Sobre filtros de importação e exportação

Além de seus próprios formatos XML, o LibreOffice permite abrir e salvar muitos outros formatos XML.

Pode haver casos onde é necessário selecionar o tipo de arquivo na caixa de diálogo Abrir. Por exemplo, se tiver uma tabela de banco de dados no formato de texto que deseja abrir como uma tabela de banco de dados, será necessário especificar o tipo de arquivo "Texto CSV" após selecionar o arquivo.

Macros BASIC em documentos do Microsoft Office

Em Carregar/Salvar → Propriedades VBA você pode especificar as configurações para os códigos de macro do VBA em documentos do Microsoft Office. As macros do VBA não conseguem ser executadas no LibreOffice; devem primeiro serem convertidas e adaptadas. Muitas vezes você deseja somente utilizar o LibreOffice para alterar o conteúdo visível de um arquivo do Microsoft Word, Microsoft Excel ou Microsoft PowerPoint e depois salvar o arquivo novamente no formato do Microsoft Office sem alterar as macros contidas nele. Você pode definir o comportamento do LibreOffice como desejar: para que as macros do VBA sejam salvas em forma comentada como uma sub-rotina do LibreOffice e quando o documento for salvo no formato Microsoft Office, elas sejam gravadas de volta de maneira correta ou para que as macros do Microsoft Office sejam removidas ao carregar. A última opção é uma proteção eficaz contra vírus nos documentos do Microsoft Office.

Notas sobre formatos externos e tipos de arquivos

Mesmo que não estejam instalados, alguns filtros podem ser selecionados nas caixas de diálogo Abrir e Salvar. Se você selecionar um desses filtros, será exibida uma mensagem dizendo que você ainda pode instalar o filtro necessário.

Ícone Dica

O filtro Texto codificado o ajuda a abrir e salvar documentos de texto com outra codificação de fonte. O filtro abre uma caixa de diálogo que torna possível a seleção do conjunto de caracteres, de fontes padrão, idioma e quebra de parágrafos.


Importar e exportar no formato HTML

Com o LibreOffice Writer, você pode inserir notas de rodapé e de fim no documento HTML. Elas serão exportadas como tags meta. Os caracteres das notas de rodapé e de fim serão exportados como hiperlinks.

As anotações são utilizadas para incluir caracteres desconhecidos em um documento HTML. Cada nota que começar com "HTML:..." e terminar com ">" será tratada como um código HTML, mas será exportada sem essas indicações. É possível incluir várias tags em torno de texto depois de "HTML:..." Caracteres acentuados são convertidos no conjunto de caracteres ANSI. As anotações são criadas durante a importação (por exemplo, no caso de tags meta que não têm espaço nas propriedades do arquivo ou de tags desconhecidas).

A importação HTML do LibreOffice Writer é capaz de ler arquivos que tenham a codificação de caracteres UTF-8 ou UCS2. Todos os caracteres contidos no conjunto de caracteres ANSI ou no conjunto de caracteres do sistema poderão ser exibidos.

Ao exportar para HTML, o conjunto de caracteres selecionado em → Carregar/Salvar → Compatibilidade com HTML será utilizado. Caracteres ausentes ali serão escritos numa forma substituta, que será exibida corretamente nos modernos navegadores web. Ao exportar tais caracteres, haverá um aviso apropriado.

Se, em - Carregar/Salvar - Compatibilidade HTML, selecionar Mozilla Firefox ou LibreOffice Writer como opção de exportação, durante a exportação todos os atributos de fonte importantes são exportados como atributos diretos (por exemplo: cor do texto, tamanho das letras, negrito, itálico, etc.) em estilos CSS 1. (CSS significa Cascading Style Sheets.) A importação também é realizada de acordo com este padrão.

A propriedade "font" corresponde ao Mozilla Firefox: antes de especificar o tamanho da fonte, pode especificar valores opcionais para "font-style" (italic, none), "font-variant" (normal, small-caps) e "font-weight" (normal, bold).

Se o LibreOffice Writer for definido como opção de exportação, os tamanhos do campo de controle e suas respectivas margens internas serão exportados como estilos (formatos de impressão). As propriedades de tamanho CSS1 são baseadas em valores de "largura" e "altura". A propriedade "Margem" é usada para estabelecer margens iguais em todos os lados da página. Para permitir margens diferentes, são usadas as propriedades "Margin-Left", "Margin-Right", "Margin-Top" e "Margin-Bottom".

