Converter valores de datas

As funções a seguir convertem valores de data para calcular números e vice-versa.

Função DateSerial

Retorna um valor Date para um ano, mês ou dia especificado.

Função DateValue

Retorna um objeto Date a partir de uma string que representa uma data.

O objeto retornado é representado internamente como um valor numérico único correspondendo à data especificada. Este valor pode ser usado para calcular o número de dias entre duas datas.

Função Day

Retorna um valor que representa o dia do mês baseado em um número de data serial gerado por DateSerial ou DateValue.

Função Month

Retorna o mês de um ano a partir de uma data serial gerada pela função DateSerial ou DateValue.

Função WeekDay

Esta função retorna o número correspondente ao dia da semana representado por um número data serial gerado pelas funções DateSerial ou DateValue.

Função Year

Retorna o ano de um valor de data gerado pela função DateSerial ou DateValue.

Função CDateToIso

Retorna a data no formato ISO sem separadores (DDMMAAAA) a partir de um número de série de data gerado pela função DateSerial, DateValue ou CDateFromlso.

A parte do ano consiste em pelo menos quatro dígitos, com zeros à esquerda se o valor absoluto for inferior a 1000, ele pode ser negativo com um sinal de menos se a data passada denota um ano antes da era comum (BCE) e pode ter mais de quatro dígitos se o valor absoluto for maior que 9999. A sequência de caracteres formatada retornada pode estar no intervalo "-327680101" para "327671231".

Ícone Nota

Anos menores que 100 e maiores que 9999 são suportados a partir do LibreOffice 5.4


Função CDateFromlso

Retorna o número interno da data a partir de uma sequência de caracteres que contenha uma data no formato ISO (DDMMAAAA ou DD-MM-AAAA).

A parte do ano deve consistir em dois dígitos (suportados apenas no formato DDMMAA sem separadores para compatibilidade) ou pelo menos quatro dígitos. Com quatro dígitos, devem proporcional zeros à esquerda ser e o valor absoluto for inferior a 1000, pode ser negativo com um sinal negativo de menos se a data passada denota um ano antes da era comum (BCE) e pode ter mais de quatro dígitos se o valor absoluto é maior que 9999. A sequência de caracteres formatada pode estar no intervalo "-327680101" para "327671231" ou "-32768-01-01" para "32767-12-31".

Uma data inválida resulta em um erro. Ano 0 não é aceite, o último dia BCE é -31-12-0001 e o dia seguinte CE é 01-01-0001. Datas antes de 15-10-1582 estão no calendário gregoriano proléptico.

Ícone Dica

Ao converter um número de série de data para uma sequência de caracteres imprimível, por exemplo, para o comando Print ou MsgBox, o calendário padrão da localidade é usado e, nesse 1582-10-15, a data de corte pode mudar para o calendário juliano, o que pode resultar em uma data diferente sendo exibida do que a esperada. Utilize o Função CDateToIso para converter esse número de data para uma representação de cadeia no calendário gregoriano proléptico.


Ícone Nota

O formato DD-MM-AAAA com separadores é suportado desde o LibreOffice 5.3.4. Anos menores que 100 ou maiores que 9999 são aceites desde o LibreOffice 5.4 se não estiver no modo de compatibilidade VBA.


Função CDateToUnoDate

Retorna a data como estrutura com.sun.star.util.Date.

Função CDateFromUnoDate

Converte uma estrutura UNO com.sun.star.util.Date para um valor de data.

Função CDateToUnoDateTime

Retorna a parte horária de uma data como estrutura UNO com.sun.star.util.DateTime.

Função CDateFromUnoDateTime

Converte uma estrutura UNO com.sun.star.util.DateTime para um valor de data.

Função DateAdd

Adiciona um intervalo de data ou hora a uma data específica por várias vezes e retorna a data resultante.

Função DateDiff

Retorna o número de intervalos de data/hora entre dois valores de data específicos.

Função DatePart

A função DatePart retorna uma parte específica de uma data.

♥ Doe para nosso projeto! ♥