Formatação condicional

Use a Formatação condicional para definir condições sobre intervalos para determinam o estilo de célula a ser aplicado a cada uma das célula de um determinado intervalo, com base em seu conteúdo. Aplica-se o estilo da célula correspondente à primeira condição que avalia VERDADEIRO. Estilos de células aplicados por formatação condicional sobrepõem àqueles aplicados manualmente usando a Barra Formatação ou a barra lateral Estilos.

Para acessar este comando...

Escolha Formatar - Formatação condicional.


Você pode inserir várias condições que consultam os valores das células ou resultados de fórmulas. As condições são avaliadas do primeiro ao último. Se Condição 1 é verdadeira com base no conteúdo da célula atual, o estilo da célula correspondente é aplicado. Caso contrário, avalia-se Condição 2 para determinar se seu estilo correspondente será aplicado. Se nenhuma das condições corresponder ao conteúdo da célula, então não são feitas alterações no formato da célula.

Formatos condicional não substituem estilos de célula nem a formatação direta aplicada manualmente. Permanecem salvos como propriedades de célula e são aplicados quando a célula não corresponde a condições ou quando remover todos os formatos condicionais.

warning

Para aplicar a formatação condicional, o Autocalcular deve estar ativado. Escolha Dados - Calcular - Autocalcular (há uma marca de seleção próxima ao comando quando Autocalcular está ativado).


Lista de condições

Lista das condições definidas para o intervalo de células na ordem de avaliação. Você pode definir quantas condições quiser.

Para cima

Aumenta a prioridade da condição selecionada.

Para baixo

Diminui a prioridade da condição selecionada.

Entrada da lista de condições

Especifique se a formatação condicional depende de uma das entradas da lista suspensa:

Escala de cores

É a mesma caixa de diálogo da escolha de Todas as células na primeira entrada do submenu Condição.Aplica uma escala de cores a um intervalo consistindo em exibir gradientes de duas ou três cores, dependendo do valor de cada célula. Um exemplo típico é uma matriz de temperaturas, as mais baixas em azul, e as mais quentes em vermelho, com um gradiente de cores nos valores intermediários.

Você deve escolher as duas cores "extremas" e indicar o método de cálculo. O cálculo da cor aplicada será feito em relação à: mínimo, máximo, percentil, valor, percentual, e fórmula.

As escolhas mínimo e máximo são suficientes pois são encontradas no intervalo. As outras opções precisam ser especificadas por valores (percentil, valor, percentual) ou uma referência de célula ou fórmula.

Para explicações detalhadas e exemplos, visite a página How to use Icon Set Conditional Formatting no wiki da TDF.

Barra de dados

A opção da barra de dados preenche a célula com cores sólidas ou um gradiente de cores correspondente ao valor numérico da célula. O padrão é azul para valores positivos e vermelho para negativos.

O cálculo da área a preencher é baseado nos valores mínimo, máximo, percentil, valor, percentual e fórmula.

As escolhas de mínimo e máximo são suficientes por si mesmas como encontrados no intervalo. Outras opções precisam ser especificadas por um valor (percentil, valor, percentual) ou uma referência de célula ou fórmula.

O botão Mais opções abre uma caixa de diálogo para:

Conjunto de ícones

Pretende-se calcular a posição de um valor em relação a outro. O conjunto de ícones ajuda-nos a indicar os valores e escolher o tipo de ícones. Os conjuntos de ícones disponíveis são:

As condições de exibição de cada ícone podem ser especificadas em relação a um valor (Valor), a uma porcentagem do número de valores no intervalo (Porcentagem) como porcentagem dos valores do intervalo (Percentil) ou fórmula (Fórmula).

Para explicações detalhadas e exemplos, visite a página How to use Icon Set Conditional Formatting no wiki da TDF.

Datas

Esta opção aplicará um estilo definido sobre uma data escolhida na lista suspensa: Hoje, Ontem, Amanhã, Nos últimos 7 dias, Esta semana, Na última semana.

Gerenciar formatação condicional

Esta caixa de diálogo permite ver todas as formatações condicionais definidas na planilha de cálculo.

Para acessar este comando...

Escolha Formatar - Formatação condicional - Gerenciar.


A caixa Gerenciar formatação condicional abrirá. Você poderá adicionar, editar ou remover uma ou várias formatações condicionais.

A lista de Formatos condicionais exibe as regras de formatação condicional ativas definidas na planilha de cálculo atual. Apenas a primeira regra para cada intervalo de células está listada, mesmo que existam múltiplas regras definidas para um determinado intervalo.

Se tiver definido uma formatação condicional num intervalo de células e agora quer novas condições em parte do intervalo, um aviso será exibido, perguntando se deseja editar a formatação condicional existente (no intervalo inteiro) ou definir uma nova formatação condicional sobrepondo-a no intervalo selecionado.

♥ Doe para nosso projeto! ♥