Glossário geral

Este glossário inclui explicações sobre os termos mais importantes encontrados no LibreOffice.

Utilize o glossário para procurar pelos termos desconhecidos que encontrar nos aplicativos do LibreOffice.

Menu de contexto

Para ativar o menu de contexto de um objeto, primeiramente clique com o botão do mouse no objeto para selecioná-lo e, em seguida, . É possível chamar alguns menus de contexto mesmo sem selecionar o objeto. Os menus de contexto são encontrados em praticamente todo o LibreOffice.

ASCII

Abreviação de American Standard Code for Information Interchange. ASCII é um conjunto de caracteres para exibição de fontes em computadores pessoais. Consiste em 128 caracteres, incluindo letras, números, pontuação e símbolos. O conjunto de caracteres ASCII estendido contém 256 caracteres. Cada caractere recebeu um número único, também chamado de Código ASCII.

Em páginas HTML, deverão aparecer somente caracteres do conjunto de caracteres ASCII de 7 bits. Outros caracteres, como o trema, se distinguem por meio de um código separado. Você pode inserir caracteres do código ASCII estendido: O filtro de exportação do LibreOffice executará a conversão necessária.

Banco de dados relacional

Um banco de dados relacional é uma coleção de itens de dados organizados como um conjunto de tabelas descritas formalmente, cujos dados podem ser acessados ou remontados de várias maneiras, sem precisar reorganizar as tabelas de bancos de dados.

Um sistema de gerenciamento de bancos relacionais (SGBD) é um programa que permite a criação, a atualização e a administração de um banco de dados relacional. Um SGBD utiliza as instruções SQL (Structured Query Language) inseridas por um usuário ou contidas em um programa aplicativo e cria, atualiza ou fornece acesso ao banco de dados.

Um bom exemplo de banco de dados relacional pode ser obtido com um banco de dados que contenha tabelas de clientes, compras e faturamento. Na tabela de faturamento, não há dados reais de clientes e de compras; no entanto, a tabela contém referências por meio de um vínculo relacional, ou uma relação, com os respectivos campos das tabelas de clientes e de compras (por exemplo, o campo de ID do cliente na tabela de clientes).

Banco de dados SQL / Servidor SQL

Um banco de dados SQL é um sistema de banco de dados que oferece uma interface SQL. Os bancos de dados SQL muitas vezes são usados em redes cliente/servidor em que vários clientes acessam um servidor central (por exemplo, um servidor SQL); por esse motivo, também são chamados de bancos de dados do servidor SQL ou, abreviadamente, de servidores SQL.

No LibreOffice, você pode integrar bancos de dados SQL externos. Esses bancos podem estar no seu disco rígido local assim como na rede. O acesso é obtido por ODBC, JDBC ou por driver nativo integrado ao LibreOffice.

Caracteres de meia largura e de largura inteira

Meia largura e largura total são propriedades usadas para diferenciar caracteres usados por alguns scripts e idiomas do Leste Asiático, principalmente chinês, japonês e coreano (CJK).

Os caracteres Han, Hiragana e Katakana, bem como os caracteres Hangul usados por esses scripts são geralmente de formato quadrado e em exibição de largura fixa (monoespaçada) ocupam espaço de dois caracteres latinos / ASCII. Eles são, portanto, chamados de caracteres de largura total, enquanto as letras do alfabeto latino, dígitos e sinais de pontuação incluídos no conjunto de caracteres ASCII são chamados de caracteres de meia largura.

Por razões históricas, um conjunto de letras latinas quadradas, dígitos e sinais de pontuação também são definidos e usados na tipografia CJK, além ou no lugar de suas contrapartes de meia largura. Eles são chamados de formas de largura total. Da mesma forma, também existem formas de meia largura dos caracteres Katakanas e Hangul Jamos, comuns de largura total, e eles têm formas mais estreitas em vez de quadradas. As formas de meia largura e largura total de um caractere são essencialmente duas maneiras de escrever o mesmo caractere, assim como as formas maiúsculas e minúsculas do alfabeto latino. O LibreOffice oferece suporte à conversão entre meia largura e largura total, além de ignorar a diferença de largura ao combinar strings de texto.

