Ajuda do LibreOffice 24.8
Abre o Assistente de funções, para auxiliar a criar fórmulas interativamente.
Antes de iniciar o Assistente, selecione uma célula ou o intervalo de células da planilhas atual, de forma a determinar a posição na qual a fórmula será inserida.
Você pode baixar as especificações completas do ODFF (OpenDocument Format Formula) na página do OASIS.
O Assistente de funções possui duas guias: a guia Funções é usada para criar fórmulas e a guia Estrutura é usada para verificar a construção da fórmula.
Pesquisar por uma parte do nome da função.
Lista todas as categorias atribuídas às funções. Selecione uma categoria para exibir as funções apropriadas no campo de lista abaixo. Selecione "Todas" para exibir todas as funções em ordem alfabética, independentemente da categoria. "Recém utilizadas" lista as funções usadas recentemente.
Você pode navegar na Lista de Categorias e Funções
Exibe as funções encontradas na categoria selecionada. Clique duas vezes para selecionar a função. Um clique simples exibe a descrição resumida da função.
Especifica que a função selecionada será inserida no intervalo de células selecionado como uma fórmula de matriz. Fórmulas de matriz operam em várias células. Cada célula na matriz contém a fórmula, não como uma cópia, mas como uma fórmula comum compartilhada por todas as células da matriz.
A opção Matriz é idêntica ao comando CommandCtrl+Shift+Enter, usado para inserir e confirmar fórmulas na planilha. A fórmula é inserida como fórmula de matriz indicada por duas chaves: { }.
O tamanho máximo do intervalo de uma matriz é 128 por 128 células.
Ao clicar duas vezes em uma função, o(s) campo(s) de entrada de argumento(s) aparecem do lado direito da caixa de diálogo. Para selecionar uma referência de célula como um argumento, clique diretamente na célula ou mantenha pressionado o botão do mouse enquanto arrasta o intervalo desejado da planilha. Você também pode inserir valores numéricos e outros valores ou referências, diretamente nos campos correspondentes da caixa de diálogo. Ao utilizar entradas de data, certifique-se de que esteja utilizando o formato correto. Clique em OK para inserir o resultado na planilha.
Assim que você inserir os argumentos da função, o resultado será calculado. Esta visualização informa se o cálculo pode ser realizado com os argumentos inseridos. Se os argumentos resultarem em um erro, será exibido o código de erro correspondente.
Os argumentos de entrada necessários estão indicados com o nome em negrito.
Permite acessar um nível subordinado do Assistente de funções de modo a inserir uma função aninhada dentro da função, em vez de um valor ou uma referência.
O número de campos de texto visíveis depende da função. Insira os argumentos diretamente no campo de argumentos ou clique em uma célula na tabela.
Exibe o resultado do cálculo ou uma mensagem de erro.
Exibe a fórmula criada. Digite suas entradas diretamente ou crie uma fórmula com a ajuda do Assistente.
Move o foco de volta através dos componentes da fórmula, marcando-os como ele faz isso.
Para selecionar uma única função de uma fórmula complexa que consiste em várias funções, clique duas vezes na função, na janela de fórmula.
Move para a frente através dos componentes da fórmula na janela de fórmulas. Esse botão também pode ser usado para atribuir funções à fórmula. Se selecionar uma função e clicar no botão Avançar, a seleção é exibida na janela de fórmulas.
Clique duas vezes em uma função da janela de seleção para transferi-la para a janela de fórmula.
Termina o Assistente de função, e transfere a formula para a célula selecionada.
Fecha a caixa de diálogo sem implementar a formula.
Nesta página, você pode ver a estrutura da função.
Se você iniciar o Assistente de funções quando o cursor estiver posicionado em uma célula que já contém uma função, a guia Estrutura será aberta e mostrará a composição da fórmula atual.
Exibe uma representação hierárquica da função atual. Você pode ocultar ou mostrar os argumentos clicando no sinal de adição ou subtração em frente.
Os pontos azuis denotam corretamente os argumentos inseridos. Os pontos vermelhos indicam tipos de dados incorretos. Por exemplo: se a função SOMA tiver um argumento inserido na forma de texto, ele será destacado em vermelho, pois a função SOMA permite apenas entradas numéricas.