos

Ao abrir um documento criado a partir de um modelo, o LibreOffice verifica se o modelo foi modificado desde a última vez que foi aberto. Se o modelo tiver sido alterado, uma caixa de diálogo aparecerá para você poder selecionar os estilos que devem ser aplicados ao documento.

O LibreOffice reconhece modelos localizados em qualquer diretório definido para a entrada Modelos em - LibreOffice - Caminhos.

Se um documento foi criado por meio de um modelo que não pode ser encontrado, uma caixa de diálogo aparece perguntando como proceder na próxima vez em que o documento for aberto.

Para romper o vínculo entre o documento e o modelo que está faltando, clique em Não; caso contrário, o LibreOffice procurará o modelo na próxima vez que abrir o documento.

note

Ao utilizar Arquivo - Salvar como e selecionar um filtro de modelo para salvar um modelo em qualquer outra pasta que não esteja no caminho Modelos, então os documentos baseados nesse modelo não serão verificados.


♥ Doe para nosso projeto! ♥