Chave primária

Uma chave primária serve como identificador único dos campos de bancos de dados. A identificação única dos campos de bancos de dados é usada nos bancos de dados relacionais, para acessar dados em outras tabelas. Se for feita uma referência a uma chave primária de outra tabela, trata-se de uma chave externa.

No LibreOffice, você define a chave primária na exibição de edição de uma tabela escolhendo o comando relevante no menu de contexto de um cabeçalho de linha para o campo selecionado.

Contador

  1. Nos controles do formulário, um botão contador é uma propriedade de um campo numérico, monetário, de data, ou campo de hora. Se a propriedade "Botão contador" estiver ativada, o campo mostra um par de símbolos com setas apontando para direções opostas, tanto na vertical, quanto na horizontal.

  2. Na IDE do Basic, um botão contador é o nome usado para campos numéricos junto com os dois símbolos de seta.

Pode-se digitar um valor numérico no campo ao lado do botão contador, ou selecionar o valor com a os símbolos Seta para cima ou Seta para baixo do botão contador. No teclado você pode pressionar as teclas Seta para cima e Seta para baixo para aumentar ou diminuir o valor. Você pode pressionar as teclas Page Up e Page Down para alcançar o valor máximo e o valo mínimo.

Se o campo ao lado do contador definir valores numéricos, você também pode definir uma unidade de medida, por exemplo, 1 cm ou 5 mm, 12 pt ou 2".

DDE

DDE significa "Dynamic Data Exchange", que é um antecessor da OLE, "Object Linking and Embedding". Com o DDE, os objetos são vinculados por meio de referência de arquivo, mas não são incorporados.

Você pode criar um vínculo DDE usando o seguinte procedimento: Selecione as células de uma planilha do Calc, copie-as para a área de transferência, alterne para outra planilha e selecione a caixa de diálogo Editar - Colar especial. Para inserir o conteúdo como vínculo DDE, selecione a opção Vincular. Quando ativar um vínculo, a área da célula inserida será lida no arquivo original.

Encaixar

Algumas janelas do LibreOffice, por exemplo, as janelas Estilos e do Navegador, são janelas "encaixáveis". Pode-se movê-las, redimensioná-las ou encaixá-las em uma borda. Em cada borda, pode-se encaixar várias janelas, umas sobre as outras ou uma ao lado da outra; assim, movendo as linhas das bordas, você pode alterar as proporções relativas das janelas.

Para desencaixar e reencaixar, pressione a tecla , dê um duplo clique em uma área vazia na janela. Na janela Estilos, você também pode fazer um duplo clique em uma parte cinza da janela próxima aos ícones, enquanto pressiona a tecla .

Encaixar (auto-ocultar)

Em qualquer borda de janela com outra janela encaixada, você verá um botão que lhe permitirá mostrá-la ou ocultá-la.

Entrelinhas de página (registro de conformidade)

No LibreOffice, o registro de conformidade é conhecido por Entrelinhas de página.

Entrelinhas de página se refere a impressão em coincidência de linhas dentro de uma área de impressão na frente e verso de uma página. A entrelinha de página torna a página mais fácil de ler, evitando sombras cinzentas de transparecer entre as linhas do texto. O termo também se aplica à linhas em colunas adjacentes, onde as linhas em colunas diferentes utilizam a mesma grade vertical, alinhado-se verticalmente entre si.

A impressão com entrelinhas de página é particularmente útil para documentos com páginas adjacentes (livros ou livretos), leiautes de página com várias colunas, e para documento a serem impressos frente e verso.

Foco

Num documento de formulário, um controle deve receber o foco do usuário para se tornar ativo e executar suas tarefas. Por exemplo, os usuários devem dar foco a uma caixa de texto para inserir texto nela.

Existem várias maneiras de dar foco a um controle:

Formatação

Formatação refere-se à disposição visual do texto quando se utiliza um programa de processamento de texto ou DTP. Isso inclui a definição do formato do papel, das bordas das páginas, das fontes e efeitos das fontes, assim como dos recuos e espaçamento. Você pode formatar o texto diretamente ou com os estilos fornecidos pelo LibreOffice.

