Função MÍNIMOSES

Retorna o mínimo dos valores das células de um intervalo que confere vários critérios em vários intervalos.

Sintaxe

MÍNIMOSES(Func_Intervalo; Intervalo1; Criterio[; Intervalo2; Criterio2][; … ; [Intervalo127; Criterio127]])

Intervalo_Func – argumento obrigatório. Um intervalo, um nome de intervalo ou um rótulo de coluna ou linha contendo os valores para calcular o mínimo.

Intervalo1 – argumento obrigatório. Intervalo de células, o nome de um intervalo nomeado, ou um rótulo de uma coluna ou linha, no qual o critério correspondente deve ser aplicado.

Critério: Um critério é uma referência, número ou texto de uma única célula. É usado em comparações com o conteúdo da célula.

Uma referência a uma célula vazia é interpretada como o valor numérico 0.

Uma expressão correspondente pode ser:

Intervalo2 – Opcional. Intervalo2 e os seguintes tem mesmo significado que Intervalo1

Critério2 – Opcional. Critério2 e todos os seguintes tem mesmo significado que Critério.

A pesquisa suporta caracteres coringa ou expressões regulares. Com as expressões regulares ativadas, você pode inserir "all.*", por exemplo, para encontrar a primeira ocorrência de "all" seguida de qualquer outro caractere. Se deseja pesquisar por um texto que também é uma expressão regular, você deve preceder cada caractere com o caractere "\", ou incluir o texto entre \Q...\E. Você pode ativar a avaliação de caracteres coringa ou expressões regulares em - LibreOffice Calc - Calcular.

warning

Ao usar funções onde um ou mais argumentos são textos de critérios de pesquisa que representam uma expressão regular, a primeira tentativa é de converter o texto do critério em número. Por exemplo, ".0" se converterá em 0.0 e assim por diante. Se tiver sucesso, a verificação não será por expressão regular, mas por conversão numérica. Entretanto, ao mudar de região onde o separador decimal não é mais o ponto, a expressão regular passa a valer. Para forçar a avaliação da expressão regular de uma expressão numérica, utilize uma expressão que não possa ser confundida com um número, como por exemplo, .[0]" ou ".\0" or mesmo "(?i).0".


Intervalo_Func e Intervalo1, Intervalo2... devem ter o mesmo tamanho ou a função retorna err:502 - argumento inválido.

note

A relação lógica entre os critérios pode ser definida como E lógico (conjunção). Em outras palavras, se e somente se todos os critérios são verificados, um valor da célula correspondente do intervalo Intervalo_Func é computada.


A função pode ter até 255 argumentos, significando que pode haver 127 intervalos de critérios e critérios correspondentes.

Se uma célula contém VERDADEIRO, é tratada como 1, se tiver FALSO, é tratada como zero.

Exemplo

Considere a seguinte tabela

A

B

C

1

Nome do produto

Vendas

Renda

2

canudo

20

65

3

caneta

35

85

4

caderno

20

190

5

mochila

17

180

6

caneta tinteiro

nao

não


warning

Em todos os cálculos abaixo, o intervalo para a soma contém a linha nº 6, que é ignorada por que contém um texto.


Utilização simples

=MÍNIMOSES(B2:B6;B2:B6;"<35")

Calcula o mínimo dos valores do intervalo B2:B6 menores ou igual a 20. Retorna 17.

=MÍNIMOSES(C2:C6;B2:B6;">=20";C2:C6;">90")

Calcula o mínimo dos valores do intervalo C2:C6 que são menores que 90 e correspondem às células no intervalo B2:B6 com valores maiores ou igual a 20. Retorna 190.

Usar expressões regulares e funções incorporadas

=MÍNIMOSES(C2:C6;B2:B6;">"&MÍNIMO(B2:B6);B2:B6;"<"&MÁXIMO(B2:B6))

Calcula o mínimo dos valores do intervalo C2:C6 que correspondem a todos os valores do intervalo B2:B6 exceto seu máximo e seu mínimo. Retorna 65.

=MÍNIMOSES(C2:C6;A2:A6;".*book";B2:B6;">"&MÍNIMO(B2:B6))

Calcula o mínimo dos valores do intervalo C2:C6 que corresponde a todas as células do intervalo A2:A6 iniciando com "book" e para todas as células do intervalo B2:B6 exceto seu mínimo. Retorna 190.

Critério como referência

Se precisar mudar o critério facilmente, você pode especificá-lo numa célula em separado e utilizar a referência a esta célula na condição da função MÍNIMOSES. Por exemplo, a função acima pode ser reescrita somo segue:

=MÍNIMOSES(C2:C6;A2:A6;".*"&E2;B2:B6;"<"&MÁXIMO(B2:B6))

Se E2="book", a função retorna 180, por que a referência à célula é substituída pelo seu conteúdo.

Abrir arquivo com exemplo:

Informação técnica

tip

Esta função está disponível desde o LibreOffice 5.2.


Esta função não faz parte do padrão Open Document Format for Office Applications (OpenDocument) Versão 1.3. Parte 4: Formato de Fórmula Recalculada (OpenFormula). O espaço de nomes é

COM.MICROSOFT.MINIFS

♥ Doe para nosso projeto! ♥