Instrução Print#

Direciona a saída dos strings ou das expressões numéricas especificadas para a tela ou arquivo sequencial.

tip

Use a instrução Put# para gravar dados em um arquivo binário ou aleatório. Use a instrução Write# para gravar dados em um arquivo de texto sequencial com caracteres delimitadores.


Sintaxe:

Sintaxe da instrução Print


Print [#filenum,] expression1[{;|,} [Spc(number As Integer);] [Tab(pos As Integer);] [expression2[...]]

Parâmetros:

filenum: qualquer expressão numérica que contenha o número do arquivo que foi definido pela instrução Open para o respectivo arquivo.

Expression: Qualquer expressão numérica ou de cadeia de caracteres a ser impressa. No caso de múltiplas expressões, é possível separá-las por ponto e vírgula. Se forem separadas por uma vírgula, as expressões serão recuadas até a próxima parada de tabulação. As paradas de tabulação não podem ser ajustadas.

number: Número de espaços a serem inseridos pela função Spc.

pos: espaços a serem inseridos até a posição especificada.

Caso haja um ponto e vírgula ou uma vírgula depois da última expressão a ser impressa, o LibreOffice Basic armazenará o texto em um buffer interno e continuará a execução do programa sem imprimir. Quando encontrar outra instrução Print sem ponto e vírgula ou vírgula no final, o programa imprimirá todo o texto de uma vez.

As expressões numéricas positivas são impressas com um espaço à esquerda. As expressões negativas são impressas com um sinal de subtração à esquerda. Se o tamanho de um intervalo não for suficiente para valores de ponto flutuante, a expressão numérica correspondente será impressa em notação exponencial.

Se a expressão a ser impressa exceder um tamanho determinado na tela, ela será quebrada automaticamente na próxima linha.

Ícone Nota

Você pode inserir a função Tab entre ponto-e-vírgulas, entre os argumentos para recuar a saída até uma posição específica, ou pode usar a função Spc para inserir um número especificado de espaços.


Exemplo:

♥ Doe para nosso projeto! ♥