Endereços e referências, absolutas e relativas

Referências a células

Uma célula individual é totalmente identificada pela planilha à qual pertence, o identificador de coluna (letra) localizado na parte superior das colunas e um identificador de linha (número) encontrado no lado esquerdo da planilha. Em planilhas lidas da esquerda para a direita, a referência completa para a célula superior esquerda da planilha é Planilha.A1.

Intervalos de células

Você pode fazer referência a um conjunto de células referenciando-as em intervalos. Intervalos podem ser um bloco de células, um conjunto inteiro de colunas e um conjunto inteiro de linhas. O intervalo A1:B2 são as primeiras quatro células no canto superior esquerdo da planilha. O intervalo A:E contém todas as células da coluna A, B, C, D e E. O intervalo 2:5 contém todas as células da linha 2, 3, 4 e 5.

A referência a uma célula de outro documento contém o nome totalmente qualificado do outro documento entre aspas simples ('), seguido de uma cerquilha #, seguido do nome da planilha do outro documento, seguido de um ponto e o nome ou referência da célula.

Por exemplo, .

note

O caminho e o URI do nome do documento devem sempre ser colocados entre aspas simples. Se o nome contiver aspas simples ('), elas devem ser escapadas usando duas aspas simples (''). Apenas um nome de planilha pode não estar entre aspas se não contiver um espaço ou um caractere que seria confundido com um operador ou o nome seria numérico puro (por exemplo, '123' deve ser colocado entre aspas).


Operadores de referência

Estes operadores retornam um intervalo de células de zero, um ou mais células.

Intervalos tem a maior precedência, seguido da intersecção e depois da união.

Operador

Nome

Exemplo

:

Intervalo

A1:C108, A:D ou 3:13

!

Interseção

SOMA(A1:B6!B5:C12)

Calcula a soma de todas as células na interseção; neste exemplo, o resultado traz a soma das células B5 e B6.

~

Concatenação ou união

Toma duas referências e retorna uma lista de referências, que é a concatenação da referência à esquerda seguida da referência à direita. Entradas duplas são referenciadas em dobro.

=CONT.NÚM(A1:B2~B2:C3) conta os valores de A1:B2 e B2:C3. Note que a célula B2 é contada em dobro.

=ÍNDICE(A1:B2~C1:D2;2;1;2) seleciona a célula C2, isto é, a primeira célula da segunda linha do segundo intervalo (C1:D2) da lista de intervalos.


note

Não é permitido lista de referências em expressões de matriz.


Endereço relativo

A célula na coluna A, linha 1 é endereçada como A1. Você pode endereçar um intervalo de células adjacentes inserindo primeiramente as coordenadas da célula superior esquerda da área e, em seguida, dois-pontos seguidos das coordenadas da célula inferior direita. Por exemplo, o quadrado formado pelas primeiras quatro células no canto superior esquerdo é endereçado como A1:B2.

Ao endereçar uma área dessa maneira, você está fazendo uma referência relativa a A1:B2. Relativa aqui significa que a referência para essa área será ajustada automaticamente quando você copiar as fórmulas.

Endereço absoluto

Referências absolutas são o oposto de endereço relativo. Um sinal de dólar é colocado antes de cada letra e número em uma referência absoluta, por exemplo, $A$1:$B$2.

tip

O LibreOffice pode converter a referência atual, na qual o cursor está posicionado na linha de entrada, de relativa para absoluta e vice versa pressionando F4. Se começar com um endereço relativo, como A1, na primeira vez que pressionar essa combinação de teclas, a linha e a coluna serão definidas como referências absolutas ($A$1). Na segunda vez, somente a linha (A$1) e na terceira vez somente a coluna ($A1). Se você pressionar a combinação de teclas novamente, as referências de coluna e de linha são trocadas para relativas novamente (A1)


O LibreOffice Calc mostra as referências para uma fórmula. Se você clicar na fórmula =SOMA(A1:C5;D15:D24) em uma célula, por exemplo, as duas áreas referenciadas na planilha serão realçadas em cores. Por exemplo, o componente de fórmula "A1:C5" pode aparecer em azul e o intervalo em questão possuir uma borda no mesmo tom de azul. O próximo componente de fórmula "D15:D24" pode estar marcado em vermelho da mesma maneira.

Quando utilizar referências relativas e absolutas

O que distingue uma referência relativa? Digamos que você queira calcular na célula E1 a soma das células no intervalo A1:B2. A fórmula a ser inserida em E1 seria: =SOMA(A1:B2). Se mais tarde você decidir inserir uma nova coluna na frente da coluna A, os elementos a serem adicionados estariam em B1:C2 e a fórmula estaria em F1, e não em E1. Após inserir a nova coluna, você teria que verificar e corrigir todas as fórmulas na planilha e, possivelmente, nas outras planilhas.

Felizmente, o LibreOffice faz esse trabalho para você. Após a inserção de uma nova coluna A, a fórmula =SOMA(A1:B2) será automaticamente atualizada para =SOMA(B1:C2). Os números de linha também serão automaticamente ajustados quando uma nova linha 1 for inserida. As referências absolutas e relativas serão sempre ajustadas no LibreOffice Calc toda vez que a área referenciada for movida. Tenha cuidado se você estiver copiando uma fórmula, pois nesse caso somente as referências relativas serão ajustadas, as referências absolutas não serão.

Referências absolutas são utilizadas quando um cálculo se refere a uma célula específica na planilha. Se uma fórmula que refere-se exatamente a essa célula for copiada para uma célula abaixo da célula original, a referência também será movida para baixo se você não definir as coordenadas da célula como absolutas.

As referências também poderão ser alteradas quando uma fórmula existente, que se refere a células específicas, for copiada para outra área na planilha, exceto quando novas linhas e colunas forem inseridas. Imagine que você inseriu a fórmula =SOMA(A1:A9) na linha 10. Para calcular a soma referente à coluna adjacente à direita, copie essa fórmula para a célula à direita. A cópia da fórmula na coluna B será automaticamente ajustada para =SOMA(B1:B9).

♥ Doe para nosso projeto! ♥