Formatação direta e formatação por estilos

Um estilo é um conjunto de atributos de formatação, agrupados e identificados por um nome (o nome do estilo). Ao aplicar um estilo a um objeto, o objeto é formatado com o conjunto de atributos do estilo. Vários objetos da mesma natureza podem ter o mesmo estilo. Como consequência, quando você altera o conjunto de atributos de formatação do estilo, todos os objetos associados ao estilo também alteram seus atributos de formatação respectivamente. Use estilos para formatar uniformemente um grande conjunto de parágrafos, células e objetos e gerenciar melhor a formatação de documentos.

Ao não usar estilos e aplicar atributos de formatação a partes do texto diretamente, chama-se formatação direta (ou de formatação manual). A formatação é aplicada apenas à área selecionada do documento. Se o documento tiver vários parágrafos, quadros ou qualquer outro objeto, deve aplicar a formatação direta a cada objeto. A formatação direta está disponível no menu Formatar e na barra de ferramentas Formatação.

Um atributo de formatação direta aplicado num objeto substitui o atributo correspondente do estilo aplicado ao objeto.

IME

IME é o acrônimo de Input Method Editor. É um programa que permite ao usuário inserir caracteres complexos para conjuntos de caracteres não ocidentais usando um teclado padrão.

JDBC

Você pode usar a API JDBC (Java Database Connectivity) para conectar-se a um banco de dados do LibreOffice. Os drivers JDBC são escritos na linguagem de programação Java e são independentes da plataforma.

Kerning

Kerning significa o aumento ou a diminuição do espaço entre pares de letras para o aprimoramento da aparência geral do texto.

As tabelas de kerning contêm informações sobre quais pares de letras requerem mais espaçamento. Essas tabelas geralmente são um componente de uma fonte.

Leiaute de texto complexo (CTL)

Os idiomas com leiaute de texto complexo podem ter alguns ou todos os recursos a seguir:

Atualmente, o LibreOffice oferece suporte a hindi, tailandês, hebraico e árabe como idiomas CTL.

Ative o suporte CTL ao utilizar - Idiomas e localidades - Geral.

Objeto

Um objeto é um elemento de tela que contém dados. Pode referir-se a dados do aplicativo, como texto ou figura.

Os objetos são independentes e não têm influência uns sobre os outros. Todo objeto que contém dados pode ter determinados comandos atribuídos. Por exemplo, um objeto gráfico possui comandos para edição de imagem e uma planilha com comandos de cálculo.

Objeto de Bézier

Desenvolvida pelo matemático francês Pierre Bézier, a curva de Bézier é uma curva definida matematicamente, usada em aplicativos gráficos bidimensionais. A curva é definida por quatro pontos: a posição inicial e a posição final, além de dois pontos médios separados. Os objetos de Bézier podem ser modificados movendo-se esses pontos com o mouse.

ODBC

O ODBC (Open Database Connectivity) é uma norma de protocolo com a qual os aplicativos podem acessar sistemas de bancos de dados. A linguagem de consulta utilizada é o SQL (Structured Query Language). No LibreOffice, você pode determinar para cada banco de dados se os comandos SQL serão usados para executar consultas. Como alternativa, você pode usar a ajuda interativa para definir sua consulta com um clique do mouse e tê-la traduzida automaticamente em SQL pelo LibreOffice.

OLE

Os objetos OLE (Object Linking and Embedding) podem ser vinculados a um documento de destino ou também podem ser incorporados. A incorporação insere uma cópia do objeto e detalhes do programa de origem no documento de destino. Caso deseje editar o objeto, basta ativar o programa de origem, clicando duas vezes no objeto.

Se um objeto OLE estiver vinculado a um documento de destino, o documento de destino deverá estar disponível no local especificado no link. Excluir ou mover o documento de destino impossibilitará a abertura do objeto OLE vinculado. Você pode usar a opção Salvar URLs relativos ao sistema de arquivos na página Geral das opções Carregar e Salvar para configurar seu sistema para salvar links relativo ao seu sistema de arquivos.

