Instrução Open

Abre um canal de dados.

Sintaxe:

Diagrama da instrução Open

fragmento de diagrama de acesso

fragmento de diagrama de bloqueio


Open pathname For mode [Access io] [locking] As [#]filenum [Len=recLen]

Parâmetros:

pathname: Nome e caminho para o arquivo a abrir. Se tentar ler de um arquivo inexistente (Access = Read), é exibida uma mensagem de erro. Se tentar escrever para um arquivo inexistente (Access = Write), um novo arquivo é criado.

Mode: palavra-chave que especifica o modo do arquivo. Valores válidos: Append (acrescenta no final do arquivo sequencial), Binary (dados podem ser acessados por bytes que usam Get e Put), Input (abre canal de dados para leitura), Output (abre canal de dados para gravação) e Random (edita arquivos relativos).

io: Palavra-chave que define o tipo de acesso. Valores válidos: Read (somente leitura), Write (somente escrita), Read Write (ambos).

locaking: palavra-chave que define o status de segurança de um arquivo após a abertura. Valores válidos: Shared (o arquivo pode ser aberto por outros aplicativos), Lock Read (arquivo protegido contra leitura), Lock Write (arquivo protegido contra gravação), Lock Read Write (nega acesso ao arquivo).

filenum: qualquer expressão de número inteiro de 0 a 511 para indicar o número de um canal de dados livre. Você pode então passar comandos pelo canal de dados para acessar o arquivo. O número do arquivo deve ser determinado pela função FreeFile imediatamente antes da instrução Open.

recLen: para arquivos de acesso Random, define o tamanho dos registros.

note

Você só pode modificar o conteúdo de um arquivo aberto com a instrução Open. Se tentar abrir um arquivo que já esteja aberto, uma mensagem de erro será exibida.


Exemplo:

note

Se a instrução Open tentar abrir um arquivo para o qual o usuário atual não tem permissão de leitura / gravação, um erro de E / S será gerado.


♥ Doe para nosso projeto! ♥