DATA.VALOR

Retorna o número interno de data para textos entre aspas.

O número interno de data é retornado como um número. O número é determinado pelo sistema de data utilizado pelo LibreOffice para calcular datas.

Se a cadeia de caracteres de texto incluir um valor de hora, DATA.VALOR retornará somente a parte inteira da conversão.

note

Esta função é parte integrante da norma Open Document Format for Office Applications (OpenDocument), versão 1.2 (ISO/IEC 26300:2-2015).


Sintaxe

DATA.VALOR("Texto")

Texto é uma expressão válida de data que deve ser inserida entre aspas.

note

Ao inserir datas como parte de fórmulas, a barra e o sinal de menos (que alguns chamam de hífen) usados como separadores entre dia, mês e ano serão interpretados como operadores aritméticos — divisão e subtração, respectivamente. Portanto, datas inseridas neste formato não serão reconhecidas como datas e resultarão em cálculos errados. Para evitar esta situação com as datas, utilize a função DATA, por exemplo DATA(1954;7;20), ou coloque a data entre aspas com a notação ISO 8601, por exemplo, "1954-07-20". Evite utilizar formatos regionais de datas como por exemplo "07/20/54" pois, ao carregar o documento, o cálculo pode produzir erros em sistemas com configuração regional diferente.


tip

É possível uma conversão sem ambiguidades para datas e horas ISO 8601 nos seus formatos estendidos com separadores. Se ocorrer um erro #VALOR!, então desmarque Provocar um erro do tipo #VALOR! no botão - LibreOffice Calc - Fórmula, Detalhes... na seção "Configuração detalhadas para cálculos", na caixa de lista Conversão de textos em números.


Exemplos

=DATA.VALOR("1954-07-20") retorna 19925.

♥ Doe para nosso projeto! ♥