OpenGL

OpenGL representa uma linguagem gráfica 3D, desenvolvida inicialmente pela SGI (Silicon Graphics Inc). Dois dialetos dessa linguagem são comumente usados: O Microsoft OpenGL, desenvolvido para uso no Windows NT, e o Cosmo OpenGL, criado pela SGI. O segundo representa uma linguagem gráfica independente, para todas as plataformas e todos os tipos de computadores, utilizável até mesmo em máquinas sem hardware gráfico 3D especial.

PNG

Portable Network Graphics (PNG) é um formato de arquivo gráfico. Os arquivos são compactados com um fator de compactação selecionável e, diferentemente do que ocorre com arquivos em formato JPG, os arquivos PNG são sempre compactados sem perda de informação.

RTF

RTF (Rich Text Format) é um formato de arquivo desenvolvido para a transferência de arquivos de texto. Um recurso especial é a formatação ser convertida em informações de texto legíveis diretamente. Infelizmente, em comparação com outros formatos de arquivo, este cria arquivos relativamente grandes.

Salvar em caminho relativo e absoluto

Em várias caixas de diálogo (por exemplo, Editar - Autotexto), você pode selecionar se deseja salvar arquivos de forma relativa ou absoluta.

Se você escolher salvar no modo relativo, as referências a figuras incorporadas ou a outros objetos no documento serão salvas em relação à localização no sistema de arquivos. Nesse caso, não importa onde está registrada a estrutura de diretórios mencionada. Os arquivos serão encontrados independentemente da localização, desde que a referência permaneça na mesma unidade ou volume. Isso é importante quando você deseja que o documento esteja disponível para outros computadores que possam ter estrutura de diretórios, nome de volume e unidade completamente diferentes. Também é recomendado salvar no modo relativo quando desejar criar uma estrutura de diretórios em um servidor da Internet.

Se você preferir salvar no modo absoluto, todas as referências a outros arquivos também serão definidas como absolutas, com base nos respectivos discos, volume ou diretório raiz. A vantagem é que o documento que contém as referências pode ser movido para outros diretórios ou pastas, e as referências permanecem válidas.

Sistema de numeração

Um sistema de numeração é determinado pelo número de caracteres disponíveis para representação de números. O sistema decimal, por exemplo, é baseado nos dígitos (0..9), o sistema binário é baseado nos dois dígitos 0 e 1, e o sistema hexadecimal é baseado em 16 caracteres (0...9 e A...F).

SQL

O SQL (Structured Query Language) é uma linguagem usada em consultas de bancos de dados. No LibreOffice, você pode formular consultas em SQL ou interativamente com o mouse.

Vínculo

O comando Vínculos externos encontra-se no menu Editar. O comando é ativado somente quando houver um vínculo no documento atual. Quando uma imagem for inserida, por exemplo, há duas possibilidades: (1) inserir a imagem diretamente no documento, ou, (2) inserir como vínculo.

Quando um objeto é inserido diretamente em um documento, o tamanho do documento aumenta no mínimo pelo tamanho em bytes do objeto. Você pode salvar o documento e abri-lo em outro computador, e o objeto inserido ainda estará na mesma posição no documento.

Se você inserir o objeto como vínculo, será inserida somente uma referência ao nome do arquivo. O tamanho do arquivo do documento só aumenta na referência do caminho e do arquivo. No entanto, se você abrir o documento em outro computador, o arquivo vinculado deverá estar exatamente na mesma posição fornecida pela referência, de modo a exibir o objeto no documento.

Use Editar - Vínculos externos para ver quais arquivos estão inseridos como vínculos. Os vínculos podem ser removidos se necessário. Isso quebrará o vínculo e inserirá o objeto diretamente.

Viúvas e órfãs

Viúvas e órfãs são termos tipográficos históricos, que vêm sendo usados há muitos anos. Viúva é uma linha curta no final de um parágrafo que, quando impressa, aparece sozinha na parte superior da página seguinte. Órfã, por sua vez, é a primeira linha de um parágrafo impressa sozinha na parte inferior da página anterior. Em um documento de texto do LibreOffice, você pode impedir automaticamente essas ocorrências no estilo de parágrafo desejado. Ao fazer isso, você pode determinar a quantidade mínima de linhas que serão mantidas juntas em uma página.

♥ Doe para nosso projeto! ♥