Gráficos do tipo XY (Dispersão)

Na primeira página do Assistente de gráfico você pode escolher um tipo de gráfico.

Para acessar este comando...

Selecione Inserir – Gráfico...

Icon

Inserir Gráfico


XY (Dispersão)

A forma básica de um gráfico XY é descrita por uma série de dados contendo um nome, uma lista de valores x, e uma lista de valores y. Cada par de valores (x|y) é mostrado por um ponto num sistema de coordenadas. O nome da série de dados é associado com os valores y e indicado na legenda.

Escolha um gráfico XY para as seguintes tarefas de exemplo:

  1. escala o eixo x

  2. gera uma curva paramétrica, por exemplo uma espiral

  3. desenha o gráfico de uma função

  4. explore a associação estatística de variáveis quantitativas

O gráfico XY pode ter mais de uma série de dados.

Variantes de gráfico XY

Você pode escolher uma variante de um gráfico XY na primeira página do Assistente de gráfico ou escolhendo Formatar – Tipo de gráfico para um gráfico no modo de edição.

O gráfico será criado com as configurações padrão. Após concluir o gráfico, você pode editar as propriedades para alterar sua aparência. Estilos de linha e ícones podem ser alterados na página da guia Linha na caixa de diálogo de propriedades da série de dados.

Faça um clique duplo em qualquer ponto de dados para abrir a caixa de diálogo Séries de dados. Nesta caixa, pode-se alterar muitas propriedades da série de dados.

Para gráficos 2D, você pode selecionar Inserir - Barras de erros Y para ativar a exibição de barras de erros.

Você pode ativar a exibição de linhas de valor médio e linhas de tendência utilizando comandos no menu Inserir.

Somente pontos

Cada ponto de dados será mostrado por um ícone. O LibreOffice utiliza ícones padrão com formas e cores diferentes para cada série de dados. As cores padrão são definidas em - Gráficos - Cores padrão.

Somente linhas

Esta variante desenha linhas retas de um ponto de dados para o seguinte. Os pontos de dados não são mostrados por ícones.

A ordem do desenho é a mesma da série de dados. Marque Ordenar pelos valores de X para desenhar as linhas na ordem dos valores de x. Esta ordenação se aplica somente ao gráfico, não aos dados na tabela.

Pontos e linhas

Esta variante mostra pontos e linhas ao mesmo tempo.

Linhas em 3D

As linhas são mostradas como fitas. Os pontos de dados não são mostrados por ícones. No gráfico concluído, escolha Exibição 3D para definir propriedades como iluminação e ângulo de exibição.

Linhas suaves

Escolha Suave no Tipo de linha para criar curvas em vez de linhas retas.

Clique em Propriedades para definir os detalhes das curvas.

Spline cúbica interpola os pontos de dados com polinômios de grau 3. As transições entre os segmentos de polinômio serão suaves, tendo a mesma inclinação e curvatura.

A Resolução determina quantos segmentos de reta serão calculados para desenhar um segmento de curva polinomial entre dois pontos de dados. Você pode ver os pontos intermediários ao clicar em qualquer ponto de dados.

A Spline B utiliza uma curva interpoladora polinomial Spline B parametrizada. Essas curvas são construídas a partir de segmentos de polinômios. O Grau do polinômio define o grau destes polinômios.

Linhas em escada

Escolha Escada no Tipo de linha para criar etapas entre os pontos em vez de linhas retas.

Clique em Propriedades para definir os detalhes das curvas.

Existem 4 tipos de escada:

♥ Doe para nosso projeto! ♥