Dados

Utilize os comandos do menu Dados para editar os dados na planilha atual. Você pode definir intervalos, ordenar e filtrar dados, calcular resultados, esquematizar dados e criar tabelas dinâmicas.

Ordenar

Ordena as linhas selecionadas de acordo com as condições especificadas. O LibreOffice reconhece e seleciona automaticamente os intervalos de banco de dados.

Colocar em ordem crescente

Os campos de texto são organizados em ordem alfabética (A–Z) e os campos numéricos, em ordem crescente (0–9).

Colocar em ordem decrescente

Os campos de texto são organizados em ordem alfabética (de Z a A) e os campos numéricos em ordem numérica decrescente (de 9 a 0).

Autofiltro

Filtra automaticamente o intervalo de células selecionado e cria caixas de listagem de uma linha nas quais você pode escolher os itens que serão exibidos.

Mais filtros

Mostra comandos para filtrar seus dados.

Definir intervalo

Define um intervalo de banco de dados com base nas células selecionadas na planilha.

Selecionar intervalo

Seleciona um intervalo do banco de dados definido em Dados - Definir intervalo.

Atualizar intervalo

Atualiza um intervalo de dados inserido a partir de um banco de dados externo. Os dados da planilha são atualizados para que correspondam aos dados do banco de dados externo.

Tabela dinâmica

Uma tabela dinâmica fornece um resumo de uma grande massa de dados. Você pode reorganizar a tabela dinâmica para ver diferentes resumos dos dados.

Calcular

Comandos para calcular células com fórmulas.

Validade

Define quais dados são válidos para uma célula ou um intervalo de células selecionado.

Subtotais

Calcula os subtotais para as colunas selecionadas. O LibreOffice usa a função SOMA para calcular automaticamente o subtotal e os valores totais gerais em um intervalo rotulado. Também é possível utilizar outras funções para efetuar o cálculo. O LibreOffice reconhece automaticamente uma área do banco de dados definida quando o cursor do mouse é colocado sobre ela.

Formulários

Um formulário de entrada de dados é uma ferramenta para tornar a entrada de dados em tabelas mais fácil em planilhas. Com o formulário de entrada de dados, você pode inserir, editar e excluir registros (ou linhas) de dados e evitar a rolagem horizontal quando a tabela tem muitas colunas ou algumas colunas são muito largas.

Fluxos

Cria um fluxo de dados ao vivo em planilhas.

Fonte XML

Importa dados XML na planilha.

Operações múltiplas

Aplica a mesma fórmula a células diferentes, mas com diferentes valores de parâmetro.

Texto para colunas

Abre a caixa de diálogo Texto para colunas, para entrar com as configurações para expandir o conteúdo das células selecionadas para múltiplas células.

Consolidar

Combina dados de um ou mais intervalos de células independentes e calcula um novo intervalo usando a função especificada.

Esquema

Você pode criar uma estrutura de tópicos para os dados e agrupar linhas e colunas de modo a poder recolher e expandir os grupos com um único clique do mouse.

Estatísticas

Utilize a estatística de dados no Calc para executar análises de dados complexas.

♥ Doe para nosso projeto! ♥