Solver

Abre a caixa de diálogo Solver. Um solver permite solucionar problemas de programação matemática com múltiplas variáveis desconhecidas e um conjunto de restrições sobre as variáveis, através de métodos de atingir meta.

Para acessar este comando...

Escolha Ferramentas - Solver.


Configurações do solver

Célula objetivo

Digite ou clique na referência da célula objetivo. Este campo contém a referência da célula cujo valor deve ser otimizado.

Otimizar para

Células variáveis

Digite o intervalo de células que podem ser alteradas. são as variáveis das equações.

Conjunto de restrições

Adiciona o conjunto de restrições para o problema matemático. Cada restrição é representada por uma referência (uma variável), um operador e um valor.

note

Você pode definir múltiplas condições para uma variável. Por exemplo, uma variável na célula A1 que deve ser um inteiro menor que 10. Neste caso defina suas restrições para A1.


Opções

Abre a caixa de diálogo Opções do Solver.

A caixa de diálogo Opções do Solver permite selecionar o algoritmo do solver para problemas lineares e não lineares e definir seus parâmetros de resolução.

Resolver

Clique para resolver o problema com as definições atuais. A parametrização da caixa de diálogo é mantida até que se feche o documento.

Para resolver equações com o solver

O objetivo do processo de resolução do solver é encontrar os valores das variáveis de uma equação que resultem em um valor ótimo na célula alvo, também conhecida por "objetivo". Você pode escolher se o valor na célula alvo deve ser um máximo, um mínimo, ou se aproximar de uma dado valor.

Os valores iniciais das variáveis são inseridos no intervalo retangular de células da caixa Alterando as células.

Você pode definir uma série de condições limitantes que definem restrições para algumas células. Por exemplo, você pode definir a restrição que uma das variáveis ou células não pode ser maior que outra variável, ou não pode ser maior que um dado valor. Você também pode definir a restrição que uma ou mais variáveis devem ser inteiros (valores sem decimais), ou valores binários (onde somente 0 e 1 são permitidos).

Utilizar Solvers não lineares.

Independente de se usar os algoritmos DEPS ou SCO, comece por definir a célula a ser otimizada, a direção (minimizar, maximizar) e as células a modificar para atingir a meta em Ferramentas - Solver. Então vá para as Opções e especifique o solver a utilizar e se necessário, ajuste os parâmetros.

Há também uma lista de restrições a ser utilizada para restringir os possíveis intervalos de soluções ou para penalizar algumas condições. Todavia, no caso dos algoritmos evolucionários DEPS e SCO, estas restrições também são utilizadas para especificar limites nas variáveis do problema. Pela natureza aleatória dos algoritmos, é fortemente recomendado proceder desta forma e oferecer limites superiores e inferiores para todas as variáveis (caso possam ser negativas). Os limites não precisam ser na vizinhança da solução real (que é provavelmente desconhecida) mas deveria oferecer uma boa indicação do tamanho esperado (0 ≤ var ≤ 1 ou talvez -1000000 ≤ var ≤ 1000000).

Os limites são especificados ao selecionar uma ou mais variáveis (como intervalo) no lado esquerdo e inserindo um valor numérico (nem célula nem fórmula) no lado direito. Desta maneira, pode-se escolher uma ou mais variáveis para serem somente inteiros ou binários

♥ Doe para nosso projeto! ♥