As distâncias das figuras e plug-ins ao conteúdo podem ser definidas individualmente para exportar para o LibreOffice Writer. Se as margens superior/inferior e esquerda/direita forem definidas com valores diferentes, as distâncias serão exportadas em uma opção "STYLE" para o tag correspondente como uma propriedade de tamanho CSS1 "margin-top", "margin-bottom","margin-left" e "margin-right".

Os quadros são suportados através da utilização de extensões CSS1 para objetos em posição absoluta. Esta situação só será aplicável às opções de exportação do navegador Mozilla Firefox ou LibreOffice Writer. Quadros podem ser alinhados como figuras, e quadros flutuantes, mas não é possível em quadros com vínculos a caracteres.

Os quadros serão exportados como tags "<SPAN>" ou "<DIV>" quando não contém colunas. Caso contrário, eles serão exportados como "<MULTICOL>".

A unidade de medida definida no LibreOffice será utilizada para a exportação as propriedades CSS1 do HTML. A unidade pode ser definida separadamente para textos e documentos HTML em → LibreOffice Writer → Geral ou em → LibreOffice Writer/Web → Exibir. O número de casas decimais exportadas depende da unidade.

Unidade de medida

Nome da unidade de medida em CSS1

Número máximo de casas decimais

Milímetro

mm

2

Centímetro

cm

2

Polegada

in

2

Pica

pc

2

Ponto

pt

1


O filtro de página da Web do LibreOffice oferece suporte a certas capacidades do CSS2. Contudo, para utilizá-lo, a exportação do leiaute de impressão deve ser ativada em → Carregar/Salvar → Compatibilidade HTML. Com isso, em documentos HTML, além do estilo de página HTML, você pode utilizar também os estilos "Primeira página", "Página esquerda" e "Página direita". Esses estilos permitem definir diferentes tamanhos de páginas e margens para a primeira página e para as páginas direita e esquerda ao imprimir.

Importar e exportar numeração

Se em - Carregar/Salvar - Compatibilidade com HTML, a opção de exportação selecionada for "LibreOffice Writer", os recuos das numerações serão exportados como a propriedade "margin-left" do CSS1 no atributo STYLE das tags <OL> e <UL>. A propriedade indica a diferença relativa ao recuo do nível imediatamente superior.

Um recuo de parágrafo à esquerda na numeração é indicado como propriedade CSS1 "margin-left". Os recuos de primeira linha são ignorados na numeração e não são exportados.

Importar e exportar arquivos de planilha

O LibreOffice importa e exporta referências para seções excluídas, por exemplo, uma coluna referenciada. A fórmula inteira pode ser exibida durante o processo de exportação e a referência excluída contém uma indicação (#REF!) à referência. Será criada uma #REF! correspondente para a referência durante a importação.

Importar e exportar arquivos de figuras

Como nos documentos HTML, você pode escolher utilizar um filtro, com ou sem o elemento (LibreOffice Impress) no nome, para abrir um arquivo de figura do LibreOffice. Se for sem o elemento, o arquivo será aberto como um documento do LibreOffice Draw. Caso contrário, o arquivo salvo por uma versão antiga do programa será aberto no LibreOffice Impress.

Quando você importa um arquivo EPS, será exibida uma visualização da figura no documento. Se a visualização não estiver disponível, será exibido um espaço reservado (correspondente ao tamanho da figura) no documento. No Unix e no Microsoft Windows, é possível usar uma impressora PostScript para imprimir o arquivo importado. Durante a exportação de figuras EPS, será criada uma visualização no formato TIFF ou EPSI. Se uma figura EPS for exportada com outras figuras de formato EPS, esse arquivo será incorporado sem alterações ao novo arquivo.

As figuras em formato TIFF com várias páginas são permitidas quando elas são importadas ou exportadas no formato TIFF. As figuras são recuperadas como um conjunto de imagens individuais em um único arquivo como, por exemplo, cada página de um fax.

Algumas opções do LibreOffice Draw e do LibreOffice Impress podem ser acessadas através de Arquivo - Exportar. Veja Opções de exportação de figuras para mais informações.

PostScript

Para exportar um documento ou uma figura no formato PostScript:

  1. Se ainda não tiver sido feito, instale um driver de impressora PostScript como, por exemplo, o driver Apple LaserWriter.

  2. Imprima o documento com o comando de menu Arquivo - Imprimir.

  3. Selecione a impressora PostScript na caixa de diálogo e marque a caixa de seleção Imprimir em arquivo. Será criado um arquivo PostScript.

♥ Doe para nosso projeto! ♥