Referenciar outras planilhas

Uma célula de planilha pode exibir uma referência a uma célula de outra planilha.

Da mesma maneira, também pode ser feita uma referência de outro documento desde que esse documento já tenha sido salvo como um arquivo.

Para referenciar uma célula no mesmo documento

  1. Abra uma planilha nova e vazia. Normalmente deve só existir a planilha de nome Planilha1. Adicione uma segunda planilha clicando no botão + à esquerda da aba da planilha embaixo (se chamará Planilha2).

  2. Seguindo o exemplo, insira a fórmula a seguir na célula A1 da Planilha1:

    =Planilha2.A1

  3. Clique na guia Planilha 2 na parte inferior do documento de planilha. Posicione o cursor na célula A1 dessa planilha e insira um texto ou um número.

  4. Ao voltar à Planilha1, o mesmo conteúdo será visto na célula A1 dessa planilha. Se o conteúdo da Planilha2.A1 for alterado, o conteúdo da Planilha1.A1 também será alterado.

tip

Ao referenciar uma planilha com nome contento espaços, utilize aspas em volta do nome: ='Planilha com espaços no nome'.A1


tip

Este exemplo utiliza a sintaxe de fórmulas do Calc. Também é possível utilizar a sintaxe de fórmulas do Excel A1 ou R1C1; configurado na página das opções de fórmula.


Para referenciar uma célula em outro documento

  1. Escolha Arquivo - Abrir para carregar um documento de planilha existente.

  2. Escolha Arquivo - Novo para abrir um novo documento de planilha. Posicione o cursor na célula na qual deseja inserir os dados externos e insira um sinal de igual para indicar que deseja começar uma fórmula.

  3. Agora, alterne para o documento que você acabou de carregar. Clique na célula que contém os dados que deseja inserir no novo documento.

  4. Volte para o novo documento de planilha. Na linha de entrada você poderá ver que o LibreOffice Calc adicionou a referência à fórmula.

    A referência a uma célula de outro documento contém o nome do outro documento entre aspas invertidas simples, depois o caractere # e, em seguida, o nome da planilha do outro documento, seguido por um ponto e pelo nome da célula.

  5. Confirme a fórmula clicando na marca de seleção verde.

  6. Se arrastar a caixa no canto inferior direito da célula ativa para selecionar um intervalo de células, o LibreOffice insere automaticamente as referencias correspondentes nas células adjacentes. Como resultado, o nome da planilha é precedido por um "$" para designar que se trata de uma referência absoluta.

Se examinar o nome do outro documento nessa fórmula, notará que foi ela gravada como um URL. Isso significa que é possível inserir um URL da Internet.

♥ Doe para nosso projeto! ♥