Opções

Define as opções de ordenação adicionais.

Para acessar este comando...

Escolha a aba Dados - Ordena - Opções.


Diferenciar maiúsculas de minúsculas

Ordena primeiro por letras maiúsculas e depois por minúsculas. Os idiomas asiáticos recebem um tratamento especial.

note

Nota para idiomas asiáticos: Marque Diferenciar maiúsculas de minúsculas para aplicar um agrupamento de vários níveis. Nesse tipo de agrupamento, as entradas primeiro são comparadas em suas formas primitivas, ignorando maiúsculas/minúsculas e sinais diacríticos. Se sua avaliação for igual, seus sinais diacríticos serão considerados para a comparação de segundo nível. Se sua avaliação continuar sendo a mesma, a distinção entre maiúsculas e minúsculas, a largura dos caracteres e a diferença do kana japonês serão consideradas na comparação de terceiro nível.


O intervalo contém rótulos de linha e coluna

Omite da ordenação a primeira linha ou a primeira coluna da seleção. A opção Direção na parte inferior da caixa de diálogo define o nome e a função dessa caixa de seleção.

Incluir formatos

Preserva a formatação da célula atual.

Ativar ordenação natural

A ordenação natural é um algoritmo que dispõe números prefixados com cadeias, baseados no valor do elemento numérico isolado da cadeia, em vez da forma tradicional de ordená-los como cadeias comuns. Por exemplo, suponha que exista uma série de valores como A1, A2, A3, A4, A5, A6, …, A19, A20, A21. Quando colocar esses valores num intervalo de células e executar a ordenação, ele irá se transformar em A1, A11, A12, A13, …, A19, A2, A20, A21, A3, A4, A5, …, A9. Embora esta forma de disposição possa fazer sentido para aqueles que entendem o mecanismo de ordenação subjacente, para o resto das pessoas parece completamente estranho, até mesmo inconveniente. Com a função da ordenação natural ativada, valores como os do exemplo acima serão organizados conforme a ordem numérica, o que melhora a conveniência das operações de ordenação em geral.

Incluir coluna(s) e linha(s) laterais contendo somente anotações

Colunas laterais (para ordenar linhas) ou linhas laterais (para ordenar colunas) de um intervalo de ordenação não são ordenadas normalmente se estiverem vazias. Marque esta opção se as colunas e linhas laterais contendo anotações também devem ser ordenadas.

Incluir coluna(s) e linha(s) laterais contendo somente imagens

Colunas laterais (para ordenar linhas) ou linhas laterais (para ordenar colunas) de um intervalo de ordenação não são ordenadas normalmente se estiverem vazias. Marque esta opção se as colunas e linhas laterais contendo imagens também devem ser ordenadas.

Copiar resultados de ordenação para:

Copia a lista ordenada no intervalo de células que você especificar.

Ordenar resultados (lista de intervalos nomeados)

Selecione um intervalo de células nomeado no qual deseja exibir a lista ordenada.

Ordenar resultados (caixa de entrada)

Insira o intervalo de células no qual deseja exibir a lista ordenada.

Ordem de ordenação personalizada

Clique aqui e, em seguida, selecione a ordenação personalizada que deseja.

Ordenação personalizada

Seleciona a ordenação personalizada desejada. Para definir uma ordenação personalizada, selecione LibreOffice Calc → Listas de ordenação .

Idioma

Idioma

Selecione o idioma para as regras de ordenação.

Opções

Selecione uma opção de ordenação para o idioma. Por exemplo, selecione a opção de «lista telefônica» para o alemão a fim de incluir um caractere especial «trema» na ordenação.

Direção

De cima para baixo (ordenar linhas)

Ordena as linhas por valores nas colunas ativas do intervalo selecionado.

Da esquerda para a direita (ordenar colunas)

Ordena as colunas por valores nas linhas ativas do intervalo selecionado.

♥ Doe para nosso projeto! ♥