Validação do conteúdo de células

Para cada célula, você pode definir as entradas que serão válidas. As entradas inválidas serão rejeitadas.

Ícone Aviso

A regra de validação será ativada quando um novo valor for inserido. Se um valor inválido já tiver sido inserido na célula ou se inserir um valor pelo método arrastar e soltar ou copiar e colar, a regra de validação não terá efeito.


Ícone Nota

Você pode escolher Ferramentas - Detetive a qualquer momento e escolher o comando Marcar dados inválidos para exibir quais células contém valores inválidos.


Utilizar validação do conteúdo de células

  1. Selecione as células para as quais você deseja definir uma nova regra de validação.

  2. Escolha Dados - Validação.

  3. Na página da guia Critérios, insira as condições para novos valores inseridos nas células.

  4. No campo Permitir, selecione uma opção.

  5. Ao selecionar "Números inteiros", valores como "12,5" não serão permitidos. A escolha de "Data" permite informações sobre datas no formato de data local e no formato de data serial. Da mesma forma, a condição "Hora" permite valores de hora como "12:00" ou números seriais de hora. "Comprimento de texto" estipula que as células devem conter apenas texto.

    Selecione "Lista de valores" para inserir uma lista de entradas válidas.

  6. Selecione a próxima condição em Dados. As opções adicionais se tornarão selecionáveis de acordo com o que você escolher.

Após determinar as condições de validação de célula, você poderá usar as outras duas páginas de guia para criar caixas de mensagens:

Para exibir a mensagem de erro, selecione Mostrar mensagem de erro quando valores inválidos forem inseridos

Ícone Nota

Depois que alterar a ação para a célula na página da guia Alerta de erro e fechar a caixa de diálogo com OK, você deverá primeiro selecionar outra célula antes que a ação tenha efeito.


♥ Doe para nosso projeto! ♥