DIATRABALHOTOTAL.INTL

Retorna o número de dias úteis entre uma data de início e uma data de término. Há opções para definir os fins de semana e feriados. O parâmetro opcional FimDeSemana (ou uma cadeia de caracteres) pode ser utilizado para definir os dias de fim se semana (ou os dias não trabalhados da semana). Opcionalmente o usuário pode definir uma lista de feriados. Os fins de semana e feriados não contam como dias úteis.

Sintaxe

DIATRABALHOTOTAL.INTL(DataInício; DataFim [; [FimDeSemana] [; Feriados]])

DataInicial é a data a partir da qual se contam os dias úteis. Se a data inicial é um dia útil, o dia é contado no cálculo.

DataFinal é a data até onde se contam os dias úteis. Se a data final é um dia útil, o dia é contado no cálculo.

FimDeSemana é um parâmetro opcional - um número ou texto para especificar os dias da semana que são do fim de semana e não são considerados dias úteis. O número FimDeSemana indica os seguintes dias de fim de semana:

De 1 a 7 para fins de semana de dois dias e 11 a 17 para fins de semana de um dia.

Número

Fim de semana

1 ou omitido

Sábado e domingo

2

Domingo e segunda-feira

3

Segunda-feira e terça-feira

4

Terça-feira e quarta-feira

5

Quarta-feira e quinta-feira

6

Quinta-feira e sexta-feira

7

Sexta-feira e sábado

11

Somente domingo

12

Somente segunda-feira

13

Somente terça-feira

14

Somente quarta-feira

15

Somente quinta-feira

16

Somente sexta-feira

17

Somente sábado


O texto FimDeSemana fornece outro meio de definir os dias livres da semana. Deve ter 7 caracteres - 0 para dias úteis e 1 para dias livres. Cada caractere representa um dia da semana, começando com a segunda-feira. Somente 0's e 1's são permitidos. "1111111" é uma sequência inválida e não deve ser usada. Por exemplo o texto "0000011" define sábado e domingo como dias livres.

Feriados é uma lista opcional de datas que devem ser contadas como dias livres. A lista pode ser um intervalo de células.

note

Ao inserir datas como parte de fórmulas, a barra e o sinal de menos (que alguns chamam de hífen) usados como separadores entre dia, mês e ano serão interpretados como operadores aritméticos — divisão e subtração, respectivamente. Portanto, datas inseridas neste formato não serão reconhecidas como datas e resultarão em cálculos errados. Para evitar esta situação com as datas, utilize a função DATA, por exemplo DATA(1954;7;20), ou coloque a data entre aspas com a notação ISO 8601, por exemplo, "1954-07-20". Evite utilizar formatos regionais de datas como por exemplo "07/20/54" pois, ao carregar o documento, o cálculo pode produzir erros em sistemas com configuração regional diferente.


tip

É possível uma conversão sem ambiguidades para datas e horas ISO 8601 nos seus formatos estendidos com separadores. Se ocorrer um erro #VALOR!, então desmarque Provocar um erro do tipo #VALOR! no botão - LibreOffice Calc - Fórmula, Detalhes... na seção "Configuração detalhadas para cálculos", na caixa de lista Conversão de textos em números.


note

Esta função ignora qualquer texto ou célula vazia num intervalo de dados. Se suspeitar de resultados errados desta função, procure por texto nos intervalos de dados. Para destacar o conteúdo do texto em um intervalo de dados, use o recurso destaque de valor .


Exemplos

Quantos dias úteis entre 15 de dezembro de 2016 e 14 de janeiro de 2017? A data inicial está em C3 e a data final em D3. As células F3 a J3 contém 5 feriados para Natal e Ano Novo em formato de data: 24 de dezembro de 2016, 25 de dezembro de 2016, 26 de dezembro de 2016, 31 de dezembro de 2016 e 1º de janeiro de 2017.

=DIATRABALHOTOTAL.INTL(C3;D3;;F3:J3) retorna 21 dias úteis com fins de semana padrão.

DIATRABALHOTOTAL.INTL(C3;D3;11;F3:J3) retorna 24 dias úteis com somente o domingo de fim de semana.

Você pode também utilizar a cadeia de caracteres "0000001" para definir somente o domingo como dia de fim de semana.

DIATRABALHOTOTAL.INTL(C3;D3;"0000001";F3:J3) retorna 24 dias úteis com somente o domingo de fim de semana.

A função pode ser utilizada sem os dois parâmetros opcionais - FimDeSemana e Feriados - deixando-os de fora:

DIATRABALHOTOTAL.INTL(C3;D3) retorna 22 dias úteis.

Informação técnica

tip

Esta função está disponível desde o LibreOffice 4.3.


Esta função não faz parte do padrão Open Document Format for Office Applications (OpenDocument) Versão 1.3. Parte 4: Formato de Fórmula Recalculada (OpenFormula). O espaço de nomes é

COM.MICROSOFT.NETWORKDAYS.INTL

♥ Doe para nosso projeto! ♥