Intervalo1 – argumento obrigatório. Intervalo de células, o nome de um intervalo nomeado, ou um rótulo de uma coluna ou linha, no qual o critério correspondente deve ser aplicado.
Critério: Um critério é uma referência, número ou texto de uma única célula. É usado em comparações com o conteúdo da célula.
Uma referência a uma célula vazia é interpretada como o valor numérico 0.
Uma expressão correspondente pode ser:
Um número ou valor lógico. Um conteúdo de célula correspondente é igual ao número ou valor lógico.
Um valor começando com um comparador (<, <=, =, >, >=, <>).
No caso de =, permite comparar valores vazios com células vazias.
Para <>, se o valor é vazio, corresponde a células não vazias.
Para <>, se o valor não estiver vazio, corresponde a qualquer conteúdo da célula, com exceção do próprio valor, incluindo células vazias.
Nota: "=0" não corresponde a células vazias.
Para = e <>, se o valor não estiver vazio e não puder ser interpretado como um tipo numérico ou um de seus subtipos, e a propriedade Os critérios de pesquisa = e <> devem ser aplicados a células inteiras está marcada, a comparação é contra todo o conteúdo da célula; se desmarcada, a comparação é contra qualquer subparte do campo que corresponda aos critérios. Para = e <>, aplica-se caso o valor não estiver vazio e não puder ser interpretado como um tipo Número ou um de seus subtipos.
Outros valores de texto. Se a propriedade Critérios de pesquisa = e <> deve ser aplicado a células inteiras for verdadeira, a comparação será feita em relação a todo o conteúdo da célula . Caso contrário, a comparação é feita em relação a qualquer subparte do campo que corresponda aos critérios. A expressão pode conter texto, números, expressões regulares ou curingas (se habilitado nas opções de cálculo).
Intervalo2 – Opcional. Intervalo2 e os seguintes tem mesmo significado que Intervalo1
Critério2 – Opcional. Critério2 e todos os seguintes tem mesmo significado que Critério.
A pesquisa suporta caracteres coringa ou expressões regulares. Com as expressões regulares ativadas, você pode inserir "all.*", por exemplo, para encontrar a primeira ocorrência de "all" seguida de qualquer outro caractere. Se deseja pesquisar por um texto que também é uma expressão regular, você deve preceder cada caractere com o caractere "\", ou incluir o texto entre \Q...\E. Você pode ativar a avaliação de caracteres coringa ou expressões regulares em LibreOffice - PreferênciasFerramentas - Opções - LibreOffice Calc - Calcular.
Ao usar funções onde um ou mais argumentos são textos de critérios de pesquisa que representam uma expressão regular, a primeira tentativa é de converter o texto do critério em número. Por exemplo, ".0" se converterá em 0.0 e assim por diante. Se tiver sucesso, a verificação não será por expressão regular, mas por conversão numérica. Entretanto, ao mudar de região onde o separador decimal não é mais o ponto, a expressão regular passa a valer. Para forçar a avaliação da expressão regular de uma expressão numérica, utilize uma expressão que não possa ser confundida com um número, como por exemplo, .[0]" ou ".\0" ou mesmo "(?i).0".
Intervalo, Intervalo2, ... e Critério, Critério2, ... devem ter mesmo tamanho, senão a função retorna err:502 - Argumento inválido.
A relação lógica entre os critérios pode ser definida como E lógico (conjunção). Em outras palavras, se e somente se todos os critérios são verificados, um valor da célula correspondente do intervalo Intervalo_Func é computada.
A função pode ter até 255 argumentos, significando que pode haver 127 intervalos de critérios e critérios correspondentes.
Se uma célula contém VERDADEIRO, é tratada como 1, se tiver FALSO, é tratada como zero.
Esta função é parte integrante da norma Open Document Format for Office Applications (OpenDocument), versão 1.2 (ISO/IEC 26300:2-2015).
Exemplos
Considere a seguinte tabela
A
B
C
1
Nome do produto
Sales
Revenue
2
canudo
20
65
3
caneta
35
85
4
caderno
20
190
5
mochila
17
180
6
caneta tinteiro
não
não
Em todos os cálculos abaixo, o intervalo para a soma contém a linha nº 6, que é ignorada por que contém um texto.
Utilização simples
=CONT.SES(B2:B6;">=20")
Conta o número de linhas no intervalo B2:B6 com valores maiores ou iguais a 20. Retorna 3 por que a 5ª e 6ª linhas não atendem ao critério.
=CONT.SES(B2:B6;">=20";C2:C6;">70")
Conta o número de linhas que contém simultaneamente valores maiores de 70 no intervalo C2:C6 e valores maiores que 20 no intervalo B2:B6. Retorna 2 por que a segunda e a 6ª linhas não conferem pelo menos uma das condições.
Usar expressões regulares e funções incorporadas
Pare que os exemplos a seguir funcionem como descritos, assegure-se que a opção Permitir expressões regulares em fórmulas está selecionada em LibreOffice - PreferênciasFerramentas - Opções - LibreOffice Calc - Calcular.
=CONT.SES(B2:B6;"[:alpha:]*")
Conta o número de linhas do intervalo B2:B6 que contém somente símbolos do alfabeto. Retorna 1 por que somente a 6ª linha atende ao critério.
Conta o número de linhas no intervalo B2:B6 excluindo as linhas de máximo e mínimo. Retorna 2 por que a 3ª, 5ª e 6ª linhas não atendem pelo menos um dos critérios.
=CONT.SES(A2:A6;"can.*";B2:B6;"<"&MÁXIMO(B2:B6))
Conta número de linhas que correspondem a todas as células do intervalo A2:A6 que começam com as letras "can" e todas as células do intervalo B2:B6 exceto seu máximo. Retorna 1 por que somente a segunda linha atende a todos os critérios.
Critério como referência
Se precisar mudar o critério mais facilmente, você pode especificar uma célula em separado e usar a sua referência na condição para a função CONT.SES. Por exemplo, a função acima pode ser reescrita como: