Instrução ChDrive

Altera a unidade de disco atual.

warning

Algumas funções de arquivos e de diretório específicos do DOS não são mais fornecidos no LibreOffice, ou suas funcionalidades são limitadas. Por exemplo, o suporte para as funções ChDir, ChDrive e CurDir não é fornecido. Algumas propriedades específicas do DOS não são mais usadas em funções que esperam propriedades de arquivos como parâmetros (por exemplo, para diferenciar arquivos ocultos e arquivos do sistema). Isso garante o maior nível de independência de plataforma para o LibreOffice. Portanto estes recursos estão sujeitos a serem removidos em versões futuras.


note

A biblioteca ScriptForge do LibreOffice introduz o serviço FileSystem com métodos para tratar arquivos e pastas em scripts do usuário.


Sintaxe:


  ChDrive Text As String

Parâmetros:

Text: qualquer expressão de cadeia de caracteres que contenha a letra da nova unidade. Se desejar, também pode-se usar uma notação URL.

A unidade deve ter uma letra maiúscula. No Windows, a letra atribuída à unidade é restringida pelas configurações de LASTDRV. Se o argumento da unidade for uma cadeia de vários caracteres, somente a primeira letra será relevante. Se você tentar acessar uma unidade inexistente, ocorrerá um erro ao qual você poderá responder com a instrução OnError.

Códigos de erro:

5 Chamada de procedimento inválida

68 Dispositivo não disponível

76 Caminho não encontrado

Exemplo:


  Sub ExampleChDrive
      ChDrive "D" ' Possível apenas se existir uma unidade «D»
  End Sub

♥ Doe para nosso projeto! ♥