Critérios

Especificam as regras de validação para a(s) célula(s) selecionada(s).

Para acessar este comando...

Guia do menu Dados - Validação - Critérios.


Por exemplo, você pode definir critérios como: "Números entre 1 e 10" ou "Textos com, no máximo, 20 caracteres".

Permitir

Clique em uma opção de validação para a(s) célula(s) selecionada(s).

As condições a seguir estão disponíveis:

Condição

Efeito

Todos os valores

Sem limites.

Números inteiros

Somente números inteiros correspondentes à condição.

Decimal

Todos os números correspondentes à condição.

Data

Todos os números correspondentes à condição. Os valores inseridos serão formatados da maneira adequada na próxima vez que a caixa de diálogo for acionada.

Hora

Todos os números correspondentes à condição. Os valores inseridos serão formatados da maneira adequada na próxima vez que a caixa de diálogo for acionada.

Intervalo de células

Permita somente valores fornecidos em um intervalo de células. O intervalo de células pode ser especificado explicitamente, como um intervalo de banco de dados nomeados ou como um intervalo nomeado. O intervalo pode ser composto de uma coluna ou de uma linha de células. Se você especificar um intervalo de colunas e linhas, apenas a primeira coluna será utilizada.

Lista

Permita somente valores ou cadeias de caracteres especificadas em uma lista. As cadeias de caracteres e os valores podem estar misturados. Os números são avaliados como o seu valor, portanto, se você digitar o número 1 na lista, a entrada 100% também será válida.

Ícone Nota

Ao utilizar o formato Excel, somete 255 caracteres serão salvos.


Comprimento do texto

Entradas cujo comprimento correspondem à condição.

Personalizado

Permite somente valores que resultam na fórmula inserida na caixa Fórmula que retornem VERDADEIRO, quando a fórmula é calculada com os dados inseridos. A fórmula pode ser qualquer expressão que resulte num valor booleano VERDADEIRO ou FALSO, ou retorna um valor numérico, onde valores não zero são interpretados como VERDADEIRO e 0 como FALSO.

Fórmulas podem ter referências relativas. Por exemplo, se as células A1:A4 forem selecionadas, o cursor na célula A1 e ÉÍMPAR(A1) for a fórmula na caixa Fórmula, então somente números pimpares poderiam ser inseridos nas células A1 a A4.


Permitir células em branco

Juntamente com Ferramentas - Detecção - Marcar dados inválidos, isso define que células em branco são mostradas como dados inválidos (desativados) ou não (ativados).

Exibição de lista de seleção

Mostra uma lista de cadeias de caracteres ou valores possíveis de serem selecionados. Esta lista também pode ser aberta selecionando a célula e pressionando

Ordenação crescente das entradas

Organiza a lista de seleção em ordem crescente e filtra as entradas duplicadas na lista. Se esta opção estiver desmarcada, a ordem da fonte de dados será utilizada.

Origem

Insira o intervalo de células que contém o texto ou os valores válidos.

Entradas

Insira as entradas que serão valores ou cadeias de caracteres de texto válidas.

Dados

Selecione o operador comparativo que deseja utilizar. Os operadores disponíveis dependem do que foi selecionado na caixa Permitir. Se selecionar "entre" ou "não está entre", as caixas de entrada Mínimo e Máximo aparecerão. Caso contrário, somente a caixa de entrada Mínimo, Máximo ou Valor aparecerá.

Valor

Insira o valor para a opção de validação de dados que você selecionou na caixa Permitir .

Mínimo

Insira o valor mínimo para a opção de validação de dados selecionada na caixa Permitir.

Máximo

Insira o valor máximo para a opção de validação de dados selecionada na caixa Permitir.

♥ Doe para nosso projeto! ♥